Coritiba vence o CRB e garante a liderança da Série B

O Coritiba venceu por 1 a 0 o CRB, nessa quinta-feira (dia 10) à noite, em Maceió (AL), pela 16ª rodada da Série B

Silvio Rauth Filho
O meia Josué, do Coritiba, enfrenta o CRB

O meia Josué, do Coritiba, enfrenta o CRB (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o CRB, nessa quinta-feira (dia 10) à noite, em Maceió (AL), pela 16ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense assegurou a liderança, com 33 pontos. O vice Goiás tem 30 pontos e, ainda nessa rodada, enfrenta o Athletico na Arena da Baixada, neste sábado. Já a equipe de Maceió está na 10ª colocação, com 21 pontos.

Com o placar, o Coxa chegou a 9 partidas seguidas sem perder (7 vitórias e 2 empates). Já o CRB chegou à 4ª derrota consecutiva.

Na próxima rodada, o time paranaense recebe o Paysandu, no Couto Pereira, no dia 19 (um sábado).

Defesa menos vazada

O Coritiba segue com a defesa menos vazada da competição: 6 gols sofridos em 16 jogos. Nas últimas 9 partidas, a equipe só levou 1 gol.

Escalação

Recuperado de lesão, o volante Sebástian Gómez voltou ao time. Os desfalques eram o lateral-esquerdo Bruno Melo, o volante Filipe Machado e o ponta Lucas Ronier, todos suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. As vagas deles devem ficaram com o lateral-esquerdo João Almeida, o volante Wallisson e o ponta Clayson. Outra baixa era o lateral-direito Alex Silva, em recuperação.

Esquema tático

O técnico Mozart manteve o tradicional 4-2-3-1, com Wallisson (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tinha Clayson (direita), Josué (centro) e Iury Castilho (esquerda). O centroavante era Dellatorre.

CRB

No CRB, o desfalque era o ponta Douglas Baggio, lesionado. O time do técnico Eduardo Barroca usou o 4-1-4-1, com Higor Meritão (ex-Paraná Clube) como único volante.

Primeiro tempo

O CRB tomou conta do jogo desde o início e manteve o seu estilo de trocar passes rapidamente, empurrando o adversário para trás. O Coxa ficou recuado e não conseguiu jogar. Foram 45 minutos de pressão, com 66% de posse de bola da equipe alagoana. Foram 14 finalizações do mandante e nenhuma do visitante. O goleiro Pedro Morisco foi o grande nome da primeira etapa, com seis defesas.

Segundo tempo

O jogo mudou na volta do intervalo. O Coritiba começou a encontrar espaços para contra-atacar. Foram três boas jogadas ofensivas do visitante em 15 minutos. Na melhor delas, aos 10 minutos, Jousé deu bom passe e Dellatorre ficou na cara do gol: o atacante chutou no canto e o goleiro Matheus Albino (revelado na base do Athletico-PR), fez grande defesa. O CRB seguiu atacando e quase marcou aos 17, quando Higor Meritão chutou da meia-lua e acertou o canto: Morisco fez grande defesa.

Trocas

As 18, as primeiras substituições no Coxa, com as entradas do ponta Nicolas Careca e do centroavante Gustavo Coutinho. Aos 23, entraram o ponta Everaldo e o volante Vini Paulista. O jogo seguiu com o mesmo cenário. Aos 25, o CRB perdeu gol feito, quando Vinicius ficou livre na pequena área e chutou para fora. Aos 34, foi a vez de Josué ser substituído pelo meia Carlos De Pena.

Pênalti no fim

Aos 42, De Pena cobrou escanteio e Nicolas Careca desviou de cabeça. A bola tocou no braço de Herculano. Pênalti. Gustavo Coutinho cobrou e converteu: 1 a 0.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 35% de posse de bola, 6 finalizações (3 no gol) e 14 faltas cometidas. O CRB somou 65% de posse, 30 arremates (10 certos) e 13 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.