Coritiba vence o CRB em jogo com pênaltis, golaço de falta e recorde negativo

Coritiba x CRB: vitória no Couto Pereira teve dois pênaltis, golaço de falta e recorde negativo de público

Silvio Rauth Filho
Matheus Frizzo comemora em Coritiba x CRB

Matheus Frizzo comemora em Coritiba x CRB, no Couto Pereira (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 2 a 1 o CRB, nessa segunda-feira (dia 28) à noite, no Couto Pereira, pela 34ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou na 7ª posição, com 50 pontos – sete pontos atrás do G4. A equipe alagoana figura na 16ª colocação, com 36 pontos – empatado em pontos com o Botafogo-SP, que é o primeiro timo dentro da zona de rebaixamento.

Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba joga fora de casa contra o Mirassol, em 5 de novembro (terça-feira). Nas últimas rodadas da competição, o Coxa ainda vai enfrentar o Santos, a Chapecoense e o Botafogo-SP.

Chance de acesso

Antes do início da rodada, o Coritiba tinha 0,4% de chance de acesso. Com a vitória, o time ainda mantém viva a luta por uma vaga na primeira divisão, mas precisa vencer todos os jogos restantes e ainda torcer por combinações de resultados.

Pior público de 2024

O jogo registrou o menor público pagante do Coritiba em 2024, com 7.053 pagantes. Antes, a pior marca havia ocorrido no Paranaense, com 8.268 pagantes contra o Maringá. Na Série B, o recorde negativo era contra o Guarani, com 8.280 pagantes.

Couto reduzido
O Couto Pereira teve capacidade limitada a 20 mil lugares ontem, devido à montagem da estrutura para os shows de Bruno Mars no estádio, na quinta e sexta-feira.

Série invicta como mandante

O Coritiba ampliou a série invicta no Couto Pereira, agora com 8 jogos sem perder 5 vitórias e 3 empates. A última derrota foi em 19 de julho – 1 a 0 para o Mirassol. O CRB é o 2º pior visitante da Série B, com 1 vitória, 5 empates e 11 derrotas fora de casa.

Escalação do Coritiba

As baixas no Coritiba eram o zagueiro Marcelo Benevenuto (suspenso), o meio-campista Matheus Bianqui (suspenso), o volante Morelli (lombalgia) e o centroavante Eberth (joelho). As mudanças em relação ao último jogo foram Maurício Antonio na zaga e o retorno do volante Vini Paulista, que cumpriu suspensão, no lugar de Zé Gabriel.

Esquema tático
O técnico Jorginho manteve o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. A linha de três foi formada por Lucas Ronier (direita), Matheus Frizzo (esquerda) e Josué (centro).

Escalação do CRB

O técnico Hélio dos Anjos, 66 anos, tinha a volta do zagueiro Luís Segovia (27 anos, ex-Botafogo-RJ), após lesão. As baixas por lesão eram o lateral-esquerdo Vitinho (23 anos, ex-Grêmio e Paraná Clube), o zagueiro/lateral Heron (24 anos, ex-Goiás) e o zagueiro FábioAlemão (26 anos, ex-Sport e Inter), os zagueiros Wanderson (33 anos, ex-Athletico-PR) e Saimon (33 anos, ex-Londrina e Grêmio). Outro desfalque era o volante Falcão, suspenso.

Primeiro tempo com pênaltis

O jogo começou com o Coritiba melhor, atacando com boas jogadas pela direita, com a dupla Natanael-Ronier. Aos 11, Josué saiu na cara do gol e tocou por cobertura. Segovia bloqueou com o braço. Pênalti. Brumado cobrou com um chute fraco, rasteiro e no centro. Albino caiu para o lado, mas defendeu com os pés. Aos 18, o Coxa pediu outro pênalti, quando Jamerson cruzou rasteiro e a bola tocou no braço de Segovia. O VAR não interferiu dessa vez. Aos 27, Sebá enfiou e Natanael foi derrubado por Formiga na área. Pênalti. Frizzo cobrou e converteu: 1 a 0.

Golaço
O primeiro tempo parecia controlado pelo Coxa, que era superior em quase todos os aspectos. Nos minutos finais, porém, o CRB começou a atacar com frequência, levando perigo em cruzamentos e chutes de fora da área. Aos 49, o meia Gegê (ex-Londrina) cobrou falta no ângulo e fez um golaço: 1 a 1.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com ritmo reduzido e com os dois times fortes na marcação. Com isso, o jogo ficou truncado, quase sem jogadas ofensivas. Aos 25, a primeira troca no Coxa, com as entradas dos pontas Robson e Alef Manga para as saídas de Sebá Gómez e Brumado. O time mudou para o 4-1-4-1, com Vini Paulista como único volante. Robson ficou como centroavante. A linha de quatro tinha Ronier (direita), Manga (esquerda), Frizzo (centro) e Josué (centro). O Coritiba ficou mais ofensivo e voltou a atacar com frequência. No entanto, ficou vulnerável aos contra-ataques e levou sufoco do CRB em alguns momentos. Aos 33, saiu Frizzo e entrou o centroavante Brandão.

Gol nos acréscimos

O gol da vitória só veio nos acréscimos. Aos 47 minutos, Josué cobrou falta para a área. A bola desviou em Robson e Maurício Antonio e sobrou para Bruno Melo fuzilar: 2 a 1. Aos 53, o volante Zé Gabriel entrou no lugar de Josué.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 55% de posse de bola, 16 finalizações (5 certas) e 9 faltas cometidas. O CRB terminou com 9 arremates (3 certos) e 21 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 2×1 CRB
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antonio, Bruno Melo e Jamerson; Sebá Gómez (Robson) e Vini Paulista; Lucas Ronier, Josué (Zé Gabriel) e Matheus Frizzo (Brandão); Júnior Brumado (Alef Manga). Técnico: Jorginho
CRB: Matheus Albino; Hereda (Matheus Ribeiro), Gustavo Henrique, Segovia e Willian Formiga (Ryan); Rômulo (Marco Antônio) e João Pedro; Labandeira (Kleiton), Gegê (Rafael Bilú) e Léo Pereira; Anselmo Ramon. Técnico: Hélio dos Anjos
Gols: Matheus Frizzo (29-1º), Gegê (49-1º) e Bruno Melo (47-2º)
Cartões amarelos: Gegê (CRB).
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Público: 7.053 pagantes (8.740 Total)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES