Coritiba vence o Cuiabá, sobe para 3º e amplia séries invictas

Lycio Vellozo Ribas
22coxa-c2

Coritiba x Cuiabá. Foto: Rui Santos

O Coritiba venceu o Cuiabá por 2 a 0 na tarde deste domingo (22), no Couto Pereira. A partida era válida pela 13ª rodada da Série B. E confrontava duas equipes que começaram a rodada com o mesmo número de pontos (21) e que se enfrentavam pela permanência na zona de acesso à primeira divisão (o G4).  

Com o resultado, o Coritiba foi a 24 pontos e subiu para a 3ª posição, atrás de Goiás (26 pontos) e Novorizontino (25). O Cuiabá ficou em 5º, com 21, atrás também do CRB (4º, com 21).

Série invicta

Antes da partida deste domingo, o Coritiba vinha de cinco partidas sem perder – três vitórias e dois empates (ambos sem gols). Como mandante, só sofreu uma derrota em casa em 2025: 2 a 0 para o Londrina, na primeira rodada do Paranaense, quando usou uma equipe basicamente formada por jogadores do sub-20. Depois daquela partida, foram sete vitórias e quatro empates do Coxa no Couto Pereira (sem contar o jogo deste domingo).

Gols

Em 13 jogos pela Série B, o  Coritiba levou apenas 6 gols. Aparece como a melhor defesa da competição. O novorizontino sofreu 7 gols. Por outro lado o time coxa-branca marcou apenas 12 gols, uma média inferior a um gol por jogo.

Acidente

Aos 12 minutos do 2º tempo, houve um acidente bizarro. O volante Sebá Gomez foi tentar salvar uma bola que saía pela lateral e caiu no túnel do vestiário dos árbitros, que estava coberto por uma lona. Ele saiu com dores no tórax e tentou voltar a campo, mas acabou substituído por De Pena aos 14 minutos. O colombiano foi encaminhado de ambulância a um hospital.

Tabela

O Coritiba a campo no próximo sábado (28), às 18h30, quando enfrenta o Athletico, na Arena da Baixada. A partida vale pela 14ª rodada da Série B.

Escalação do Coritiba

O técnico Mozart contava com a volta do lateral ambidestro Zeca, que estava suspenso na última rodada. Ele vinha atuando na lateral-esquerda, com Alex Silva como titular da direita. Contudo, Alex Silva sofreu uma entorse no joelho direito. “Após avaliação médica e exames complementares, foi realizado um tratamento cirúrgico. O tempo de recuperação será definido conforme a evolução clínica do atleta”.

Sem Alex Silva, Zeca foi para a lateral-direita e Bruno Melo – que se recuperou de dores – foi mantido na lateral-esquerda. Jacy e Maicon formavam a dupla de zaga. O time ficou num 4-2-3-1, com os pontas Lucas Ronier e Iury Castilho e o meia Josué na linha de três.

Escalação do Cuiabá

No Cuiabá, o técnico Guto Ferreira (ex-Coritiba) tinha vários problemas. O meia-atacante Pedrinho, 25 anos – jogador com maior média de dribles certos da competição, com 2,5 por jogo, segundo o Sofascore – foi suspenso por um mês por ato de indisciplina. Além disso, cumpriam suspensão o volante Denilson (terceiro cartão amarelo) e o atacante Alisson Safira (expulso na partida anterior).

Primeiro tempo

Em casa, o Coritiba tentou controlar o jogo. Apostou principalmente em jogadas pelas pontas (especialmente pelo lado esquerdo) e em bolas altas para a área. Mas esbarrou na marcação bem postada do Cuiabá e pouco conseguiu criar. No jogo aéreo, o time coxa-branca também levou desvantagem; apesar dos muitos cruzamentos, só conseguiu finalizar cinco vezes, quatro delas para fora e uma na direção do gol, mas sem perigo. O Cuiabá praticamente não atacou, mas teve a melhor chance de toda a etapa. Juan Christian, de voleio, acertou o travessão, aos 35 minutos.

Segundo tempo

Na etapa final, o Coritiba entrou em ritmo mais lento e viu sua área de defesa rondada pelo Cuiabá nos primeiros minutos. Aos 14 minutos, o técnico Mozart trocou Sebá Gomez (machucado) e Dellatorre (por opção) por De Pena e Gustavo Coutinho. Em seguida, Coutinho cavou o escanteio que derivou na abertura de placar. Aos 16 minutos, após o escanteio, Maicon escorou e Bruno Melo marcou 1 a 0.

Depois do gol, o Coritiba teve uma boa chance para ampliar, com Gustavo Coutinho, e depois recuou para explorar contra-ataques. Aos 28 minutos, Mozart trocou os pontas Lucas Ronier e Iury Castilho por Walisson (entrou de volante, deixando de Pena mais avançado) e Clayson (entrou na ponta-esquerda). Quatro minutos depois, Josué recebeu de Clayson e marcou 2 a 0, num chute de fora da área. Aos 36, na última alteração da equipe, Josué deu lugar a Everaldo. Ele ficou na ponta e De Pena, mais no meio. Até o fim, o time coxa-branca se empenhou em segurar um placar e, se possível engatar um contra-ataque, mas isso não ocorreu.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 11 finalizações (3 certas), 49% de posse de bola, 85% de passes certos e 5 escanteios. O Cuiabá obteve 8 finalizações (2 certas), 51% de posse de bola, 88% de passes certos e 7 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 2 x 0 CUIABÁ

Lances do jogo

Primeiro tempo

Segundo tempo