
O Coritiba é o campeão paranaense de 2022. O título foi conquistado nesse domingo (dia 3) com a vitória por 4 a 2 sobre o Maringá, no Couto Pereira, na partida de volta da final do Campeonato Paranaense. Na partida de ida, na quarta-feira, no Willie Davids, o time da capital venceu por 2 a 1 e, por isso, só precisava de um empate para ficar com o título.
Com a conquista, o Coritiba soma 39º títulos do estadual. É o maior campeão da competição, seguido por Athletico (26) e Ferroviário (8). O último título do Coxa havia ocorrido em 2017. Fundado em 2010, o Maringá FC foi vice pela segunda vez — a primeira ocorreu em 2014, quando perdeu a final para o Londrina. A cidade de Maringá conquistou o título três vezes, todas com o Grêmio Maringá, em 1963, 1964 e 1977.
O título do Paranaense ficou 96 vezes na capital e 14 vezes no Interior (5 em Londrina, 3 em Maringá e 6 em outras cidades).
Clique para assistir aos gols do Coritiba no jogo: primeiro, segundo, terceiro e quarto.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.
Clique aqui para ver a Galeria de Fotos da festa do título.
‘MELHOR EM TUDO’
Além de ficar com o troféu de campeão, o Coritiba terminou com os artilheiros da competição, com a maior pontuação geral (soma de todas as fases), o melhor ataque, a menor média de gols sofridos e a maior média de público.
ARTILHEIROS
O ponta Igor Paixão (7 gols em 16 partidas) e o centroavante Léo Gamalho (7 em 12) terminaram como os artilheiros do Paranaense 2022. O segundo lugar ficou dividido entre o ponta Alef Manga (6 gols em 15 jogos) e o centroavante Rômulo, do Athletico (6 em 12).
FATOR CAMPO
O Coritiba segue invicto como mandante em 2022, com 5 vitórias e 3 empates no Couto Pereira.
PÚBLICO
A grande final deste domingo, no Couto Pereira, registrou o maior público do Paranaense 2022, com 27.655 pagantes.
ARBITRAGEM
Aos 17 do 1º, Léo Gamalho caiu na área ao dividir com Vilar e pediu pênalti. O lance é polêmico e depende de interpretação da arbitragem. O toque fica nítido na imagem, mas fica a dúvida se Vilar usou força suficiente para derrubar Gamalho. Aos 22 do 1º, Igor Paixão caiu na área e pediu pênalti. Outro lance polêmico.
ESCALAÇÕES
O técnico Gustavo Morínigo fez cinco mudanças em relação ao último jogo. O zagueiro Henrique e o volante Willian Farías voltaram após suspensão, entrando nas vagas de Guillermo e Matheus Sales. Por opção, entraram o lateral Egídio, o volante Andrey e o meia Thonny Anderson nos lugares de Guilherme Biro, Val e Robinho. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com Alef Manga e Igor Paixão pelos lados do campo e Thonny Anderson como meia centralizado. As únicas baixas eram Natanael e Pablo García, em recuperação. Já o Maringá repetiu a escalação de quarta-feira.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi aberto, com os dois times ofensivos, buscando o gol desde o início. O Coritiba teve facilidade para controlar o meio-campo e chegou ao ataque com certa regularidade. Foram cinco boas jogadas ofensivas do mandante nesse período. Quando acertou o gol, o goleiro Dheimison se destacou, mostrando reflexos e boa técnica. O Maringá apostou em marcação individual e nos contra-ataques. E abriu o placar aos 15 minutos, quando Matheus Bianqui interceptou passe ruim de Willian Farias, disparou até a meia-lua e mandou um belo chute no canto, sem chance para Muralha. O centroavante Alemão (ex-Paraná Clube) acertou o travessão aos 22, após driblar dois adversários e chutar de fora da área. Além desses dois lances, o time do Interior também levou perigo aos 44, quando Mirandinha invadiu a área e chutou cruzado, para boa defesa de Muralha.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com três gols. No 1º minuto, Igor Paixão cobrou escanteio, zaga desviou e Alef Manga fuzilou, de voleio: 1 a 1. Aos 4, Warley cruzou rasteiro e Igor Paixão chutou para virar: 2 a 1. Aos 7, Alef Manga puxou contra-ataque e rolou para Igor Paixão anotar 3 a 1 no placar. Depois disso, o Coxa controlou mais o jogo, reduziu o ritmo e administrou o placar. O Maringá ficou mais ofensivo e incomodou em alguns momentos, mas a defesa e o goleiro Muralha resistiram aos ataques até os 32, quando Denoni acertou belo cruzamento para Gui Sales cabecear no cantinho: 3 a 2. O time do Interior quase empatou aos 37, em bom chute de Robertinho, que passou perto. Aos 39, Léo Gamalho fez 4 a 2, em belo chute de fora da área.
SUBSTITUIÇÕES
O Coritiba fez a primeira substituição aos 29, com a entrada de Robinho. Aos 33, mais três trocas, com as entradas do lateral Guilherme Biro, do zagueiro Guillermo e do volante Val. Aos 40, Léo Gamalho saiu para a entrada do centroavante Clayton.
CORITIBA 4×2 MARINGÁ
Coritiba: Alex Muralha; Warley, Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias (Guillermo) e Andrey; Alef Manga (Val), Thonny Anderson (Robinho) e Igor Paixão; Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo
Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Gustavo Vilar e Raphinha; Parrudo (Robertinho), João Denoni (Brito) e Matheus Bianqui; Mirandinha (David), Felipe Saraiva (Guilherme Castro) e Alemão (Gui Sales). Técnico: Jorge Castilho.
Gols: Matheus Bianqui (15-1º), Alef Manga (1-2º) e Igor Paixão (4-2º e 7-2º), Gui Sales (32-2º) e Léo Gamalho (39-2º)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Cartões amarelos: Ronald (M).
Público: 27.655 pagantes (28.919 total)
Local: Estádio Couto Pereira
NÚMEROS DA FINAL DO PARANAENSE 2022
RETROSPECTO
Duelos entre Coritiba e Maringá
11 jogos
6 vitórias do Coritiba
2 empates
3 vitórias do Maringá
20 gols do Coritiba
15 gols do Maringá
CAMPANHAS EM 2022
Coritiba
11 vitórias
4 empates
2 derrotas
28 gols marcados
13 gols sofridos
Maringá
8 vitórias
3 empates
6 derrotas
22 gols marcados
17 gols sofridos
ARTILHEIROS DO MARINGÁ
Alemão — 4 gols
Mirandinha e Ronald — 3 gols
ARTILHEIROS DO CORITIBA
Igor Paixão e Léo Gamalho — 7 gols
Alef Manga — 6 gols
ARTILHEIROS DO PARANAENSE 2022
Igor Paixão (Coritiba) e Léo Gamalho (Coritiba) — 7 gols
Alef Manga (Coritiba) e Rômulo (Athletico) — 6 gols
PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Primeiro tempo
5 – Egídio cruza na medida. Léo Gamalho cabeceia em cima do goleiro.
9 – Saraiva dribla duas vezes Egídio, passa por Willian Farias e chuta. A bola desvia na zaga e vai para escanteio.
10 – Contra-ataque. Igor Paixão toca para Andrey, na área. Ele chuta e a zaga bloqueia.
15 – Gol do Maringá. Willian Farias erra passe na saída de bola. Matheus Bianqui, intercepta, dispara e chuta de meia-lua. A bola entra no cantinho.
17 – Léo Gamalho cai na área ao dividir com Vilar e pede pênalti. Lance polêmico.
22 – Alemão dribla Andrey e chuta de longe. A bola explode no travessão.
30 – Pressão na área. Egídio chuta cruzado. A bola passa pelo goleiro, mas o zagueiro tira na risca do gol.
32 – Warley cruza. Henrique cabeceia. O goleiro segura.
36 – Léo Gamalho dribla na ponta e cruza. Livre na pequena área, Manga chuta na rede, pelo lado de fora.
44 – Denoni lança nas costas da defesa. Mirandinha invade a área e chuta cruzado. Muralha espalma.
45 – Denoni chuta de longe. A bola vai ao lado.
Segundo tempo
1 – Gol do Coritiba. Escanteio. Igor Paixão cruza. A zaga desvia na 1ª trave. Na 2ª trave, Alef Manga pega de 1ª, de voleio, e fuzila o goleiro.
4 – Gol do Coritiba. Thonny Anderson enfia. Warley dispara, invade a área e cruza rasteiro, na medida, para Igor Paixão chutar.
7 – Gol do Coritiba. Alef Manga parte em contra-ataque e rola para Igor Paixão, que chuta no goleiro, pega o rebote e cutuca para o gol vazio.
15 – Andrey puxa contra-ataque e enfia para Alef Manga, que chuta cruzado. O goleiro salva.
22 – Boa troca de passes do Maringá. Marcos Vinícius recebe na área e chuta cruzado. Muralha segura.
26 – Robertinho chuta de fora da área. Muralha segura.
29 – Andrey chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
32 – Gol do Maringá. Denoni cruza na medida. Gui Sales cabeceia no canto.
37 – Robertinho chuta de fora da área. A bola passa perto.
39 – Gol do Coritiba. Warley inverte. Léo Gamalho domina no peito e manda colocado, de fora da área. A bola morre no ângulo.
44 – Warley cruza. Igor Paixão cabeceia a bola no travessão.