Coritiba vence o Operário com a cabeça de Coutinho e divide a liderança da Série B

O Coritiba venceu por 2 a 0 o Operário, nesse sábado (26) à tarde, no Couto Pereira, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Silvio Rauth Filho
IMG-20250426-WA0046

Josué e Gustavo Coutinho em Coritiba 2x0 Operário, no Couto Pereira, pela Série B (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 2 a 0 o Operário, nesse sábado (26) à tarde, no Couto Pereira, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time da capital passa a dividir a liderança com o Vila Nova, ambos com 10 ponto. Nos critérios de desempate, o Coxa fica em 2º lugar, atrás apenas no números de gols marcados. A equipe de Ponta Grossa está na 15ª colocação, com 4 pontos.

Na próxima rodada, o Coxa vai a Araraquara enfrentar a Ferroviária, sexta-feira (dia 2) às 21h35. Já o Operário recebe em Ponta Grossa o América-MG, domingo (dia 4) às 20h30.

Gustavo Coutinho

Os dois gols do Coritiba tiveram a participação decisiva do centroavante Gustavo Coutinho. No primeiro, ele finalizou de cabeça, após receber lançamento do lateral Zeca. No segundo, ele deu passe de cabeça para o meia português Josué chutar com estilo.

Treinador

O técnico Mozart soma agora 19 jogos no comando do Coritiba em 2025, com 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.

Artilheiros

O meia português Josué soma agora 3 gols em 12 jogos pelo Coritiba em 2025. O centroavante Gustavo Coutinho tem 2 gols em 8 partidas pelo clube no ano.

Rivalidade histórica

Escalação do Coritiba

Em relação à última partida, o Coritiba não tinha desfalques novos. O centroavante Dellatorre, os pontas Everaldo e Nicolas Careca e o goleiro Pedro Morisco seguiram fora, em recuperação. O técnico Mozart manteve o volante Wallisson como extremo pela direita e colocou Lucas Ronier no lado esquerdo no esquema tático 4-2-3-1. Josué ficou como meia ofensivo centralizado. .

Operário

Os desfalques no Operário eram o goleiro Lucas Wingert, o volante Neto Paraíba e o meia-ponta Jean Lucas, todos em recuperação. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Allano (direita), Rodrigo Rodrigues (esquerda) e Boschilia (centro) na linha de três. O centroavante era Mingotti.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio absoluto do Coritiba, que mostrou qualidade nas bolas longas e nas jogadas pelas pontas. O Operário correu e lutou no meio-campo, mas não conseguiu encaixar a marcação. O Coxa abriu o placar aos 18 minutos, em lançamento de Zeca e cabeceio de Gustavo Coutinho. O Fantasma levou algum perigo em dois chutes de fora de área de Boschilia, mas só ficou nisso. O mandante chegou ao segundo gol aos 45, em lançamento de Bruno Melo, cruzamento de Lucas Ronier, passe de cabeça de Coutinho e finalização de Josué.

Lance polêmico

Aos 42 do 1º tempo, Lucas Ronier invadiu a área e foi derrubado por Gabriel Feliciano. O árbitro não marcou e o VAR não interferiu. As imagens da TV dão a impressão que houve penalidade.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Operário corrigiu a marcação e avançou. O Coxa recuou e tentou explorar contra-ataques. Aos 12, Wallisson saiu e entrou Vini Paulista, que ficou como extremo pela esquerda. Com isso, Lucas Ronier passou para a direita. Aos 24, entraram no Coritiba o centroavante Junior Brumado, o meia De Pena e o volante Geovane. O jogo ficou equilibrado e quase sem jogadas ofensivas, dos dois lados. Aos 36, entrou o ponta Ruan Assis.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 41% de posse de bola, 8 finalizações (3 no gol) e 17 faltas cometidas. O Operário somou 13 arremates (7 certos) e 11 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.