Coritiba vence o São Joseense na estreia de Rafinha e mais quatro reforços

Coritiba vence por 3 a 0 o Independente São Joseense, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense

Silvio Rauth Filho
Matheus Bianqui em Coritiba x São Joseense

Matheus Bianqui em Coritiba x São Joseense (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 3 a 0 o Independente São Joseense (ISJ), nesta quarta-feira (dia 15) à noite, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou na 4ª colocação, com 3 pontos. A equipe de São José dos Pinhais está em 11º lugar, sem pontuar.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.

Clique aqui para ver a classificação completa, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coxa viaja ao Interior para enfrentar o Cascavel, domingo às 16 horas.

Time principal

Na primeira rodada, o Coxa usou 15 jogadores sub-20 e o goleiro Gabriel Leite (37 anos), orientados pelo técnico do time sub-20, Moisés Moura. Dessa vez, porém, o grupo principal entrou em ação.

Estreias

O técnico Mozart, contratado no fim de 2024, fez sua estreia como treinador do Coritiba. Dos sete contratados para 2025, dois foram titulares: o zagueiro Maicon (36 anos, ex-Vasco) e o ponta Caio Matheus (20 anos, ex-São Paulo). Começaram no banco e entraram no segundo tempo o lateral-direito Rafinha (39 anos), o volante Geovane (35 anos, ex-Novorizontino) e o ponta Everaldo (30 anos, ex-Vitória). Ficaram fora o centroavante Dellatorre (32 anos, ex-Mirassol), por lesão, e o zagueiro Rodrigo Moledo (37 anos, ex-Internacional), em recuperação física.

Novato

A principal novidade na escalação era o lateral-direito Felipe Guimarães, 20 anos, revelado na base. Ele fez seu 3º jogo como profissional.

Esquema tático

O técnico Mozart usou o esquema tático 4-2-3-1, com Sebá Gómez (esquerda) e Vini Paulista (direita) como volantes. A linha de três tinha Lucas Ronier (direita), Caio Matheus (esquerda) e Josué (centro).

Reencontro

O São Joseense, de São José dos Pinhais, é comandado pelo técnico Lúcio Flávio, 45 anos, ex-meia do Coritiba e do Paraná Clube. O diretor de futebol é Pachequinho, 54 anos, ídolo do Coritiba como jogador nos anos 90 e treinador do Coxa em 2015 e 2017. O CEO é Marlos, ex-meia revelado pelo Coritiba, que brilhou na seleção da Ucrânia e se aposentou no Athletico.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que contou com boa movimentação e belos passes do armador Josué. O ISJ apresentou um time organizado na defesa, mas sem repertório ofensivo. O Coxa chegou com algum perigo aos 9 e aos 14 minutos. E abriu o placar aos 39, em escanteio cobrado por Caio Matheus e chute de Junior Brumado.

Segundo tempo

No segundo tempo, logo aos 7 minutos, Maicon saiu machucado. Entrou Thalisson. O ISJ avançou e levou algum perigo. Aos 16, porém, o Coxa marcou mais uma vez na bola parada. Josué cruzou, em cobrança de falta, Brumado ajeitou e Jamerson completou: 2 a 0. Em seguida, Caio Matheus foi substituído pelo meia Matheus Bianqui.

Estreias de mais três reforços

Aos 22 minutos, Mozart promoveu as estreias de mais três reforços, com as entradas do lateral Rafinha, do volante Geovane e do ponta Everaldo. O 3º gol veio aos 27, em lançamento de Jamerson, arrancada de Brumado e finalização de Matheus Bianqui.