
O Coritiba venceu por 1 a 0 com o Vila Nova, nesse sábado (dia 5) à tarde, no Couto Pereira, na estreia na Série B do Campeonato Brasileiro 2025. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar, com 3 pontos. A equipe goiana está na 19ª colocação, sem pontos.
Na próxima rodada, o Coxa vai a Santa Catarina enfrentar a Chapecoense, no sábado (dia 12) às 16 horas.
Recorde de público
O jogo teve várias promoções para a torcida e registrou o maior público do Coritiba no Couto Pereira em 2025, com 25.651 pagantes. Antes, a maior marca era contra o Athletico, pelo Paranaense, com 22.279 pagantes.
- ATUAÇÕES: Josué é o melhor em campo na vitória do Coritiba na estreia na Série B
- Mozart elogia equilibírio, maturidade e força mental do Coritiba
Treinador
O técnico Mozart soma agora 15 jogos no comando do Coritiba em 2025, com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.
Desfalques
Os desfalques eram o goleiro Pedro Morisco (fratura e, dedo da mão), o lateral-esquerdo João Almeida (joelho) e o ponta Everaldo (muscular).
Escalação
O técnico Mozart surpreendeu deixando no banco o centroavante Dellatorre, artilheiro do time em 2025, e o zagueiro Maicon, 36 anos. Nos lugares deles, apostou no centroavante Gustavo Coutinho e no zagueiro Guilherme Aquino, 21 anos, revelação da base, que fez sua estreia como profissional.
Esquema tático
O esquema tático era o 4-2-3-1, com Filipe Machado e Sebá Gómez como volantes. A linha de três tinha Ronier (direita), Josué (centro) e Nicolas Careca (esquerda).
Reforços
Dos cinco reforços contratados para a Série B, três foram titulares: os laterais Alex Silva e Zeca (ambos ex-Mirassol) e o ponta Nicolas Careca. O meio-campista Carlos De Pena (ex-Inter) e o volante Wallisson (ex-Cruzeiro e Ponte Preta) entraram no 2º tempo. Dois deles já haviam atuado em um amistoso (contra o Santos), mas essa foi a estreia oficial (por competição) do quinteto.
Vila Nova
As baixas no Vila Nova eram o goleiro Kozlinski, o lateral-esquerdo Éric Davis e os atacantes Emerson Urso e Guilherme Parede (ex-Coritiba).
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Coritiba mostrando bom toque de bola em alguns momentos. O que predominou, porém, foi a disputa física entre as equipes. Foram poucos lances ofensivos dos dois lados. O Coxa teve dois bons lances ofenvisos: um escanteio de Josué que terminou com finalização perigosa de Alex Silva e um cruzamento de Lucas Ronier que acabou em finalização de Gustavo Coutinho no canto. O Vila Nova só incomodou nos minutos finais, em dois chutes do lateral Elias.
Segundo tempo
No começo do segundo tempo, o Coxa apostou em um bombardeio aéreo, erguendo a bola para os grandalhões Coutinho e Careca. Aos 15, porém, o cenário mudou com duas substituições. Entraram o volante Geovane e o versátil Carlos De Pena, que ficou aberto na esquerda, como extremo. O 4-2-3-1 foi mantido. A partir daí, o time passou a trabalhar mais a bola antes de atacar a área. Aos 22, saiu Coutinho e entrou o centroavante Dellatorre.
Pênalti no fim
Aos 33, entraram no Coxa o volante Wallisson e o ponta Ruan Assis. O mandante seguiu melhor e atacando com frequência, mas com dificuldades para finalizar. O Vila Nova só se defendeu no segundo tempo e não chegou a arrematar a gol. Aos 47, após jogada de Ruan Assis, Geovane chutou e a bola bateu no braço de Pagnussat. O árbitro verificou no VAR e marcou o pênalti. Josué cobrou no ângulo, aos 51 minutos, e fez 1 a 0.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 70% de posse de bola, 13 finalizações (2 no gol) e 12 faltas cometidas. O Vila Nova somou 6 arremates (nenhum certo) e 20 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.
- CORITIBA 1×0 VILA NOVA
- Coritiba: Pedro Rangel; Alex Silva, Guilherme Aquino, Bruno Melo e Zeca; Filipe Machado (Geovane) e Sebá Gómez (Wallisson); Lucas Ronier (Ruan Assis), Josué e Nicolas Careca (De Pena); Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart
- Vila Nova: Halls; Elias, Walisson Maia, Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira e Paulinho (Ralf); Igor Henrique (Labandeira), Jean Mota (Diego Torres) e Gabriel Silva (Ruan Ribeiro); Júnior Todinho (Poveda). Técnico: Rafael Lacerda.
- Gols: Josué (51-2º)
- Cartões amarelos: Alex Silva (C). Ruan Ribeiro, Wallisson Maia (VN).
- Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
- Público: 25.651 pagantes (28.406 total)
- Local: Couto Pereira
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 6 – Escanteio. Josué cobra para a 1ª trave. Alex Silva cabeceia e a bola passa perto.
- 33 – Ronier cruza. Alex Silva ajeita e Coutinho chuta no canto. Halls faz boa defesa.
- 40 – Elias passa por Bruno Melo, invade a área e chuta perto, ao lado.
- 43 – Elias recebe na área e chuta para fora.
- Segundo tempo
- 1 – Josué enfia. Lucas Ronier invade a área, finta um e cai ao dividir com o segundo.
- 13 – Lucas Ronier chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
- 47 – Gol do Coritiba. Ruan Assis faz a jogada e Geovane chuta. A bola vai no braço de Pagnussat. Pênalti. Josué cobra no ângulo. O goleiro cai para o outro lado.