O meia português Josué, do Coritiba
O meia português Josué, do Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba enfrenta o Amazonas neste domingo (dia 27) às 16 horas, no Couto Pereira, pela 19ª rodada da Série B, a última do 1º turno. O time paranaense está em 2º lugar, com 34 pontos, e pode fechar o turno na liderança. Para isso, precisa vencer e contar com tropeço do Goiás (36 pontos) contra o Remo em Goiânia.

Com 18 pontos, o Amazonas divide a última colocação da tabela com Botafogo-SP e Volta Redonda.

O jogo terá transmissão pela Disney+.

Melhor estrangeiro x time com mais estrangeiros

A partida de domingo será o duelo do time com mais estrangeiros na Série B, o Amazonas, contra a equipe que tem o melhor ‘gringo’ da competição.

No ranking Sofascore, o meia português Josué tem nota média 7,53 e figura como quinto melhor jogador da competição, atrás apenas de quatro brasileiros: os goleiros Pedro Morisco (Coritiba), Airton (Novorizontino) e Marcelo Rangel (Remo) e o lateral Mateusinho (Cuiabá).

O Amazonas levou a campo 11 estrangeiros nas 18 rodadas da Série B. Os demais 19 clubes da competição usaram 47 ‘gringos’ – média de 2,5 por equipe. O cálculo considera apenas os que entraram em campo até agora.

Artilheiro estrangeiro

O artilheiro do Amazonas na Série B é o atacante uruguaio Kevin Ramírez, 31 anos, ex-Nacional-URU. Ele tem 4 gols em 13 jogos. Ele divide o posto de goleador da equipe com o atacante brasileiro Luan Silva (33 anos, ex-Portuguesa-RJ), com 4 gols em 9 jogos.

Europeus

Um dos destaques do Amazonas é o lateral-esquerdo Riza Durmisi, 31 anos, que disputou 21 jogos pela seleção da Dinamarca. Ele foi titular do Bétis, da Espanha, de 2016 a 2018, e da Lazio, da Itália, na temporada 2018/19.

O lateral-direito Carlos Akapo, 32 anos, nasceu em Elche, na Espanha, mas defende a seleção de Guiné Equitorial. Ele atuou no futebol espanhol de 2011 a 2020 (Valencia B, Huesca e Cádiz).

Ex-Coritiba

O capitão do Amazonas é o lateral-esquerdo Fabiano, 35 anos, que jogou no Coritiba em 2019 e no Operário de 2020 a 2022. Outro velho conhecido é o centroavante Henrique Almeida, 34 anos, que jogou no Coxa em 2015 e em 2017 (24 gols em 67 jogos). Ele vive jejum no clube de Manaus, sem nenhum gol nas 16 partidas que disputou.

Henrique Almeida: Vila Nova e Coritiba
Henrique Almeida comemora gol pelo Coritiba em 2017 (Crédito: Geraldo Bubniak)

Ex-Barcelona

A última contratação do Amazonas foi o atacante Gabriel Novaes, 26 anos. Ele estreou na última rodada, entrando no segundo tempo do empate com o Paysandu. Revelado pelo São Paulo, ele chegou a defender o Barcelona B em 2018/19 (seis jogos e nenhum gol). Em 2024, defendeu a Ponte Preta – 7 gols e 3 assistências em 30 jogos.

Escalação do Coritiba

O técnico Mozart pode fazer mudanças na escalação para se adaptar às características do adversário e também por questões físicas. Com isso, Alex Silva e Zeca disputam um lugar na lateral-direita. No setor ofensivo, os pontas Iury Castilho e Clayson também duelam por uma vaga na equipe. Para centroavante, o treinador segue com duas opções: Gustavo Coutinho e Dellatorre.

O único desfalque por lesão é o volante Geovane, 36 anos, que vinha sendo o reserva imediato de Filipe Machado.

  • CORITIBA x AMAZONAS
  • Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva (Zeca), Jacy, Maicon e Bruno Melo; Filipe Machado e Sebástian Gómez; Lucas Ronier, Josué e Iury Castilho (Clayson); Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart
  • Amazonas: Renan; Carlos Akapo (Castrillón), Rafael Vitor, Bruno Ramires e Fabiano; Larry Vásquez e Gabriel Domingues; Erick Varão (Gabriel Novaes), Joaquín Torres e Kevin Ramírez; Henrique Almeida (Zabala). Técnico: Márcio Zanardi
  • Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
  • Local: Couto Pereira, domingo às 16 horas
  • TV: Disney+