Coritiba e Athletico duelam neste domingo (19), às 18h30, no Couto Pereira. A partida vale pela 32ª rodada da Série B. Pode valer a vida de ambos na competição. Além isso, confronta a melhor defesa e o melhor ataque.
A partida será transmitida pelo Disney Plus.
- Coritiba pode enterrar o rival Athletico se vencer o clássico deste domingo
- Athletico joga pela vida neste domingo no Couto
- Atletiba 396: técnicos de Athletico e Coritiba projetam o clássico
Pelas circunstâncias de tabela que envolvem a partida, o clássico deste domingo torna-se o mais importante da década. Se o Coritiba vencer, dispara na liderança e deixa o rival longe da zona de acesso à primeira divisão (o G4). Se o Furacão vencer, encosta no G4 e freia o acesso do rival, a seis rodadas do fim da Série B. Desde 2021, nenhum Atletiba por competições nacionais teve tamanha relevância.
Coritiba
O Coritiba tem 56 pontos e, pelo menos até começar a rodada, ocupa a liderança da Série B. O Criciúma tem 53 pontos e pode passar à frente se vencer o Avaí, neste sábado (18).
Dessa forma, se o time coxa-branca vencer, abre vantagem na ponta da tabela. Se ao menos empatar, não perderá a liderança. Se perder, pode terminar a rodada em segundo lugar. Além disso, correrá risco de ver os times abaixo dele encostarem na disputa pelas quatro vagas na primeira divisão.
Athletico
Já o Athletico começa a rodada em 7º lugar, com 49 pontos, três abaixo da zona de acesso. Não entrará na zona de acesso porque Goiás (atual 4º colocado, com 52 pontos) e Chapecoense (5º, com 51) duelam neste domingo.
Se o Athletico vencer o clássico, encosta no G4. Se empatar, pode ver a distância aumentar em relação aos adversários. E, se perder, corre risco de cair até para 9º lugar.
Público
Um reflexo da importância desse clássico está na perspectiva de público. Segundo o Coritiba, o 38 mil lugares disponíveis no estádio Couto Pereira estão tomados. Se confirmado, será o maior público dede 2019, quando 39.252 pessoas acompanharam a vitória do time sobreo Cuiabá (2 a 1).
Defesa x Ataque
O Coritiba ostenta a melhor defesa da Série B, com 21 gols sofridos em 32 jogos. Está bem à frente a segunda melhora defesa, a do Criciúma (29 gols sofridos).
No outro lado, o Athletico tem o melhor ataque da competição, com 45 gols marcados — um gol a mais que a Chape (44 gols).
Escalação do Coritiba
No Coritiba, o técnico Mozart faz mistério sobre a escalação de Lucas Ronier. Recuperado de lesão, ele pode começar jogando ou entrar no segundo tempo. O desfalque é o volante Wallisson, suspenso, que dará lugar a Filipe Machado.
Escalação do Athletico
O Athletico tem o retorno do técnico Odair Hellmanmn e pode ter a volta do zagueiro Leo, que cumpriu suspensão. Leo jogará se o esquema 5-2-3 for mantido. Do meio para a frente, há dúvida entre o versátil Patrick ou o ponta Leozinho.
Coritiba x Athletico
- Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Filipe Machado e Sebá Gomez; Clayson (Lucas Ronier), Josué e Iury Castilho; Gustavo Coutinho. Técnico: Mozart
- Athletico: Santos; Benavidez, Arthur Dias, Aguirre, Leo (Felipinho) e Leo Derik; Zapelli e Patrick (Leozinho); Dudu, Viveros e Julimar (Luiz Fernando). Técnico: Odair Hellmann.
- Árbitro: Anderson Daronco (RS)
- Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 18h30