
Coritiba e Botafogo-SP se enfrentam nesta sexta-feira (dia 3) às 21h30, no Couto Pereira, pela 30ª rodada da Série B. O time paranaense lidera a competição, com 50 pontos. A equipe paulista está na 18ª posição, com 29 pontos, e luta contra o rebaixamento.
O jogo terá transmissão pela Disney+ (streaming pago).
Desfalques
No Coritiba, o técnico Mozart não vai contar com o ponta Lucas Ronier, os centroavantes Rodrigo Rodrigues e Dellatorre e o lateral-direito Alex Silva, todos em recuperação.
A principal dúvida é sobre o escolhido para substituir Ronier. As opções são os pontas Clayson, Iury Castilho, Nicolas Careca, Ruan Assis e Everaldo. Outra alternativa é o meia canhoto Carlos De Pena, 33 anos, que passou grande parte da carreira atuando nas pontas. O versátil Vini Paulista também é opção. Ele atua nas pontas ou como volante.
Na lateral-esquerda, segue a disputa entre Bruno Melo e João Almeida. O volante pela direita pode ser Wallisson ou Filipe Machado. Nessas duas posições, a escolha de Mozart vai depender das características do adversário.
Esquema tático
O técnico Mozart vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base, com Wallisson (direita) e Sebástian Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três deve ter Clayson (direita), Josué (centro) e Iury Castilho (esquerda).

Fator campo
Um dos desafios de Mozart é recuperar a força do Couto Pereira. O Coritiba é o melhor visitante da Série B, com 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas fora de casa. No entanto, é apenas o 7º entre os mandantes, com 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas em casa.
Retrospecto
Botafogo-SP e Coritiba se enfrentaram 13 vezes na história. Foram 4 vitórias do Coxa e 3 do time paulista. Os demais 6 jogos terminaram empatados.
A última vitória do time paranaense contra esse adversário foi em 2019, pela Série B, pelo placar de 1 a 0, com gol do centroavante Rodrigão.
Desde então, foram três confrontos entre as duas equipes, com duas vitórias do Botafogo-SP (ambas na Série B de 2024) e um empate (no 1º turno de 2025).
- CORITIBA x BOTAFOGO-SP
- Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e Bruno Melo (João Almeida); Wallisson (Filipe Machado) e Sebástian Gómez; Clayson (Nicolas Careca), Josué e Iury Castilho; Gustavo Coutinho. Técnico: Mozart
- Botafogo–SP: Victor Souza; Jeferson, Edson, Vilar e Jean Victor; Matheus Barbosa e Jhony Douglas; Robinho, Marquinho (Leandro Maciel) e Jefferson Nem; Léo Gamalho. Técnico: Allan Aal
- Árbitro: não divulgado
- Local: Couto Pereira, em Curitiba, sexta-feira às 21h30
- TV: Disney+