
O Coritiba enfrenta o Corinthians nesta quarta-feira (6), no Couto Pereira, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O clima é de fim de feita para as duas equipes, que não têm mais nenhuma ambição na competição e nem sequer vão jogar com torcida.
A partida será transmitida pelo Premiere.
O Coritiba já está rebaixado para a segunda divisão – caiu na 35ª rodada, após a derrota de 2 a 1 para o Fluminense. O Corinthians, por sua vez, está hoje em 13º, com 47 pontos. Apesar de ter se assustado com o fantasma do rebaixamento, o time paulista está livre desse risco, e até conquistou vaga na Copa Sul-Americana de 2024.
SEM PÚBLICO
A partida desta quarta-feira não terá público no Couto Pereira. O Coritiba foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com quatro jogos com portões fechados, devido à invasão de campo na partida entre Coritiba e cruzeiro, em 11 de novembro, na Vila Capanema. O jogo desta quarta é o último da sentença.
PIOR CAMPANHA NA HISTÓRIA
A uma rodada do fim do Brasileirão, o Coritiba tem 30 pontos, 8 vitórias e saldo negativo de 30 gols. Qualquer que seja o resultado nesta quarta-feira, o time não sairá na 19ª colocação, à frente apenas do América-MG (20º, com 24 pontos até a 37ª rodada).
Se vencer ou empatar, o Coritiba ao menos evita um pequeno vexame, o de cravar sua pior campanha na história dos pontos corridos. Até então, o pior desempenho ocorreu em 2020, quando caiu com duas rodadas de antecedência e terminou na 19ª posição. Na ocasião, o time obteve 31 pontos, 7 vitórias e saldo negativo de 23 gols.
RECORDES
O rebaixamento deste ano foi o 5º do Coritiba na história dos pontos corridos, igualando o recorde que até então pertencia apenas ao Avaí. Na história do Brasileirão, foi o 7º rebaixamento, outro recorde.
REFORMULAÇÃO
Com o rebaixamento decretado, o Coritiba passou por mudanças. Guto Ferreira foi contratado para ser o treinador a partir de 2024, mas ele já estreou no último domingo – com derrota de 1 a 0 para o Bragantino. O goleiro Pedro Morisco, oriundo da base, virou o titular, desbancando Luan Polli – Gabriel, titular na temporada, está machucado. Além disso, o clube antecipou a saída de cinco jogadores: o volante grego Samaras, o meia Liziero, os pontas Lucas Barbosa e Jesé e o zagueiro Henrique, único dos cinco que vinha sendo titular.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Guto Ferreira deverá manter a mesma base da partida anterior. A única mudança será o retorno de Jamerson à lateral-esquerda. No último jogo, o lateral-direito Diogo Batista quebrou um galho no lado esquerdo. No ataque, Robson será o centroavante, com Kaio e Marcelino Moreno de extremos. O argelino Slimani está machucado. No meio-de-campo, há uma dúvida entre Bruno Gomes e Matheus Bianqui com mais chance para este último.
ESCALAÇÃO DO CORINTHIANS
O Corinthians terá pelo menos nove desfalques para o jogo desta quarta-feira. Os meias Giuliano, Maycon e Renato Augusto, que têm contrato perto do fim, não viajaram com o grupo por opção do treinador. O goleiro Cássio será poupado. O zagueiro Lucas Veríssimo foi expulso na última partida (derrota de 2 a 1 para o Internacional) e o volante Gabriel Moscardo levou o terceiro cartão amarelo. Ambos cumprem suspensão. Os meio-campistas Matías Rojas e Roni estão machucados. E o lateral-esquerdo Fábio Santos encerrou a carreira na última rodada.
CORITIBA x CORINTHIANS
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson, Thiago Dombroski e Jamerson; Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebá Gomez; Kaio, Edu e Marcelino Moreno. Técnico: Guto Ferreira
Corinthians: Carlos Miguel; Fagner, Gil, Caetano e Matheus Bidu; Cantillo (Fausto Vera), Ruan Oliveira e Matheus Araújo; Wesley, Yuri Alberto e Romero. Técnico: Mano Menezes
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Local: Couto Pereira, em Curitiba, às 21h30