Coritiba

Coritiba x Criciúma: escalações, onde assistir, maior invicto e estreia de camisa

Silvio Rauth Filho
Treino do Coritiba no Couto Pereira

Treino do Coritiba no Couto Pereira (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba enfrenta o Criciúma, nesta quinta-feira (dia 25) às 19 horas, no Couto Pereira, pela 28ª rodada da Série B. O time paranaense está em 2º lugar, com 47 pontos, e retorna à liderança se vencer. Aequipe catarinense segue logo atrás, em 3º lugar, com 46 pontos, e também assume a 1ª posição se vencer.

O jogo terá transmissão pelo Disney+ (streaming pago).

Invicto do momento

O Criciúma tem a maior série invicta do momento na Série B, com sete rodadas sem perder – cinco vitórias e dois empates. A maior série sem derrotas da edição 2025 foi da Chapecoense, com dez partidas. A sequência acabou exatamente com uma derrota da Chape para o Criciúma, na 25ª rodada. A maior invencibilidade do Coxa na competição foi de nove rodadas, entre maio e julho.

Fator campo

Nos 20 jogos no Couto Pereira em 2025, o Coritiba só perdeu duas vezes. Uma foi na estreia do Paranaense, contra o Londrina, quando o Coxa usou uma equipe formada basicamente por jogadores do sub-20. A outra foi o 5 a 2 para o Paysandu, pela 17ª rodada da Série B.

Coritiba 4×0 Ferroviária (Crédito: Rui Santos)

Desde esse ‘trauma’ contra a equipe do Pará, o Coxa jogou mais cinco vezes como mandante e só venceu uma – 4 a 0 na Ferroviária. Nos outros quatro jogos no Couto Pereira, quatro empates (com Amazonas, Chapecoense, Remo e Goiás).

Estreia de camisa

A partida vai marcar a estreia da nova camisa número 3 do Coritiba. Clique aqui para ver imagens e ver o preço.

Escalação do Coritiba

A tendência é que o meia Josué, recuperado de lesão, volte a ser titular. Ele entrou no segundo tempo na última rodada, mas ainda sem condições ideais.

O volante Filipe Machado e o ponta Clayson cumpriram suspensão na última rodada e podem voltar nesta quinta-feira. Eles disputam posição com Wallisson e Iury Castilho, respectivamente.

O centroavante Rodrigo Rodrigues e o lateral-direito Alex Silva seguem em recuperação. Recém-recuperado de lesão, o lateral/zagueiro Bruno Melo entrou no segundo tempo da última partida e passa a disputar posição com João Almeida.

Esquema tático

O técnico Mozart vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. Ele também apresentou uma variação para o 4-1-4-1, com Wallisson como único volante. Na linha de quatro, usou dois jogadores centralizados no trabalho de área a área (dois médios) e dois extremos (Lucas Ronier na direita e Clayson na esquerda, por exempl).