Divulgação / Coritiba – Willian Farias: “No ano passado

O Coritiba estreia no Brasileirão de 2022 neste domingo (10), às 11 horas, no Couto Pereira. O adversário é o Goiás. A partida coloca em prova o “momento mágico” que o clube paranaense vive, com título estadual e aumento no número de sócios, além do retorno à primeira divisão nacional.

A partida será transmitida pelo canal Premiere.

No último domingo, o Coritiba sagrou-se campeão estadual pela 39ª vez, ao derrotar o Maringá por 4 a 2, no Couto Pereira. Como fruto disso, o número de sócios aumentou para 35 mil, uma quantidade que o clube não registrava desde 2012. Para melhorar, o time estreia no Brasileirão em casa, contra um adversário que vive uma fase de turbulência. Tanto Coritiba quanto Goiás estavam na Série B em 2021.

Mesmo com esse “momento mágico”, os jogadores pregam calma. “Mensurar onde a gente pode chegar, isso eu não consigo”, disse o volante Willian Farias, sobre até onde o Coritiba pode chegar. “No ano passado, quando a gente saiu do Paranaense, todos diziam que o elenco não chegaria a lugar nenhum e a gente acabou subindo (para a Série A) até com tranquilidade”.

REFORÇOS

Nessa semana, dois jogadores chegaram ao Coritiba: o lateral esquerdo Diego Porfírio, ex-Ypiranga de Erechim, considerado o melhor da posição no Campeonato Gaúcho 2022, e o meio-campista Matías Galarza, convocado para a seleção paraguaia. Os dois já treinaram com o resto do elenco nesta sexta-feira. “Está sendo formado um elenco mais competitivo, isso eleva o nível de todos”, afirmou Willian. Outro que também chegou recentemente é o atacante Fabrício Daniel.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

O técnico Gustavo Morínigo pode repetir a mesma escalação que enfrentou – e venceu – o Maringá na segunda partida das finais do Campeonato Paranaense, no último domingo (3). A única dúvida era o volante Andrey, mas ele treinou normalmente nesta sexta-feira (8).

ESCALAÇÃO DO GOIÁS

O Goiás pode ter a estreia de três jogadores contratados recentemente: o zagueiro Sidnei e os atacantes Dadá Belmonte (que retorna ao clube) e Renato Júnior. Por outro lado, o técnico Glauber Ramos não conta com o zagueiro Caetano e os atacantes Nicolas, Pedro Raul e Vinícius, todos machucados. “Futebol não muda. Tem clubes que não subiram. Vamos jogar contra o Coritiba, que é uma equipe que subiu, assim como a gente”, disse o meia Elvis, ex-Paraná Clube. “A gente teve bons duelos no ano passado e neste ano não será diferente”.

CORITIBA x GOIÁS

Coritiba: Alex Muralha; Warley, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias e Andrey; Igor Paixão, Thonny Anderson e Alef Manga; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Goiás: Tadeu; Maguinho, Sidnei, Reynaldo e Danilo Barcelos; Auremir, Fellipe Bastos e Élvis; Apodi, Dadá Belmonte e Renato Júnior. Técnico: Glauber Ramos
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 11 horas