O técnico James Freitas
James Freitas (Crédito: Valquir Aureliano)

Coritiba e Operário, de Ponta Grossa, se enfrentam nesta segunda-feira (dia 27) às 19 horas, no Couto Pereira, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogo terá transmissão de Premiere e Sportv.

Troféu Pé Torto
Os dois times disputam o ‘Troféu Pé Torto’ da Série B. Até agora, estão entre as equipes que pior finalizam, segundo rankings do Sofascore. O Coritiba é o time com mais chances de gol perdidas, com um total de nove em seis partidas – o Operário é o quarto, com seis em seis jogos. A equipe de Ponta Grossa é a 4ª que mais finaliza na competição, com 15,7 por jogo, mas apenas a 9ª que mais acerta o gol, com 4,3 por partida. Ou seja, a média é de 11 arremates errados por jogo. O Coxa é o 6º que mais finaliza (14,2) e o 10º com mais finalizações certas (4,2) – média de dez arremates para fora por partida. Em gols marcados, os dois times estão entre os quatro últimos: o Coxa fez três e o Operário, quatro.

Pior média de gols
De positivo, Coritiba e Operário têm as defesas menos vazadas da Série B. O time do Interior só levou dois gols em seis rodadas e o Coxa, três. O Goiás também é outro destaque nesse aspecto, com apenas dois gols contra. Como marcam poucos gols, os jogos de Coritiba e Operário têm a menor média de gols da Série B – exatamente um por jogo (seis gols em seis jogos).

Escalação do Coritiba

Os volantes Arilson e Fransérgio, o centroavante Leandro Damião e o zagueiro Thalisson Gabriel voltaram aos trabalhos com o grupo após período de recuperação no departamento médico. Desses quatro, só Damião e Fransérgio foram relacionados para a partida.

Relacionados
Relacionados para o jogo desta segunda-feira (Crédito: Divulgação/Coritiba)

As baixas são o lateral-esquerdo Jamerson (25 anos), o centroavante Eberth (20 anos) e o ponta Robson (32 anos), em recuperação.

Técnico e esquema tático
O Coritiba será comandado pelo auxiliar James Freitas, que dirigiu o time interinamente nas últimas três rodadas. A diretoria planeja contratar um novo técnico, mas ainda não definiu o prazo para isso. Por enquanto, o interino segue preparando a equipe.

Contra o Novorizontino, James montou o time no esquema tático 3-4-3, sem Frizzo na equipe. Antes, vinha jogando no 4-2-3-1, com Lucas Ronier (direita), Frizzo (centro) e Wesley Pomba (esquerda). Fica a dúvida qual será o esquema para esta segunda-feira.

A tendência é pelo retorno de Damião. E com Figueiredo brigando por um lugar no time com Frizzo e Pomba.

Sebá Gómez na seleção

O volante Sebá Gómez deve se apresentar à seleção colombiana logo após a partida desta segunda-feira (dia 26).

Operário desfalcado

O Operário terá três desfalques contra o Coxa. O ponta Felipe Augusto (31 anos, ex-Paraná Clube) e o lateral-esquerdo Lucas Hipólito estão lesionados. O volante Rodrigo Lindoso (34 anos, ex-Inter e Botafogo) está suspenso por cartões amarelos.

Felipe Augusto foi o artilheiro do Operário na Série C de 2023, com oito gols em 22 jogos.

O lateral-direito Sávio, 27 anos, atuou pelo Coritiba em 2019.

Técnico há 17 meses no cargo
O técnico Rafael Guanaes, 42 anos, está no Operário há 17 meses, desde janeiro de 2023. No ano passado, foi semifinalista da Série C do Campeonato Brasileiro, garantindo assim acesso à Série B em 2024. Guanaes trabalhou no Athletico Paranaense e foi campeão paranaense de 2019, comandando o time de aspirantes.

Destaques individuais
Os destaques do time em 2024 são o meia Cássio Gabriel (31 anos, ex-Fluminense e Ponte Preta), o ponta Maxwell (29 anos, ex-Chapecoense e Cuiabá) e o volante Vinicius Diniz (24 anos, ex-Mirassol).

Maxwell é o artilheiro do Operário no ano, com cinco gols em 22 jogos.

CORITIBA x OPERÁRIO
Coritiba: Pedro Morisco; Benevenuto (Matheus Frizzo), Maurício Antônio e Bruno Melo; Natanael, Morelli, Sebá Gómez e Rodrigo Gelado; Lucas Ronier, Leandro Damião (Figueiredo) e Wesley Pomba. Técnico: James Freitas
Operário: Rafael Santos; Savio, Alemão, Willian Machado e Pará; Índio (Jacy) e Vinícius Diniz; Maxwell, Cássio Gabriel e Ronald (Guilherme Pira); Ronaldo. Técnico: Rafael Guanaes
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Local: Couto Pereira, segunda-feira às 19 horas
TV: Premiere e Sportv