Coritiba x Santos: escalações, onde assistir, recorde negativo e jogo do acesso

Coritiba x Santos: time paranaense tenta evitar pior campanha da história e equipe paulista joga pelo acesso

Silvio Rauth Filho
Geovane Meurer e Rodrigo Gelado em treino do Coritiba

Geovane Meurer e Rodrigo Gelado em treino do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba enfrenta o Santos nesta segunda-feira (dia 11) às 21 horas, no Couto Pereira, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense está em 10º lugar, com 50 pontos, e apenas cumpre tabela – não tem chance de acesso, nem risco de rebaixamento. A equipe paulista lidera com 65 pontos e garante matematicamente a vaga na Série A se vencer a partida em Curitiba.

O jogo terá transmissão de Premiere e Sportv.

Recorde negativo

O Coritiba tem três partidas (Santos, Chapecoense e Botafogo-SP) na Série B de 2024 para evitar sua pior classificação e sua pior pontuação na Era dos Pontos Corridos da competição. Desde 2006, quando disputou pela primeira vez, o Coxa teve sua pior participação em 2018, com o 10º lugar e 52 pontos.

O CORITIBA NA SÉRIE B
Participações na Era dos Pontos Corridos

AnoPosiçãoPontuação
200659
200769
201071
201810º52
201966
202164

Para evitar a pior pontuação, precisa de uma vitória. Ou de três empates.

Escalação do Coritiba

O técnico Jorginho perdeu os dois volantes titulares para esta partida. Vini Paulista cumpre suspensão automática após a expulsão na derrota por 4 a 1 para o Mirassol. E Sebá Gómez está com a seleção colombiana, que disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo. Um dos reservas imediatos, Morelli, se recupera de lesão.

Com isso, Jorginho deve formar a dupla de volantes com Zé Gabriel e Geovane Meurer. Outra opção é o meia Matheus Bianqui, que também atua como volante.

Os relacionados para enfrentar o Santos (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O zagueiro Mauricio Antônio e o centroavante Éberth também seguem fora, ambos por lesão.

As 20 maiores vendas da história do Coritiba | Lucas Ronier na mira de europeus

Esquema tático

Jorginho vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Josué (centro), Matheus Frizzo (esquerda) e Lucas Ronier (direita) na linha de três.

Novidade na lista

A única novidade na lista de relacionados para a partida é o volante Henrique Melo, 20 anos, do time sub-20. O jogador ainda não estreou como profissional.

Ingressos

O Coritiba lançou uma promoção para esta partida: cada sócio pode levar um convidado gratuitamente. Além disso, cada sócio pode cadastrar pessoas para comprar ingresso promocional, ao preço de R$ 20.

Ao mesmo tempo, porém, o clube colocou o preço de R$ 400 em todos os setores do estádio, inclusive no espaço para visitantes.

Clique aqui para ver mais informações no site oficial do clube.

Escalação do Santos

O Santos não terá o zagueiro Jair Cunha, 19 anos, que está sendo negociado com a Atalanta, da Itália. As baixas por lesão são o goleiro João Paulo e o meia Serginho, 33 anos, destaque do Maringá no Campeonato Paranaense 2024.

Diego Pituca está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O meia-atacante Miguelito Terceros está com a seleção da Bolívia. O volante Tomás Rincón (36 anos, ex-Juventus-ITA) está com a seleção da Venezuela, na disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Conhecidos

O ponta Guilherme, 29 anos, lidera o ranking Sofascore da Série B, com nota média 7,68, à frente de Erick Pulga (Ceará), nota 7,38, e de Lucas Ronier (Coritiba), nota 7,35. O jogador do Santos fez 10 gols e 8 assistências em 29 jogos na competição. Ele defendeu o Coxa em 2018 (13 jogos e 2 gols).

Outro que já atuou no Coritiba é o lateral-direito Hayner, 29 anos. Ele atuou pelo time paranaense no Brasileirão 2023.

Veteranos

Os principais veteranos do Santos são o ponta venezuelano Otero (32 anos, ex-Corinthians e Atlético-MG), o zagueiro Gil (37 anos, ex-Corinthians e seleção brasileira), o meia curitibano Giuliano (34 anos, ex-Corinthians e Paraná Clube) e o atacante Willian Bigode (37 anos, ex-Palmeiras e Athletico-PR).

O técnico é Fabio Carille, 51 anos, ex-Athletico-PR e campeão brasileiro pelo Corinthians. Como jogador, foi lateral-esquerdo do Coritiba em 1996.

CORITIBA x SANTOS