Criciúma x Coritiba: escalações, onde assistir, novidades no banco e desfalques

Criciúma x Coritiba: veja as escalações e onde assistir ao jogo desta segunda-feira. Coxa tem novidades no banco e enfrenta jejum em Santa Catarina

Silvio Rauth Filho
O ponta Everaldo, do Coritiba

O ponta Everaldo, do Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba volta a jogar pela Série B nesta segunda-feira (dia 26) às 19 horas, quando enfrenta o Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse. O time catarinense está há três jogos sem marcar gols e há quatro sem vencer. E levou 6 a 0 do Bragantino na última partida, na quinta-feira (dia 22), pela Copa do Brasil. A equipe paranaense vive período de instabilidade, com duas vitórias e três derrotas nos últimos cinco jogos.

O jogo terá transmissão pelo Disney Plus.

Desfalques

O novo desfalque do Coritiba é o zagueiro Guilherme Aquino, 21 anos, que sofreu lesão na posterior de coxa esquerda. Outras baixas são o ponta Lucas Ronier e o lateral-direito Felipe Guimarães. Os dois ficaram três dias afastados e, depois, foram multados por indisciplina. Em seguida, reintegrados ao grupo de jogadores. Mesmo assim, não viajaram para Criciúma.

O recém-contratado Jacy, 27 anos, campeão pelo Operário, só pode estrear em junho, quando abre a janela de transferências e os novos contratados podem ser registrados.

Novidades no banco

Uma das novidades no banco é o ponta Everaldo, 30 anos, recuperado de lesão. Ele não atua desde 27 de fevereiro.

Outra surpresa é o lateral-direito Lucas Taverna, 18 anos, destaque do time sub-20. Ele já tem três partidas como profissional – todas pelo Campeonato Paranaense 2025. É a primeira vez que ele é relacionado para um jogo na Série B.

Relacionados por Mozart para o jogo em Criciúma (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Escalação

A tendência é que o técnico Mozart coloque o zagueiro Maicon, 36 anos, no lugar de Guilherme Aquino. Nas pontas, ele pode repetir a dupla usada contra o América-MG, com Vini Paulista na direita e Nicolas Careca na esquerda. Por causa das características do adversário, porém, pode colocar Wallisson novamente na equipe. Para centroavante, segue a disputa entre Gustavo Coutinho e Dellatorre.

Jejum

O Coritiba não vence como visitante o Criciúma desde 2003, já 22 anos. A última vitória foi em 2003, por 3 a 2, pelo Brasileirão. O time paranaense era comandado pelo técnico Paulo Bonamigo e terminou aquela campanha em 5º lugar, garantindo vaga na Libertadodes de 2004. A equipe catarinense contava com Paulo Baier, ainda atuando na lateral-direita.

Veja como foi a última vitória do Coxa em Criciúma:

Brasileirão 2003, 22 ª rodada, 27 de julho
CRICIÚMA 2 x 3 CORITIBA
CRICIÚMA
: Fabiano; Cametá (Léo Oliveira), Luciano e Duílio; Paulo Baier, Léo Mineiro, Paulo César (Tico), Saulo e Rômulo; Leonardo e Douglas (Jabá). Técnico: Lori Sandri
CORITIBA: Fernando; Danilo, Odvan e Reginaldo Nascimento; Ceará (Maurinho), Roberto Brum, Tcheco (Willians), Souza e Lira; Marcel e Edu Sales. Técnico: Paulo Bonamigo
Gols: Ceará (1-1º), Odvan (45-1º), Paulo Baier (12-2º e 29-2º) e Marcel (27-2º)
Árbitro: Romildo Corrêa (SP)
Cartão vermelho: Lira (Cor)
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma

O JEJUM
Últimos confrontos entre Criciúma e Coritiba em Santa Catarina

Criciúma 2×1 CoritibaSérie B 2019
Criciúma 2×2 CoritibaSérie B 2018
Criciúma 1×0 CoritibaBrasileirão 2014
Criciúma 2×1 CoritibaBrasileirão 2013
Criciúma 3×1 CoritibaSérie B 2007
Criciúma 3×3 CoritibaBrasileirão 2004
Criciúma 2×3 CoritibaBrasileirão 2003