Fransérgio, em treino do Coritiba (foto: Gabriel Thá /Coritiba)

O Coritiba enfrenta o Cruzeiro neste domingo (16), às 11 horas, no estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida é válida pela 15ª rodada do Brasileirão e pode confirmar a ascensão coxa-branca, após duas vitórias seguidas que quebraram a péssima campanha no Brasileirão.

A partida será transmitida pelo Premiere.

CAMPANHA

Nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão, o Coritiba somou 4 pontos – 4 empates e 8 derrotas. O técnico António Oliveira dirigiu o time na estreia (derrota de 3 a 0 para o Flamengo) e foi demitido. Um auxiliar dirigiu a equipe na partida seguinte (derrota de 3 a 0 para o Fortaleza) e depois o técnico Antônio Carlos Zago assumiu, somando quatro empates e seis derrotas. Ele foi demitido após uma derrota de 5 a 1 para o Grêmio. Depois disso, o auxiliar Thiago Kosloski assumiu e somou duas vitórias seguidas, contra Goiás (2 a 1) e América-MG (3 a 1). Nos dois jogos com Kosloski, o Coritiba somou mais pontos que nas 12 rodadas anteriores.

TABELA

Nessa recuperação recente, o Coritiba deixou a lanterna do Brasileirão, mas ainda ocupa a zona de rebaixamento. O time começa a rodada em 18º lugar, com 10 pontos. Se vencer, pode encostar no Bahia (13 pontos e atual 16º  colocado). Se perder, fica em 18º, uma vez que, circunstancialmente, Vasco (19º, com 9) e América-MG (20º, com 9) não jogam neste fim de semana.

O Cruzeiro tem 21 pontos e começa a rodada em 9º lugar.

HISTÓRICO

Na história, o Coritiba só venceu o Cruzeiro duas vezes em Minas Gerais. Em 1985, fez 3 a 2 – naquele ano, sagrou-se campeão brasileiro. Em 2004, triunfou por 3 a 0 – nesse ano, o time coxa-branca disputou a Copa Libertadores pela última vez. Nos outros jogos da história, ainda houve 7 empates e 13 vitórias do Cruzeiro, contando todas as competições (incluindo a Série B de 2021).

REFORÇOS

Nas últimas semanas, o Coritiba apresentou quatro reforços: o volante Fransérgio e os atacantes Edu, Maurício Garcez e Diogo Oliveira. Fransérgio e Edu estão relacionados para a partida deste domingo. Diogo Oliveira acompanhou a delegação, mas ainda não tem condições legais de atuar.

RELACIONADOS

Goleiros: Gabriel, Luan Polli e Marcão;
Zagueiros: Bruno Viana, Jean Pedroso, Kuscevic;
Laterais: Diogo, Jamerson, Natanael, Victor Luis;
Meio-campistas: Andrey, Bruno Gomes, Fransérgio, Gabriel Silva, Jean Gabriel, Marcelino Moreno, Matheus Bianqui;
Atacantes: Diogo Oliveira, Edu, Kaio, Robson, Rodrigo Pinho e Ruan Assis

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Para este domingo, Kosloski pode contar com o retorno do goleiro Gabriel, que cumpriu suspensão na última partida. O zagueiro Thiago Dombrowski também poderia voltar, mas sentiu uma lesão no quadril e foi vetado. O zagueiro Henrique e o atacante Alef Manga comprem suspensão. O meia Boschilia está com uma lesão muscular na coxa esquerda.

Nos treinos, o time tem usado um esquema 4-3-3, com Fransérgio, Bruno Gomes e Matheus Bianqui no meio-de-campo, Robson e Marcelino Moreno como extremos e Rodrigo Pinho como centroavante.

ESCALAÇÃO DO CRUZEIRO

O Cruzeiro não leva gol há três jogos e venceu todos os jogos do Brasileirão disputados no estádio Independência, palco do duelo deste domingo. O técnico Pepa conta a volta do zagueiro Lucas Oliveira e do lateral-esquerdo Marlon, que estavam suspensos na rodada anterior. Por outro lado, o lateral-direito William está suspenso. Quem pode entrar é o recém-contratado Palacios.

CRUZEIRO x CORITIBA

Cruzeiro: Rafael Cabral; Palacios, Lucas Oliveira, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa; Filipe Machado, Matheus Vital, Wesley e Stênio; Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa
Coritiba: Gabriel; Natanael, Jean Pedroso, Kuscevic e Jamerson; Fransérgio, Matheus Bianqui e Bruno Gomes; Robson, Rodrigo Pinho e Marcelino Moreno.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Independência, em Belo Horizonte, domingo, às 11 horas