O goleiro Gabriel, do Coritiba (foto: Guilherme Griebeler / Coritiba)

O Coritiba enfrenta o Cuiabá neste sábado (27), às 18h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida reúne uma equipe que ainda não venceu em casa contra um adversário que ainda não venceu no Brasileirão.

O jogo será transmitido pelo Premiere.

JEJUM DE VITÓRIAS

Após sete rodadas no Brasileirão, o Coritiba soma apenas 2 pontos. Foram dois empates e cinco derrotas. É o único time que ainda não venceu na competição. Está na última posição. Na temporada, o time não vence há 13 partidas, um recorde histórico, considerando Brasileirão, Copa do Brasil e Estadual. O último triunfo ocorreu em 23 de fevereiro, sobre o Humaitá (Acre), pela Copa do Brasil.

O Cuiabá, por sua vez, não venceu dentro da Arena Pantanal neste Brasileirão – houve um empate e duas derrotas. Contudo, a equipe soma duas vitórias na competição, contra América-MG (2 a 1) e Cruzeiro (1 a 0), ambas em Minas Gerais.

TREINADOR VELHO CONHECIDO

Há uma semana, o Cuiabá trocou o comando técnico. Saiu Ivo Vieira, entrou António Oliveira, o mesmo que comandou o Coritiba no começo do ano. Sob seu comando, a equipe mato-grossense derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, em Minas Gerais, na última rodada.

ATAQUE

O Coritiba tem diversos desfalques no ataque, por motivos diversos. O centroavante Zé Roberto, suspenso pela expulsão na derrota para o Atlético-MG, cumpre suspensão. O substituto imediato dele seria Rodrigo Pinho, mas que está machucado. Alef Manga teve o contrato suspenso e foi reintegrado, mas ainda não está disponível. Os atacantes Cadorini e Willian Pottker foram afastados pelos novos comandantes do departamento de futebol – Artur Moraes e Carlos Amodeo, que chegaram ao clube após a aprovação da Sociadade Anônima do Futebol (SAF). Para piorar, o meia Marcelino Moreno, que pode atuar como extremo pela esquerda, está com febre e não foi relacionado para a viagem.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Por outro lado, o técnico Antonio Carlos Zago conta com os retornos do goleiro Gabriel e do zagueiro Kuscevic, recuperados de lesão. Zago já declarou que escolheu jogar com três zagueiros no Coritiba pelas características dos jogadores do elenco. Ele iniciou seu trabalho no clube no 3-1-4-2 – derrota por 3 a 0 para o Fortaleza. No jogo seguinte, adotou o 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. E vem usando esse sistema desde então. O ataque desta vez teria Kaio e Boschilia como extremos e Robson de centroavante.

ESCALAÇÃO DO CUIABÁ

O técnico António Oliveira deve repetir quase toda a escalação que derrotou o Cruzeiro na última segunda-feira (22). A única mudança deve ocorrer na lateral-esquerda, com o retorno de Mateusinho em vez de Rikelme. Em condições normais, o titular na posição seria Patrick Calmon, mas ele está em recuperação médica.

CUIABÁ x CORITIBA

Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Mateusinho; Denilson e Raniele; Jonathan Cafu, Fernando Sobral e Wellington Silva; Deyverson. Técnico: António Oliveira
Coritiba: Gabriel; Kuscevic, Bruno Viana e Vilar (Victor Luís); Natanael, Bruno Gomes, Liziero e Jamerson; Kaio, Robson e Boschilia.
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá, sábado, às 18h30