Desfalcado, Coritiba pode ter estreias no jogo de sábado

Silvio Rauth Filho
O zagueiro Jean Pedroso do Coritiba

Jean Pedroso comemora gol pela seleção (Crédito: Divulgação/Lesley Ribeiro/CBF)

O Coritiba volta a campo neste sábado (dia 10) às 16 horas, quando enfrenta o Santos, no Couto Pereira, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Antônio Carlos Zago tem desfalques confirmados. Os zagueiros Kuscevic e Bruno Viana estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Os prováveis substitutos são Vilar, que veio do Maringá, por empréstimo, e Jean Pedroso, que retornou da Copa do Mundo Sub-20.

Jean, 19 anos, nunca atuou como profissional. Se for escalado, será sua estreia.

Vilar, 23 anos, só atuou em uma partida pelo Coritiba – derrota por 3 a 0 para o Fortaleza, em 23 de abril. Depois, não foi mais utilizado.

Desde que chegou ao clube, Zago vem usando o esquema tático 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. No início, usou o lateral-esquerdo Victor Luís improvisado como zagueiro. É possível que retome essa ideia na partida de sábado.

Outra alternativa seria Thiago Dombroski, mas o jogador ainda se recupera de lesão. O jogador, de 20 anos, estreou no profissional do Coritiba no empate com o Vasco, 11 de maio. Ele sofreu uma contusão naquela partida e está em tratamento desde então.

“Tem a volta do Jean, talvez, e tem o Vilar também, que é um jogador que está no grupo. A partir do momento que você está no grupo, você tem que ter a oportunidade. Nós temos o Guilherme, que vem treinando com a gente. Então, é Vilar, Henrique, Jean e Guilherme. Em cima disso, vamos trabalhar bastante”, declarou Zago, em entrevista coletiva.

O Guilherme citado pelo treinador é o zagueiro Guilherme Aquino, 19 anos, outro revelado nas categorias de base do clube. Ele nunca atuou como profisisonal e é outro que pode fazer sua estreia no sábado.

ESTREIA
Outra novidade pode ser o ponta Ruan Assis, 19 anos. O jogador estreou como profissional entrando no segundo tempo contra o Cuiabá. Também entrou na partida contra O Palmeiras. Ele chegou a ser testado nos treinos dessa semana e pode fazer sua primeira partida como titular contra o Santos.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO
A provável escalação para sábado é Gabriel; Jean Pedroso, Henrique e Vilar (Victor Luís); Natanael, Liziero, Willian Farias e Jamerson; Boschilia (Marcelino Moreno), Robson (Ruan Assis) e Zé Roberto (Alef Manga).

SETOR OFENSIVO
Nas pontas, Zago vem usando Boschilia e Robson. Boschilia já se destacou atuando pelos lados do campo no futebol francês. Na temporada 2016/17, jogando como extremo pela esquerda (meia ofensivo pelo lado do campo), pelo Monaco, somou seis gols e duas assistências em 11 jogos (cinco como titular). Na temporada 2018/19, pelo Nantes, jogou na ponta-direita e somou quatro gols e quatro assistências em 29 jogos (14 como titular).

Outra opção para o lugar de Boschilia é Marcelino Moreno, que se destacou nessa função pelo lado do campo no último Atletiba.

MANGA
Alef Manga retornou ao time na partida contra o Palmeiras. Zago vinha utilizando o jogador como centroavante. No entanto, ele se destacou no Coritiba atuando aberto na esquerda. Fica a dúvida se ele será titular e em qual posição será escalado.