Junior Chávare
Junior Chávare (Crédito: Reprodução de vídeo/Youtube/Coritiba)

O diretor executivo de futebol do Coritiba, Junior Chávare, morreu na manhã desse domingo (dia 18), aos 57 anos. A informação foi divulgada pelo clube. “Após chegar ao Hospital Nossa Senhora das Graças, às 7h17, e realizar todos os procedimentos médicos aplicáveis, faleceu devido a um infarto agudo do miocárdio”, publicou o site oficial do Coxa.

“Com profunda tristeza, o Coritiba informa e lamenta o falecimento do diretor executivo de futebol, José Domingos Chávare Junior, aos 57 anos, às 8h49 da manhã deste domingo, 18 de fevereiro de 2024. Nascido em Americana, interior do estado de São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1966, Chávare, como era conhecido, relatou fortes dores no peito e respiração ofegante no seu apartamento em Curitiba”, informou o clube. “O velório e sepultamento serão informado nas próximas horas. O Coritiba se solidariza com família, colegas de trabalho e amigos neste momento de dor”, completou.

Nesse domingo pela manhã, o Athletico Paranaense divulgou uma nota de pesar, lamentando a morte de Chávare. O Atlético Mineiro também publicou nota.

Chavare chegou ao Coritiba em outubro de 2023. “O profissional fará parte do processo de reestruturação do clube e será responsável pela formação e administração do elenco profissional coxa-branca, além de trabalhar na política de futebol da equipe em todas as categorias em conjunto com a Gerência das Categorias de Base e a Gerência do Centro de Inteligência e Análise Deportiva (CIAD)”, informou o clube, na ocasião.

“Com mais de 20 anos de experiência no futebol, Chávare acumula passagens por outros grandes clubes brasileiros, como Atlético-MG, Grêmio e São Paulo. Desde março, o profissional estava na Ferroviária-SP, clube em que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro no último mês”, contou o Coritiba, em outubro.

“O Chávare é um profissional alinhado às diretrizes técnicas e esportivas deste novo momento do Coritiba. Os trabalhos anteriores demonstram que é um gestor experiente e qualificado, com amplo e comprovado conhecimento de mercado e formação de elencos no futebol brasileiro. Trata-se de um profissional-chave para reforçar nosso time de gestão de futebol”, disse Carlos Amodeo, CEO do Coritiba SAF, para o site oficial do clube, em outubro. Amodeo e Chávare trabalharam juntos no Grêmio.

“O executivo também tem contribuições notáveis no desenvolvimento e promoção de jovens atletas nas categorias de base e transição ao elenco profissional, um dos pilares estratégicos da nova gestão. Nomes como Éder Militão, Alex Telles, Everton Cebolinha e David Neres, que chegaram à Seleção Brasileira, entre vários outros, foram beneficiados em projetos com a participação de Júnior Chávare”, afirmou o site do Coritiba.

“Neste nova etapa, espero contribuir com as experiências que adquiri ao longo da minha carreira no futebol para que o Coritiba atinja os objetivos junto à nova gestão. A montagem do elenco é um dos principais pilares para se estruturar uma equipe, mas está longe de ser uma tarefa fácil. Há uma série de variáveis que, em harmonia, é fundamental para o desenvolvimento do trabalho”, disse Júnior Chávare, para o site oficial do clube paranaense, em outubro.

Currículo
Chávare foi campeão da Libertadores com o Grêmio, em 2017. Também participou da montagem do elenco do Atletico-MG de 2021, campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão. Ele também teve passagens por São Paulo e Bahia.

Em 2023, ele participou da campanha do acesso da Ferroviária-SP para a Série C. Em 2022, foi contratado pelo Juventude em outubro, quando a equipe já estava praticamente rebaixada para a segunda divisão nacional. Ajudou a estruturar o clube para a Série B de 2023 e saiu em março.