
Após o trágico ano de 2023, que terminou com o quinto rebaixamento do clube para a Série B em 18 anos, o Coritiba já se planeja para ter um 2024 menos atabalhoado, na primeira temporada completa como uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Depois da confirmação de que o técnico da equipe na próxima temporada será Guto Ferreira, nas últimas semanas o Coxa anunciou a dispensa de 12 atletas e a saída do head de futebol Artur Moraes (anunciada no sábado, 8), além de ter feito suas primeiras contratações.
Até aqui, duas contratações já foram confirmadas pelo Coritiba para 2024. A primeira delas foi o volante Arilson, de 29 anos, que foi titular do Criciúma na última Série B, tendo disputado 33 dos 38 jogos do Tigre na campanha do acesso, com cinco gols marcados. Seu contrato com o clube catarinense chegou ao fim e ele assinou com o Coxa por um ano, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.
Já na última semana, foi vez do time paranaense conseguir a contratação de Rodrigo Gelado, lateral-esquerdo de 20 anos de idade que pertencia ao Vila Nova-GO. Com 35 jogos disputados, dois gols marcados e quatro assistências na última Série B, o jovem atleta estava também na mira de Botafogo, Cruzeiro, Vasco e Santos, mas o Coxa teria vencido a concorrência pagando R$ 1,5 milhão por 80% dos direitos econômicos.
Outro nome que parece estar próximo do Alto da Glória é Vini Paulista, meio-campista que fez 28 jogos pelo Juventude na Série B, com um gol e três assistências na campanha de acesso do time gaúcho. Aos 22 anos, está com contrato chegando ao fim e não deve renovar com a equipe de Caxias do Sul.
Por fim, o meio-campista Matheus Bianqui, que tem contrato de empréstimo com o Coritiba até o fim de 2023, deve ter sua permanência confirmada em breve. O jogador de 25 anos pertence ao Maringá e deve ser adquirido pelo time da capital, que pretende exercer a opção de compra do atleta, renovando seu vínculo por mais três anos. No Brasileirão, Bianqui disputou 28 jogos (17 como titular), com dois gols marcados e uma assistência.
Nos próximos dias, as movimentações do clube no mercado da bola ainda devem se intensificar, com o anúncio de novos reforços e também mais despedidas. No entanto, contratações “bombásticas”, como as vistas na janela de transferências do meio deste ano – quando o argelino Slimani e o espanhol Jesé Rodríguez foram anunciados, por exemplo – são improváveis.
Quem sai
No último sábado (9) o Coxa confirmou a saída de Artur Moraes, que exercia o cargo de head de futebol. Ele estava no clube desde junho e foi responsável pela fracassada tentativa de reformulação do elenco em meio ao Brasileirão, sendo o responsável pela formação e administração do elenco coxa-branca, além de atuar no planejamento estratégico e política de futebol do clube em todas as categorias.
Além dele, mais de uma dezena de atletas que estão com contrato se encerrando ao fim desta temporada já foram informados que não estão nos planos do clube. São os casos de Marcão (goleiro), Henrique (zagueiro), Hayner (lateral-direito), Samaris (volante), Boschilia (meia), Gabriel Silva (meia), Jesé Rodríguez (meia), Lucas Barbosa (meia), Alex Muralha (goleiro), Matheus Sales (volante), Régis (meia) e Warley (lateral e ponta-direito), sendo que os quatro últimos já estavam emprestados a outros clubes e agora deixam em definitivo o Alto da Glória com o fim de seus respectivos vínculos.
A barca coxa-branca, entretanto, ainda deve crescer. Destaque do time na última temporada, o argentino Marcelino Moreno já foi especulado no Corinthians. Já o lateral-esquerdo Victor Luís, o zagueiro Kuscevic, o goleiro Luan Polli e os volantes Bruno Gomes e Andrey estariam na lista de “negociáveis” do Coritiba, podendo ser vendidos ou emprestados para outras equipes.
O mercado do Coritiba
Quem chega
- Arilson, volante do Criciúma (confirmado)
- Rodrigo Gelado, lateral do Vila Nova-GO (confirmado)
Quem pode chegar
- Vini Paulista, meio-campista do Juventude (em negociações)
- Matheus Bianqui, meio-campista do Maringá (estava emprestado ao Coritiba, que deve exercer opção de compra)
Quem sai
- Artur Moraes, head de futebol do clube (dispensado)
- Marcão, goleiro (fim de contrato)
- Henrique, zagueiro (fim de contrato)
- Hayner, lateral-direito (fim de empréstimo; pertence ao Azuriz)
- Samaris, volante (fim de contrato)
- Boschilia, meia (fim de contrato)
- Gabriel Silva, meia (fim de empréstimo; pertence ao Grêmio)
- Jesé Rodríguez, meia (fim de contrato; pode voltar ao futebol espanhol, para jogar no Las Palmas)
- Lucas Barbosa, meia (fim de empréstimo; pertence ao Santos)
- Alex Muralha, goleiro (fim de contrato. Já assinou novo contrato com o Mirassol, clube ao qual esteve emprestado em 2023)
- Matheus Sales, volante (fim de contrato. Estava emprestado ao Atlético-GO)
- Régis, meia (fim de contrato. Estava emprestado ao Guarani)
- Warley, lateral e ponta-direita (fim de contrato. Estava emprestado ao Ceará)
Quem pode sair
- Marcelino Moreno, meia (Especulado no Corinthians)
- Victor Luís, lateral-esquerdo (Pode ser negociado)
- Kuscevic, zagueiro (Pode ser negociado)
- Luan Polli, goleiro (Pode ser negociado)
- Bruno Gomes, volante (Pode ser negociado; especulado no Fluminense)
- Andrey, volante (Pode ser negociado)