
O diretor executivo de futebol do Coritiba, William Thomas, falou sobre o aspecto humano que afeta jogadores e comissão técnica. Ele afirmou que há um inconformismo do elenco atual com os resultados em 2024. E explicou que é necessário construir uma rede de apoio aos atletas, para que joguem com coragem e se sintam mais fortes para arriscar. “Futebol é um jogo de risco o tempo todo, de coragem”, declarou, em entrevista coletiva.
“Fica muito exposto o jogador, a comissão técnica, mas temos muita coisa para contribuir na estrutura operacional, no dia a dia, seja nos aspectos comportamentais, para que possamos, no final desse processo, entregar um serviço melhor para os nossos atletas, para que eles tenham melhores condições, para que eles possam alcançar a sua melhor fase. Aí vem a confiança. Muitos falam que a equipe não teve confiança. Tenho claro que ninguém compra confiança”, disse William Thomas, na coletiva da última quarta-feira (dia 3).
“A confiança é construída num processo quase que artesanal, porque ele é diário e é muito difícil chegar ao ápice de uma carreira. É a nossa responsabilidade, como clube, proporcionar para o atleta que alcance o seu ápice. Ele estará confiante, poderá assumir mais riscos. Futebol é um jogo de risco o tempo todo, de coragem. O atleta só estará pleno para assumir esse risco se ele tem rede de apoio, que ele vai ter proteção na hora de arriscar e errar. É isso que estamos trabalhando aqui dentro, para que tenhamos um ambiente sólido, para que o atleta tenha respaldo na hora que ele errar e acertar”, explicou.
“É nesse incentivo de qualificar o dia a dia, mas também de mostrar um processo de humanização do futebol. Acho que o atleta e os profissionais, a comissão técnica e demais áreas, também ficam muito expostos. É algo que precisa ser trabalhado de uma forma muito cuidadosa e construtiva. O que posso te assegurar é que o clube não está satisfeito, os atletas não estão satisfeitos. E que há um inconformismo aqui dentro para entregar um rendimento melhor. O tempo vai dizer”, completou.