Régis lamenta lance na partida do Coritiba contra o Criciúma (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba vive um ano agitado no departamento de futebol. Além da troca de treinador no início do Campeonato Brasileiro, o time vive um entre e sai de jogadores desde janeiro. Nos 24 jogos da temporada, já foram 36 jogadores diferentes utilizados. E 18 atletas que fizeram parte do grupo principal já deixaram o clube ou foram afastados.

Na última segunda-feira (dia 22), o clube decidiu colocar em grupo separado para treinar o goleiro Sidnei, o zagueiro Chancellor, o volante Juan Diaz, o ponta William Pottker e o centroavante Cadorini. E o lateral-direito Diogo Batista retornou às categorias de base. A decisão tem relação com a chegada da aprovação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que já escolheu dois novos comandantes para o departamento de futebol: Artur Moraes e Carlos Amodeo.

Antes desses seis jogadores deixaram o elenco principal, outros 11 já haviam entrado para a lista de baixas. Saíram por empréstimo o goleiro Alex Muralha (para o Mirassol), os zagueiros Thalisson Gabriel (Camboriú) e Marcio Silva (Botafogo-SP), o volante Bernardo (Guarani), o meia Biel (Novorizontino) e o ponta Fabrício Daniel (Sport). O ponta João Vitor rescindiu e acertou com o Athletic-MG. O lateral-direito Nathan Mendes, que estava emprestado pelo São Paulo, foi chamado para retornar ao clube paulista.

A lista tem ainda o lateral-esquerdo Diego Porfírio, que assinou com o Guarani após o fim do contrato com o Coritiba. O meia Régis é outro que acabou contratado pelo Guarani.

Para completar, o ponta Alef Manga teve o contrato suspenso provisoriamente pelo Coritiba até que seja concluída a investigação sobre o caso dos apostadores. Já o volante Jesús Trindade foi afastado após ter o nome citado no caso. Ele negou envolvimento e pediu rescisão contratual com o Coxa para retornar ao Pachuca, do México, que possui os direitos do jogador.

Depois de todas essas saídas, o elenco do Coritiba segue com 27 jogadores.

QUEM JÁ DEIXOU O ELENCO PRINCIPAL
Jogadores que treinaram e jogaram pelo profissional em 2023

Goleiros: Sidnei e Alex Muralha
Zagueiros: Thalisson Gabriel, Chancellor e Marcio Silva
Laterais: Diogo Batista, Nathan Mendes e Diego Porfírio
Volantes: Bernardo, Juan Díaz e Jesús Trindade
Meias: Régis e Biel
Pontas: William Pottker, Alef Manga, Fabrício Daniel e João Vitor
Centroavante: Cadorini

OS 27 JOGADORES
Do atual elenco do Coritiba
Goleiros: Gabriel, Luan Polli e Marcão
Zagueiros: Kuscevic, Henrique, Bruno Viana, Vilar, Jean Pedroso e Thiago Dombroski
Laterais: Natanael, Marcos Vinícius, Jamerson e Victor Luís
Volantes: Willian Farias, Bruno Gomes, Liziero, Andrey e Júnior Urso
Meias: Marcelino Moreno, Boschilia, Gabriel Silva e Matheus Bianqui
Pontas: Kaio César, Robson e Wesley Pomba
Centroavantes: Rodrigo Pinho e Zé Roberto