Em jogo com golaços e ‘frango’, Coritiba estreia técnico e perde para o Flu

Silvio Rauth Filho

Flu 5x2 Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/Felipe Dalke)

O Coritiba perdeu por 5 a 2 para o Fluminense, nesse sábado (dia 20), no Maracanã, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou com 18º lugar com 22 pontos — dentro da zona de rebaixamento. O Flu é o 4º colocado, com 38 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O técnico Guto Ferreira fez sua estreia no time paranaense. O desempenho foi ruim nos aspectos coletivo e individual. Taticamente, a equipe foi dominada pelo Fluminense em quase todo jogo. Na parte técnica, jogadores abusaram dos erros no primeiro tempo e alguns apresentaram certa apatia. No segundo tempo, o Coxa deu sinais de esperança, com os gols de Alef Manga, em contra-ataque, e de Egídio, em cobrança de falta. No fim, porém, acabou atropelado pelo adversário.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

O jogo teve dois golaços – um de Egídio e outro de Nathan, também de falta, para o Flu. E também um ‘frango’ do goleiro Rafael William, do Coritiba.

FASES
Nos últimos 15 jogos, o Coritiba somou 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas. O time paranaense agora tem a defesa mais vazada do Brasileirão 2022, com 39 gols sofridos em 23 partidas. Já o Flu somou 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota nas últimas 15 partidas – contando todas as competições.

FATOR CAMPO
O Coritiba é o único time do Brasileirão que ainda não venceu como visitante – foram 2 empates e 9 derrotas fora do Couto Pereira.

VICE-ARTILHEIRO
O ponta Alef Manga chegou a 11 gols em 40 jogos – é o vice-artilheiro do Coxa em 2022, empatado com Igor Paixão (11 gols em 37 jogos) e atrás do centroavante Léo Gamalho (16 em 33). O lateral Egídio agora tem 2 gols em 28 jogos pelo clube paranaense.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
As baixas no Coritiiba eram Alex Muralha, Gabriel, Boschilia, Henrique, Hernán Pérez, Warley e Diego Porfírio, em recuperação. Os desfalques por suspensão eram Luciano Castán e Willian Farias. O ponta Alef Manga retornou de suspensão, mas começou no banco. A vaga dele ficou com o lateral-esquerdo Egídio, que foi improvisado como meia-ponta.

ESQUEMA TÁTICO
O esquema tático era o 4-3-3, com Bernardo, Val e Jesús Trindade no meio-campo. Fabrício Daniel (direita) e Egídio (esquerda) eram os pontas. O técnico anterior, Gustavo Morínigo, usou o 4-2-3-1 como base, escalando a equipe dessa forma em quase todos os jogos.

REFORÇOS
Três recém-contratados que ainda não estrearam ficaram no banco: o zagueiro venezuelano Chancellor (30 anos, ex-Brescia-ITA), o lateral-esquedo Rafael Santos (24 anos, ex-Cruzeiro) e o volante colombiano Juan Diaz (21 anos, ex-Independiente Medellín). O centroavante Cadorini (19 anos, emprestado pelo Inter) ficou no banco contra o Atlético-MG, mas não entrou e também não foi relacionado por Guto Ferreira para o jogo com o Flu.

ESCALAÇÃO DO FLU
No Flu, as baixas eram David Braz, Alan e Luan Freitas. A principal novidade era o meia Nathan no lugar de Ganso, que ficou fora devido ao desgaste físico. Mesmo com a proximidade da semifinal da Copa do Brasil — na próxima quarta-feira, o técnico Fernando Diniz manteve os principais titulares. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Arias e Martins pelos lados do campo.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com domínio absoluto do Flu, que tocava bola com facilidade, entrava com frequência na área e sufocava o adversário. O gol veio rápido. Já aos 2 minutos, após belo passe em profundidade de Nonato. A linha de impedimento falhou e Martins recebeu livre na área. Ele rolou para Caio Paulista chutar cruzado e fazer 1 a 0. O Coxa não conseguia sair jogando e levou pressão por mais 15 minutos. Depois, conseguiu organizar a saída de bola e conseguiu esboçar algumas jogadas. Com o tempo, o Flu acabou recuando. O time paranaense passou a ter domínio territorial, mas com dificuldade para furar o bloqueio adversário. O jogo ficou amarrado. A equipe carioca fez 2 a 0 aos 35, em bela troca de passes, chuta defensável de John Arias e ‘frango’ de Rafael William, que aceitou no meio das pernas.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Guto Ferreira colocou o lateral-direito Natanael e o volante Bruno Gomes nos lugares de Matheus Alexandre e Val. O ponta Alef Manga entrou na direita e saiu Léo Gamalho. Com isso, Fabrício Daniel virou centroavante e o 4-3-3 foi mantido. O Flu voltou melhor, controlando o jogo, mas se forçar o ritmo. A monotonia foi quebrada aos 26, quando o time carioca errou passe e permitiu Fabrício Daniel armar o contra-ataque para Alef Manga invadir a área e finalizar: 1 a 2. Aos 27, saiu Biro e entrou o meia Régis. Com isso, Egídio ficou na lateral-esqureda.

GOLEADA NO FIM
Aos 31, o Flu chegou ao 3º gol, em bela cobrança de falta de Nathan (ex-Athletico). Aos 38, Egídio diminuiu para 2 a 3 em belo gol de falta. Aos 37, o meia Robinho entrou no jogo. O Flu ‘matou’ o jogo aos 44, quando Martinelli roubou de Régis, acionou Willian (ex-Athletico), que tabelou com Michel, recebeu na cara do gol e fez 4 a 2. Aos 49, o time carioca fez o 5º, em cobrança de falta de Michel e cabeceio de Willian, livre na área.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 36% de posse de bola, 7 finalizações (3 certas), 13 faltas cometidas e 83% de precisão nos passes. O Flu teve 15 finalizações (6 certas), 13 faltas cometidas e 89% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

FLUMINENSE 5×2 CORITIBA
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André e Nonato (Martinelli); Matheus Martins (Michel), Nathan (Felipe Melo) e Jhon Arias (Marrony); Germán Cano (Willian). Técnico: Fernando Diniz
Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre (Natanael), Guillermo, Marcio Silva e Guilherme Biro (Régis); Bernardo (Robinho), Val (Bruno Gomes) e Jesús Trindade; Fabrício Daniel, Léo Gamalho (Alef Manga) e Egídio. Técnico: Guto Ferreira
Gols: Caio Paulista (2-1º), Arias (35-1º), Alef Manga (26-2º), Nathan (31-2º), Egídio (38-2º) e Willian (44-2º e 49-2º)
Cartões amarelos: Val, Natanael (C). Willian (F).
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Local: Maracanã

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gol do Flu.
Belo passe de Nonato. Martins recebe na área, livre, e rola para Caio Paulista chutar cruzado, no canto.
8 – Martins chuta da entrada da área. Rafael William espalma.
9 – Manoel lança. Nathan recebe na área e rola para Cano, livre na cara do gol. A zaga salva na última hora.
18 – Martins cruza da direita. Na cara do gol, Cano chuta. Matheus Alexandre bloqueia.
19 – Trindade chuta forte, de longe. Fábio defende no centro.
29 – Val erra passe na defesa. Arias sai na cara do gol, mas Matheus Alexandre salva.
35 – Gol do Flu. Troca rápida de passes dentro da área. Cano recebe na marca do pênalti e rola para John Arias, que chuta cruzado. Rafael William falha e a bola passa no meio das pernas.
45 – Trindade lança para a área. Fabrício Daniel cabeceia perto, ao lado do gol.

Segundo tempo
16 – Contra-ataque puxado por Manga. Fabrício Daniel chuta da entrada da área. A zaga tira para escanteio.
26 – Gol do Coritiba. Fabrício Daniel aproveita um erro do Flu e lança Manga na ponta-esquerda. Ele dispara, invade a área e chuta no canto.
31 – Gol do Flu. Falta perto da área. Nathan cobra no ângulo e marca.
38 – Gol do Coritiba. Falta frontal. Egídio cobra quase no ângulo.
44 – Gol do Flu. Martinelli rouba de Régis e aciona Willian, que tabela com Michel, recebe na cara do gol e finaliza.
49 – Gol do Flu. Falta na ponta-direita. Michel cruza na cabeça de Willian, livre. Ele cabeceia no canto.