WhatsApp Image 2023-11-01 at 20.26.47 (1)
Coritiba x Grêmio (Franklin de Freitas)

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Grêmio, nessa quarta-feira (dia 1º) à noite, no Couto Pereira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa ficou em penúltimo (19º) lugar, com 23 pontos — está 12 pontos abaixo do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O time gaúcho está na 2ª colocação, com 53 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O time paranaense tem a defesa mais vazada da competição, com 66 gols em 31 partidas. O Grêmio tem o ataque mais positivo do torneio, com 52 gols em 31 jogos.

Foi a terceira derrota seguida do Coritiba como mandante – antes, perdeu para Cuiabá e Palmeiras no Couto Pereira. O Grêmio chegou à terceira vitória consecutiva.

ARTILHEIRO
Robson é o artilheiro do Coritiba no Brasileirão, com 10 gols em 27 jogos. No total da temporada, ele é o vice-artilheiro, com 12 gols em 42 jogos, atrás de Alef Manga (13 gols em 25 jogos).

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Thiago Kosloski fez duas mudanças em relação ao último jogo, com as entradas de Diogo Batista na lateral-direita e de Willian Farias como volante. Farias retornou após suspensão. Na lateral-direita, os desfalques eram Natanael e Hayner, suspensos por amarelos. As baixas eram os zagueiros Kuscevic e Thiago Dombroski e o atacante Diogo Oliveira, todos lesionados. O ponta Kaio César está com a seleção brasileira no Pan de Santiago. Recuperado de dores musculares, Slimani começou no banco.

ESQUEMA TÁTICO
Kosloski vem usando o esquema tático 4-1-4-1 como base, com Willian Farias como único volante. A linha de quatro do meio-campo normalmente tem dois extremos: Marcelino Moreno na esquerda e Robson na direita. Pelo centro, agora são três candidatos (Sebá Gómez, Bruno Gomes e Matheus Bianqui) para duas vagas.

GRÊMIO
O Grêmio tinha as voltas de Kannemann, Carballo e Cuiabano. O time segue sem contar com Felipe Scheibig, Mila, Iturbe, Nathan, Rodrigo Ely, Ronald e Gustavo Martins. A equipe jogou no 3-4-3.

PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba começou perdendo gol já aos 40 segundos. Depois de bate e rebate, a bola sobrou na cara do gol para Maurício Garcez, que chutou para fora. O mandante seguiu com algumas boas jogadas, mas errou demais ao definir. O Grêmio cresceu no jogo, abriu o placar e criou outras chances para ampliar na primeira etapa. Aos 26, Villasanti roubou de Willian Farias no ataque, tabelou com Galdino, recebeu na cara do gol e chutou no canto. Apos 47, após escanteio de Cristaldo e cabeceio Carballo, Gabriel fez grande defesa para salvar o Coxa.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o centroavante Slimani entrou no lugar de Matheus Bianqui. O segundo tempo começou com ataques frequentes dos dois lados. O Coxa reclamou de pênalti em Maurício Garcez aos 5 minutos, mas o VAR não interferiu. Aos 11, Marcelino Moreno foi derrubado na área. Pênalti. Robson cobrou e empatou: 1 a 1. Aos 21, entrou o volante Bruno Gomes no lugar de Maurício Garcez. Aos 27, o volante Andrey entrou na partida. Aos 32, entraram o lateral Jamerson e o ponta Jesé Rodríguez. O jogo seguiu aberto, com bons ataques dos dois lados. Aos 37, gol do Grêmio. Suárez recebeu na ponta-esquerda, passou por Diogo Batista e rolou para Ferreira finalizar. O Coritiba reclamou de falta de Suárez em Diogo no lance. O VAR não interferiu.

EXPULSÃO
Aos 40 do 2º, fora do lance, Slimani deu um empurrão em Kannemann na área. O árbitro mostrou o segundo amarelo e expulsou o argelino.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 52% de posse de bola, 12 finalizações (2 certas), 11 faltas cometidas e 80% de precisão nos passes. O Grêmio somou 19 arremates (4 certos), 7 faltas cometidas e 77% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×2 GRÊMIO
Coritiba: Gabriel; Diogo Batista, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis (Jamerson); Willian Farias; Sebá Gómez (Andrey), Matheus Bianqui (Slimani), Robson (Jesé Rodríguez) e Marcelino Moreno; Maurício Garcez (Bruno Gomes). Técnico: Thiago Kosloski
Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Alves, Geromel (Bruno Uvini) e Kannemann; Fábio (João Pedro), Villasanti, Pepê (Carballo) e Reinaldo; Cristaldo (Ferreira), Galdino (Besozzi) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Gols:Villasanti (26-1º), Robson (14-2º) e Ferreira (37-2º)
Expulsão: Slimani (39-2º)
Cartões amarelos: Fábio (G). Marcelino Moreno, Slimani (C). Kannemann (G).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Público: 21.767 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Após bate e rebate, a bola sobra na cara do gol para Maurício Garcez, que chuta para fora.
26 – Gol do Grêmio. Villasanti ganha de Willian Farias, recebe de Galdino na área e toca na saída do goleiro.
29 – Galdino chuta de longe. Gabriel defende.
35 – Grando lança, Suárez ganha de Thalisson Gabriel, invade a área e chuta. A zaga bloqueia.
47 – Cristaldo bate escanteio. Carballo desvia na primeira trave. Gabriel faz boa defesa.

Segundo tempo
3 – Robson avança, chega à meia-lua e chuta sobre o gol.
5 – Marcelino Moreno enfia. Maurício Garcez recebe na área, tromba com Geromel, cai na área e pede pênalti. O VAR não interfere.
11 – Escanteio. Robson cobra curto para Marcelino Moreno, que invade a área e é derrubado por Reinaldo. Pênalti.
14 – Gol do Coritiba. Robson cobra o pênalti com um chute quase no centro do gol. O goleiro cai para o lado.
16 – Fábio avança e cruza rasteiro para Suárez, que chuta perto, sobre o gol.
23 – Contra-ataque. Reinaldo entra livre na área e chuta perto, ao lado.
25 – Galdinho dribla Victor Luis e chuta de fora da área. A bola raspa a trave.
35 – Boa jogada de Andrey. A bola sobra na área para Jesé, que chuta. O goleiro segura.
37 – Gol do Grêmio. Suárez recebe na ponta-esquerda, passa por Diogo Batista e rola para Ferreira, livre na área, cutucar para o gol vazio.
40 – Fora do lance, Slimani dá um empurrão em Kannemann na área. O árbitro mostra o segundo amarelo e expulsa o argelino.