O zagueiro Thiago Dombroski
O zagueiro Thiago Dombroski (Crédito: Robson Mafra)

O zagueiro Thiago Dombroski, 22 anos, ainda não teve a oportunidade de atuar pelo time principal do Portimonense, 16º colocado da primeira divisão de Portugal. Emprestado pelo Coritiba para a equipe portuguesa em janeiro, o jogador chegou a ficar no banco em quatro partidas da primeira divisão de Portugal, mas não entrou em campo.

Dombroski só atuou uma vez desde janeiro, quando chegou à Europa. Foi pelo time sub-23 do Portimonense, na derrota por 1 a 0 para o time B do Braga, pela Liga Revelação.

O jogador está emprestado ao clube português até julho de 2025 – o contrato inclui cláusula com opção de compra definitiva – o valor não foi divulgado. Ele tem vínculo com o clube paranaense até 2026.

Dificilmente a cláusula de compra de Thiago Dombroski terá alto valor, já que as maiores aquisições da história do Portimonense foram por 2,52 milhões de euros (meia Paulinho, do Porto-POR, em 2018) e por 2,2 milhões de euros (meia Lucas Fernandes, do São Paulo, em 2019).

Na atual temporada, a maior compra do Portimonense foi o goleiro Vinícius (29 anos, do Palmeiras) por 1,5 milhão de euros.

A primeira divisão de Portugal tem mais sete rodadas e termina em maio. O Portimonense está em 16º lugar e luta contra o rebaixamento.

Titulares
Os três zagueiros mais escalados pelo técnico português Paulo Sérgio na temporada 2023/24 são os brasileiros Pedrão (26 anos, ex-Athletico e Palmeiras) e Alemão (21 anos, revelado pelo Corinthians) e o português Filipe Relvas (24 anos, está no clube há quatro anos).

O jogador
Thiago Dombroski chegou aos 10 anos de idade para o Centro de Formação Tostão, escola fundada pelo ex-camisa 10 do Coritiba. “Magro e rápido, ele sempre teve intensidade. E como todo garoto que chega aqui, ele queria ser atacante, ser ponta-esquerda. Aí em um Metropolitano contra o Coritiba, colocamos ele na lateral-esquerda. Explicamos que ele tem perfil. E ele foi o melhor da partida. Eu e o Tostão enxergávamos potencial naquela posição”, contou Mário Sérgio Barbosa, o Feijão, professor da escola de futebol e que jogou de 1987 a 1989 na lateral do Coritiba. “Em seguida, ele teve oportunidade de ir para o Athletico, mas eu falei para o pai dele, que é meu amigo: ‘o melhor é o Coritiba’”, relevou Feijão, em entrevista para o Bem Paraná em 2023.

Em seguida, Dombroski foi para a base do Coritiba e virou zagueiro. Ele chegou a ser emprestado ao sub-20 do São Paulo em 2021, então comandado pelo craque Alex. Em 2022, foi emprestado para a Portuguesa Santista. E, em 2023, para o Azuriz, para a disputa do Campeonato Paranaense.

Apenas em maio de 2023 o zagueiro finalmente estreou pelo profissional do Coritiba, no empate em 1 a 1 com o Vasco, pelo Brasileirão. Sofreu lesão naquele jogo e só voltou um mês depois. Em seguida, o Coritiba chegou a negociar a venda de Thiago Dombroski para o Brugge, da Bélgica, mas não fechou o acordo. No total, ele só disputou sete partidas pelo Coxa. Em 2024, não foi utilizado e acabou emprestado já em janeiro.

Elenco
O técnico Guto Ferreira conta em 2024 com os zagueiros Thalisson Gabriel, Maurício Antônio, Jean Pedroso, Bruno Melo e Benevenuto.

O clube
Fundado em 1913, o Portimonense é comandado pelo técnico português Paulo Sérgio, que está no clube desde 2019 e conta com 14 brasileiros no elenco. O destaque da equipe em 2024 é o meia Carlinhos (29 anos, ex-Vasco), com seis gols e três assistências em 25 jogos no Português.

A melhor posição do time na história foi em 1984/85, com a 5ª colocação. O clube é da cidade de Portimão, com 60 mil habitantes e joga no Estádio Municipal de Portimão, com 9.000 lugares.