Emprestado pelo Coritiba, atacante amarga banco em Portugal, mas marca primeiros gols

Centroavante emprestado pelo Coritiba marca os primeiros gols na segunda divisão de Portugal

Silvio Rauth Filho
Brandão, do Coritiba, comemora gol contra o Brusque

O centroavante Brandão, do Coritiba, comemora gol contra o Brusque, em 2024 (Geraldo Bubniak)

O centroavante Brandão, 20 anos, está disputando a segunda divisão de Portugal pelo Felgueiras. O jogador foi emprestado pelo Coritiba em fevereiro de 2025, com contrato válido até junho de 2025, quando encerra a temporada europeia (2024/25). Ele tem vínculo com o clube paranaense até 2026.

Desde que chegou a Portugal, Brandão só teve uma oportunidade como titular – foi em 31 de março, na derrota por 1 a 0 para o CD Mafra. Nos outros 11 jogos do time no período, o atacante ficou no banco em dois e entrou como substituto em outrros nove.

Gol decisivo

No último domingo, o centroavante entrou aos 40 minutos do segundo tempo contra o Benfica B. O Felgueiras perdia por 3 a 2 e, aos 49 minutos, Brandão marcou o gol de empate, de cabeça.

Clique aqui para assistir ao gol.

Esse foi o segundo gol de Brandão desde que chegou ao clube. Ele também marcou no empate em 1 a 1 com o Torreense, em 13 de abril, quando entrou aos 20 minutos do 2º tempo.

No total, o atacante ficou em campo por 250 minutos e tem dois gols – um a cada 125 minutos jogados.

Titular

Brandão tem ficado na reserva do centroavante português João Silva, 34 anos e 1,89 m de altura. Ele soma 3 gols em 12 jogos na temporada. O veterano, que chegou a jogar no Bari (Itália) em 2014, foi contratado em janeiro para substituir o centroavante brasileiro Carlos Eduardo, 22 anos e 1,92 m de altura. O novato, ex-Brusque, tinha 10 gols em 13 jogos pelo Felgueiras até janeiro, quando acabou contratado pelo Gil Vicente, da primeira divisão.

O clube

O Felgueiras é o 12º colocado da segunda divisão portuguesa, com 40 pontos, a duas rodadas do fim. Agora, não tem mais risco de rebaixamento e vai terminar distante do acesso à primeira divisão.

Artilheiro na base

Brandão estreou como profissional em 2023, atuando em 11 partidas do Londrina na Série B, Copa do Brasil e Paranaense. Em 2024, foi contratado pelo Coritiba e disputou 24 jogos (quatro como titular). Marcou dois gols e fez uma assistência. Em 2025, só atuou pelo Coxa na derrota por 2 a 0 para o Londrina – ficou 60 minutos em campo.

Nas categorias de base, Brandão marcou 21 gols em 23 jogos no Campeonato Paranaense Sub-20 de 2023, terminando como artilheiro da competição e vice-campeão com o Londrina.

‘Potencial físico fantástico’

Técnico do Coritiba em 2024, Guto Ferreira elogiou Brandão após uma partida contra o Brusque. “Esse menino, ele tem um potencial físico fantástico. A história dele enquanto jogador começa, com 18 anos, no Londrina, depois de três, quatro, cinco meses de base, ele rompe o ligamento cruzado. Passa quase um ano parado. Volta, ainda para os juniores do Londrina, faz a diferença no campeonato sub-20, é galgado para o profissional, faz algumas partidas no profissional e vem para o Coxa”, relatou Guto, em entrevista coletiva.

Para o treinador, o jogador tem “um potencial, uma vontade, uma disposição gigante”. “Ele trabalha muito. E ele não se nega a fazer melhor e melhor. Hoje o gol dele, eu falei lá no vestiário, foi prêmio por toda dedicação dele”, comentou Guto, sobre o gol da vitória sobre o Brusque, na Série B de 2024, marcado pelo centroavante.

“No jogo, muitas vezes, o torcedor não sabe. Muitos dos centroavantes são lapidados assim. Esse é um jogador que está sendo lapidado. Ele não está pronto, está sendo lapidado”, destacou o técnico do Coritiba. “E ele vinha muito buscando um gol. Acabou fazendo gol no jogo passado, ficou cabisbaixo porque estava impedido. E hoje o gol decidiu o jogo. Então, tudo isso são processos na cabeça desses jovens”, declarou Guto.

O FC Felgueiras

O clube português é da cidade de Felgueiras, com 55 mil habitantes, e que pertence ao distrito do Porto. Fundado em 2006, o FC Felgueiras foi campeão da terceira divisão na temporada 2023/24.

Outro brasileiro do elenco do Felgueiras é o zagueiro Guilherme Ferreira, 25 anos, revelado pelo Cruzeiro. O clube conta também com o ponta ganês Eric Ayiah, 24 anos, ex-Monaco-FRA.