Rodrigo Muniz e Robson comemoram gol do Coritiba
Rodrigo Muniz e Robson comemoram gol do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O centroavante Rodrigo Muniz, 22 anos, é um dos grandes destaque da primeira divisão inglesa (Premier League) em 2024. De fevereiro até agora, ele virou o jogador com mais gols e assistências (participações diretas em gols) na competição. Foram sete gols, sete gols e uma assistência. Participou de um gol a cada 71 minutos em campo, segundo dados do Sofascore.

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Muniz teve uma rápida passagem pelo Coritiba, aos 19 anos. Foi em 2020. Ele chegou ao clube paranaense por empréstimo em outubro. Fez seis jogos pelo Coxa e marcou um gol — foi na partida contra o Ceará. Ele começou como titular em três partidas. Somou 238 minutos no gramado.

Em novembro, ele retornou ao Flamengo. Uma cláusula do contrato permitia a volta do atleta a qualquer momento. O técnico do clube carioca, Rogério Ceni, pediu que Muniz fosse integrado ao elenco para o restante da temporada, já que outros dois centroavantes (Gabigol e Pedro) estava lesionados.

Profissional
Pelo profissional do Flamengo, o centroavante fez dez gols em 32 jogos entre 2020 e 2021. Em 2021, foi vendido por 8 milhões de euros ao Fulham. Desde então, somou 13 gols em 52 jogos pelo clube inglês. Também teve uma passagem por empréstimo pelo Middlesbrough, na temporada 2022/23, com dois gols em 17 jogos.

Artilheiro nas categorias de base
Rodrigo Muniz teve números impressionantes nas categorias de base do Flamengo. Em 2020, marcou 4 gols em 4 jogos na Libertadores Sub-20. Ele disputou três edições da Copa São Paulo de Juniores e somou 7 gols em 8 jogos. Na Copa do Brasil Sub-20, 8 gols em 8 jogos.

No Brasileiro Sub-20 de 2019, o jogador passou a maior parte do tempo como substituto. Teve 8 jogos como titular e entrou no decorrer de 16 partidas. Somou 9 gols na competição. Mesmo assim, foi o 4º colocado na artilharia da competição, atrás de Evanilson (Fluminense, 15 gols), Yuri Cesar (Flamengo, 11 gols) e Jair (Athletico Paranaense, 11 gols).

A média de gols por tempo em campo foi alta. Rodrigo Muniz marcou um gol a cada 94 minutos jogados no Brasileiro Sub-20 (9 gols em 854 minutos no gramado). Ou seja, na prática, o atacante manteve sua média de um gol por jogo.

O jogador surgiu no Desportivo Brasil e chegou ao Flamengo em 2018. Do sub-15 ao sub-20, ele somou 84 gols em 119 partidas.