Divulgação/Coritiba/Guilherme Griebeler – Azuriz 1×0 Coritiba

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Azuriz, nessa terça-feira (dia 1º) à noite, em Pato Branco, pela 10ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar, com 18 pontos. A equipe do Interior está na 9ª colocação, com 11 pontos, e agora está livre do rebaixamento. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros avançam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados. Nas quartas de final, o 1º colocado enfrenta o 8º, o 2º pega o 7º e assim por diante. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na última rodada, o Coritiba recebe no Couto Pereira o Maringá. O Azuriz vai a Ponta Grossa pegar o Operário.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Coritiba até apresentou algum futebol no primeiro tempo, construíndo cinco boas jogadas. No entanto, permitiu quatro lances ofensivos do adversário e ainda sofreu o gol aos 45 minutos do 1º tempo, com falha grave do goleiro Marcão. No segundo tempo, o Azuriz foi superior, tendo controle do jogo e não permitindo ações ofensivas da equipe da capital.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

RETROSPECTO
Essa foi a primeira derrota do Coritiba em Pato Branco nos últimos 37 anos. A última derrota havia ocorrido em outubro de 1984, pelo Paranaense — 1 a 0 para o Pato Branco. Desde então, o time da capital só voltou quatro vezes ao local – foram duas vitórias e um empate com o Pato Branco e a derrota dessa terça-feira para o Azuriz. Os dados são do site Historiadocoritiba.

ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo não tinha Régis (Covid-19), Alef Manga (suspenso), Natanael (lesão) e Matheus Sales (lesão). Para evitar desgaste físico excessivo, ficaram em Curitiba: Alex Muralha, Egídio, Henrique, Léo Gamalho, Willian Farias e Warley. O treindador mesclou reservas e titulares. A principal novidade foi o goleiro Marcão (21 anos, prata-da-casa), que não jogava há quase um ano (desde abril de 2021). Rafael William ficou no banco.

A tendência é que Morínigo mantenha o esquema tático 4-2-3-1, usado por ele desde o início de 2021, com Pablo Garcia (esquerda), Edson Carioca (direita) e Robinho (centro) na linha de três. Também é possível que Biel comece jogando como meia centralizado.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado, com cinco boas jogadas do Coritiba e quatro do Azuriz. O time da capital jogou avançado e controlou o meio-campo, mas não conseguiu atacar pelas pontas. Os cinco melhores momentos ofensivos foram três lances de bola parada, um chute de fora da área de Val e uma jogada individual de Pablo García. A equipe de Pato Branco mostrou qualidade na marcação, levou algum perigo em tabelas pelo centro e incomodou bastante nos contra-ataques. O gol do Azuriz só saiu aos 45 minutos, em cobrança de falta. A bola foi rolada para Vinícius Guarapuava (ex-Paraná Clube), que chutou no meio do gol. Marcão falhou feio e ‘engoliu um frango’.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o Azuriz melhor, criando duas boas jogadas em 15 minutos. Aos 16, Morínigo reagiu, tirando o lateral Matheus Alexandre e colocando o ponta Igor Paixão. Com isso, Val foi para a lateral-direita e Robinho recuou para volante. O esquema tático 4-2-3-1 foi mantido. O jogo ficou truncado, sem jogadas ofensivas. Aos 25, Pablo García saiu e o centroavante Luizão entrou improvisado na ponta-direita. O Coxa demonstrou sinais de cansaço e não conseguiu atacar. O Azuriz se fechou na defesa, desde os 15 do 2º, e controlou o jogo. Aos 38, Morínigo colocou o ponta Edson Carioca e o volante Gustavo Bochecha.

AZURIZ 1×0 CORITIBA
Azuriz: Jota; Igor Bosel, Salazar, Vinícius Guarapuava e Jamerson; Natan (Léo Índio) e Wenderson; José Hugo (JP), Fabrício Oya (Fábio) e Rone (Wellington); Berguinho (Fabão). Técnico Fabiano Daitx
Coritiba: Marcão; Matheus Alexandre (Igor Paixão), Guillermo, Luciano Castán e Guilherme Biro; Andrey e Val; Thonny Anderson (Edson Carioca), Robinho (Gustavo Bochecha) e Pablo García (Luizão); Clayton. Técnico: Gustavo Morínigo
Gol: Vinícius Guarapuava (45-1º)
Cartões amarelos: Guilherme Biro, Val (C). Salazar (A).
Árbitro: Robson Babinski
Público: 1.987 pagantes (2.072 total)
Local: Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Boa jogada do Azuriz. Igor Bosel recebe na área e chuta. A bola raspa a trave.
9 – Val chuta de longe. A bola passa muito perto, sobre o gol.
12 – Falta na esquerda. Robinho cruza. Andrey pega fora da área e chuta no canto. A zaga tira.
19 – Escanteio. Robinho cruza, Guillermo desvia e Clayton, na cara do gol, chuta no centro. O goleiro salva com os pés.
28 – Igor Bosel pega rebote fora da área e chuta sobre o gol.
33 – Bola alta para a área. A zaga tira mal. Thonny Anderson chuta sobre o gol.
38 – Contra-ataque. Rone dispara, passa por Andrey e fica em boa posição. Thonny Anderson dá carrinho salvador e evita o gol.
44 – Gol do Azuriz. Falta perto da área. Oya rola para Vinícius Guarapuava, que chuta forte, no centro do gol. Marcão chega a tocar na bola, mas ‘engole o frango’.
45 – Pablo García invade a área e chuta cruzado. O goleiro salva.

Segundo tempo
2 – José Hugo chuta de fora da área. Marcão defende.
7 – Pablo García cruza rasteiro. Na cara do gol, Thonny Anderson pega mal na bola e chuta para fora.
15 – Oya chuta de fora da área. Marcão rebate. José Hugo pega o rebote e chuta perto, ao lado.