
O Coritiba enfrenta o Grêmio neste domingo (25), em Porto Alegre, pela 12ª rodada do Brasileirão. A partida coloca em campo uma equipe que vive um jejum de 17 jogos sem vitórias contra uma equipe que ainda não perdeu em casa na atual temporada.
A partida será transmitida pela Globo (TV aberta) e pelo Premiere (TV fechada).
JEJUM
A última vitória do Coritiba foi em 23 de fevereiro de 2023: 3 a 0 sobre o Humaitá, do Acre, pela Copa do Brasil. Desde então, são 17 jogos (e mais de quatro meses) sem vencer, um recorde histórico dentro da história do clube.
Do outro lado, o Grêmio está invicto em casa na temporada: somou 13 vitórias e 4 empates em 17 jogos na Arena Grêmio.
CAMPANHA
Com 4 pontos, o Coritiba é o lanterna do Brasileirão. Na era dos pontos corridos, o recorde negativo de pontos foi cravado pela Chapecoense em 2021 (16 pontos em 38 rodadas).
Contudo, considerando apenas as 11 primeiras rodadas, o Coritiba tem 2023 tem campanha pior que a equipe catarinense de dois anos atrás. Assim como os paranaenses, a Chape estava com apenas 4 pontos na ocasião, mas um saldo de gols melhor: -11, fruto de 9 gols marcados e 20 sofridos. O saldo coxa-branca atual é -13 (8 gols marcados e 21 sofridos).
EVOLUÇÃO
Apesar dos números ruins, o técnico Antonio Carlos Zago viu uma evolução no Coritiba. “Uma hora essa fase tem que passar”, disse ele, após a derrota de 1 a 0 para o Internacional, na quinta-feira (22). “Temos que estar otimistas para o resto do campeonato. Série A é difícil. O campeonato mais difícil do mundo, fora a Premier League”.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O atacante Robson, que na última partida atuou como ala-direito, não poderá jogar. Ele levou o terceiro cartão amarelo no último jogo, a derrota de 1 a 0 contra o Internacional, na quinta-feira. A tendência é que Natanael, que vem sendo titular da lateral na temporada, volte à equipe. Entre os jogadores que são desfalques há mais tempo estão os volantes Júnior Urso, Liziero e Willian Farias, todos lesionados. Andrey e Bruno Gomes, titulares diante do Inter, devem ser os escalados contra o Grêmio. Na temporada, Zago vem escalando a equipe num 5-4-1 – quando o time ataca, o esquema vira um 3-4-3.
ESCALAÇÃO DO GRÊMIO
O Grêmio deve ter mudanças em relação ao jogo anterior – a vitória de 3 a 1 sobre o América-MG. No gol, deve haver o retorno do goleiro Gabriel Grando. Brenno foi o titular na última partida. O técnico Renato Gaúcho tem promovido um rodízio na posição. Além disso, os zagueiros Bruno Uvini e Kannemann voltam; com isso, o time retomaria o esquema 3-4-3.
GRÊMIO x CORITIBA
Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello, Suárez e Cristaldo. Técnico: Renato Gaúcho
Coritiba: Gabriel; Natanael, Jean Pedroso, Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson; Bruno Gomes, Andrey e Marcelino Moreno; Alef Manga e Zé Roberto. Técnico: Antonio Carlos Zago
Árbitro: Joao Vitor Gobi (SP)
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre, domingo, às 16 horas