Ex-Coritiba e Paraná, atacante vira salvador do Guarani no Paulistão

Redação Bem Paraná, com Estadão Conteúdo

Pablo Thomaz em jogo do Paraná Clube contra o São Joseense (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Du Caneppele)

Autor do gol que livrou o Guarani do rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o atacante Pablo Thomaz tem futuro indefinido no Brinco de Ouro da Princesa. O jogador de 24 anos está emprestado pelo Operário-VG, do Mato Grosso, até o dia 30 de abril, mas a diretoria tem interesse na sua permanência para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

No Paulistão 2024, Pablo Thomaz marcou o gol da vitória sobre o Bragantino, no último domingo, que salvou o Guarani do rebaixamento para a Série A2.

A ideia inicial da diretoria era prorrogar o empréstimo, mas o Operário-VG só aceita negociar o atacante em definitivo. A expectativa é que alguma definição sobre seu futuro aconteça nos próximos dias.

No Guarani desde agosto de 2023, Pablo Thomaz disputou sete jogos no Paulistão e marcou dois gols, superando o desempenho da Série B do ano passado, quando fez um gol em 13 partidas com a camisa alviverde.

Pablo Thomaz foi uma máquina de gols nas categorias de base do Coritiba. Somou 23 gols por equipes de base nas duas principais competições do biênio 2018-19 (o Brasileiro Sub-20 e o Brasileiro de Aspirantes). E ficou conhecido por marcar três gols em vitória sobre o rival Athletico Paranaense, no Couto Pereira – clique aqui para lembrar essa história.

DESEMPENHO NA BASE DO COXA

SECA NO PROFISSIONAL
Depois do sucesso na base, porém, viveu longa ‘seca de gols’ no futebol profissional. Pelo Coritiba, atuou em 20 partidas e não conseguiu marcar nenhum gol. Em 2022, acertou com o Paraná Clube e não fez gols nas 17 partidas que disputou (Paranaense, Série D e Copa do Brasil).

SEGUNDONA PAULISTA
Os primeiros gols de Pablo Thomaz como profissional só saíram em 2020, quando disputou a segunda divisão do Paulistão (chamada de Série A2) pelo RB Brasil, de Campinas. Fez três gols em 15 jogos.

ARTILHEIRO EM 2023

Em 2023, Pablo Thomaz foi o artilheiro do Audax no Campeonato Carioca. Na Série D, foi o goleador do Operário de Várzea Grande-MT, com 12 gols em 13 jogos. Em seguida, ainda em 2023, acabou contratado pelo Guarani e disputou o segundo turno da Série B (2 jogos como titular, 11 como substituto e um gol marcado).

Em 2024, seguiu no Guarani e entrou em cinco partidas do Paulistão (2 como titular) e marcou dois gols.

O jogador não tem mais vínculo contratual com Paraná Clube ou Coritiba.