Guto Ferreira
Guto Ferreira (Crédito: Valquir Aureliano)

O técnico do Coritiba, Guto Ferreira, fez elogios ao time após a vitória de 3 a 1 sobre o Galo Maringá, fora de casa, no sábado (10). Com esse resultado, o time coxa-branca conseguiu a vaga nas oitavas de final com três rodadas de antecedência. Contudo, o reinador reclamou da postura da arbitragem na partida.

“Nós fizemos um jogo que se encaixou rapidamente. Fizemos um gol cedo, logo saiu o segundo. Envolvemos o Galo, criamos situações claras de gol e controlamos bem o perfil de jogo do adversário”, falou o treinador. “O grande mérito nosso está na construção desse grupo e no espírito com que o grupo tem encarado jogo a jogo, não importa quem está dentro de campo”.

Guto fez apenas uma ressalva: “No segundo tempo, demos uma relaxada. Já conversei com os meninos. Não podemos tirar o pé, independente da partida. Temos que terminar em alta”.

Com o triunfo de 3 a 1, o Coritiba foi a 19 pontos, em 2º lugar, atrás do Athletico (20 pontos). Faltam três rodadas para o fim da primeira fase, e os oiro primeiros se classificam para as quartas de final. O atual 9º colocado, o Londrina, tem 7 pontos e chegaria no máximo a 16. O time coxa-branca ainda enfrenta Maringá (quarta, dia 14, no Couto), Athletico (domingo, dia 18 no Couto) e Cascavel (fora de casa, no dia 25).

Apesar da vaga antecipada, Guto fez queixas sobre o desempenho da arbitragem, comandada por Murilo Klein, principalmente na questão disciplinar. “Está bastante difícil. Nós não conseguimos entender critérios, principalmente de cartões. No primeiro tempo, tivemos três a quatro contra-ataques travados por puxões e não foram penalizados com cartão amarelo. Aí chega no segundo tempo, o Fransérgio vai para uma disputa, um lance que não foi tão forte assim e leva o cartão. Cadê os critérios?”, questionou. “Aí você reclama e o errado é você. Ele vem te agredindo, faltando com educação”.