
O técnico do Coritiba, Guto Ferreira, revelou qual a previsão para a estreia de Leandro Damião, 34 anos. O jogador chegou ao clube na semana passada e não atua há mais de dois meses – o último jogo dele foi 9 de dezembro, pelo Kawasaki Frontale, do Japão.
“A questão do Damião é uma questão um pouco mais para frente. Tem que ter aí pelo menos uns 20 dias para poder estar apto a começar a jogar. Isso não quer dizer que ele já vai começar 100%. O progresso dele vai ser dentro do Estadual e do Campeonato Brasileiro. Ele vai chegar no time, mas pela qualidade e experiência. A hora que ele estiver apto, a tendência é de ser um jogador que pode nos ajudar de forma diferenciada já desde o início”, declarou o treinador, em entrevista coletiva.
No jogo contra o Maringá, na última quarta-feira (dia 15), Guto Ferreira usou Figueiredo como centroavante. O jogador, inclusive, foi artilheiro nas categorias de base do Vasco atuando nessa posição. “A busca é sempre pela melhor equipe, pelos melhores em condições de entrar dentro de campo. E nisso tem vários jogadores que vem crescendo. O que estamos buscando é formar um grupo, não um time. Eu acho que a gente vem conseguindo, tem muitos jogadores evoluindo, muitos jogadores criando casca, que vai ser muito importante na competição agora nessa fase final e nas competições subsequentes”, declarou. “O Figueiredo, se você puxar a posição real dele na base, antes de ser lançado no profissional do Vasco, era centroavante. É um jogador que tem qualidade, tem repertório para fazer as quatro posições ali da frente”, explicou o treinador.
Figueiredo já foi usado no Coritiba nessas quatro posições de frente: extremo pela esquerda, extremo pela direita, meia ofensivo centralizado e centroavante. “Por isso, tem horas que a gente usa de um lado, hora usa de outro, ora usa por dentro. O importante é que, não importa onde a gente coloque, ele vem nos ajudando bastante. Ele não se limita, do tipo: ‘Eu quero jogar só aqui’. Ele quer ajudar, ele quer estar. E eu acho que isso é muito importante para ele e para a equipe”, comentou.
Além de Damião, os outros centroavantes do Coritiba são Éberth (20 anos) e Brandão (19 anos). Outro jogador dessa posição, Edu, acabou negociado como Cerro Porteño.
Guto Ferreira também já usou o ponta Wesley Pomba como centroavante. O ponta Robson já foi improvisado nessa posição centralizada em algumas ocasiões no Coritiba.