Head de Futebol do Coritiba explica pressa e dificuldade para trazer reforços

Silvio Rauth Filho

Artur Moraes (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O novo Head de Futebol da SAF do Coritiba, Artur Moraes, 42 anos, foi apresentado oficialmente à imprensa nessa quarta-feira (dia 21). Ele já trabalha no clube desde o início de maio, mas só agora teve sua primeira entrevista coletiva. Na conversa com jornalistas, revelou que tem pressa para trazer reforços na próxima janela de transferências, que abre em 3 de julho. No entanto, explicou que vem encontrando dificuldades para efetuar contratações.

Artur disse que o fato de estar em último lugar no Brasileirão tem afastado alguns reforços. “É importantíssimo nós reforçamos a equipe a partir do dia 3. Em um primeiro momento, a nossa posição na classificação. A gente vem conversando com N possibilidades, e, às vezes, a gente encontra essa resistência pelo fato do Coritiba estar em último lugar. A gente vem sempre defendendo que não vamos continuar lá, que as pessoas podem acreditar naquilo que está sendo e vai ser feito daqui para frente para que a gente consiga convencer esses jogadores e nos ajudar nessa tarefa”, afirmou.

A ideia é trazer os reforços o quanto antes. “Nós, por necessidade, precisamos antecipar, e o mercado quer esperar. A nossa habilidade de mercado, tem sido diariamente para antecipar a janela. É muito importante que esses jogadores cheguem antes para se ambientarem e, logo na primeira rodada pós- abertura de janela, estejam prontos para jogarem e ajudarem o Coritiba”, disse. Uma das ideias da SAF é buscar contratações no Exterior, já que o mercado nacional tem forte concorrência. E jogadores que atuam em outros mercados, mesmo que brasileiros, precisam de um tempo maior de adaptação.

Artur também explicou que o técnico Antonio Carlos Zago vem participando ativamente do planejamento do elenco. “O treinador sempre está em envolvido em qualquer processo. Estamos tendo conversas diárias. Os critérios de contratação passam, em um primeiro momento, pelas ideias do treinador. Estamos completamente alinhados. Queremos dar um suporte de estabilidade para ele e para os jogadores, para que todos nós possamos, o mais rápido possível, reagir. O Coritiba não pode ficar tanto tempo sem vencer”, comentou Artur.

CORITIBA
Artur também falou sobre sua contratação pela SAF do Coritiba. “Eu não mudaria minha vida pessoal em Portugal se eu não acreditasse no projeto que vamos desenvolver. Esse foi o ponto fundamental para eu estar aqui hoje”, comentou, explicando que se preparou para o cargo. “Eu me preparei para ela, não venho simplesmente por ser ex-jogador. Procurei me certificar academicamente e me preparar para este novo desafio, e hoje me encontro pronto para levar o Coritiba ao protagonismo do futebol brasileiro e internacional”, disse, comentando também sobre o momento vivido agora em junho. “Estamos iniciando o trabalho, num momento difícil de iniciar no meio da temporada, num campeonato muito competitivo. Estamos olhando desde as categorias de base até a principal. E o Coritiba junto com a Treecorp vai desenvolver um projeto de excelência e exigência muito forte, para que o Coritiba seja protagonista do futebol brasileiro”, declarou.

CURRÍCULO
Segundo o Coritiba, Artur será o gestor responsável pela formação e administração do elenco, além de atuar no planejamento estratégico e política de futebol do clube em todas as categorias.

Revelado pelo Paulista-SP, o ex-goleiro passou pelo Cruzeiro e participou da campanha da Tríplice Coroa. Durante a temporada de 2006, o arqueiro chegou ao Alto da Glória para vestir a camisa do Coritiba. No futebol europeu, soma passagens por Braga-POR, Roma-ITA e Benfica-POR.
Em 2017, Artur Moraes foi contratado para ser capitão da Chapecoense com a missão de liderar o processo de retomada do time catarinense.

Artur também participou da transformação do FC Alverca, clube de Portugal, em SAD – Sociedade Anônima Desportiva. O Alverca era do futebol amador e foi profissionalizado, entrando na terceira divisão nacional.