Valquir Aureliano – Igor Paixão comemora gol no Couto Pereira

O ponta Igor Paixão, 21 anos, é o jogador que mais participou diretamente de gols em 2022, considerando os cinco principais campeonatos estaduais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Os cinco estados estão nas cinco primeiras posições do Ranking Nacional de Federações da CBF.

Igor Paixão marcou três gols e fez duas assistências nos quatro jogos que disputou em 2022. O único jogador nesses cinco estaduais que empata com ele é o meia Nenê, 40 anos, do Vasco, que também somou três gols e duas assistências, mas em três partidas.

No Paulistão, quem mais chega perto dessa dupla é o ponta Rony, do Palmeiras, com um gol e duas assistências em três jogos. Outro dessa lista é o meia-atacante Lucca, da Ponte Preta, marcou três gols e não fez assistências nas três partidas que disputou no Estadual.

No Carioca, o destaque é o ponta Vitinho, do Flamengo, com três assistências em um jogo. No Gaúcho, o mais participativo é o atacante Elias, do Grêmio, com três gols em duas partidas.

MIKAEL
O Pernambuco é o 10º estado no Ranking Nacional de Federações da CBF. E o Sport tinha um dos grandes nomes da temporada. O centroavante Mikael, 22 anos, marcou cinco gols em três jogos no início da temporada 2022 e acabou vendido para a Salernitana, da Itália. Foram dois gols na goleada por 7 a 0 sobre o Sete de Setembro, pelo Estadual, e mais três gols na vitória por 3 a 2 sobre o Náutico, pela Copa do Nordeste.