Valquir Aureliano – Igor Paixão

O ponta Igor Paixão, 22 anos, é o terceiro melhor jogador do Campeonato Brasileiro 2022. É o que aponta o ranking de desempenho do site inglês WhoScored, que acompanha a Série A brasileira desde 2013, atribuindo nota de 0 a 10 para cada jogador em todas as partidas da competição. O atacante do Coritiba tem nota média 7,32, atrás apenas de Arrascaeta (7,53) e Gustavo Scarpa (7,46).

O WhoScored explica que decide a nota com base em mais de 200 estatísticas (como gols, assistências, passes, dribles, desarmes, faltas, falhas individuais e jogo aéreo, por exemplo). O ranking é atualizado após o término de cada jogo da competição. Em abril, Igor Paixão chegou a liderar o ranking do site inglês.

A seleção provisória dos melhores do Brasileirão 2022, com base no ranking WhoScored

Em 14 partidas, o jogador do Coritiba marcou quatro gols e fez quatro assistências. No empate em 2 a 2 contra o Juventude, no último domingo, ele deu o cruzamento para o gol de Léo Gamalho e o passe para o gol de Adrián Martínez.

Paixão é o jogador do Coritiba que mais participou diretamente de gols, com esse total de oito. E é o quarto da competição nesse quesito, atrás apenas de Cano, do Fluminense, com 11 (10 gols + 1 assistência), Calleri, do São Paulo, com 10 (9 + 1), e de Hulk, do Atlético-MG, com 9 (7 + 2).

VENDA
A janela de transferências do mercado europeu está aberta. E a diretoria do Coritiba já deu sinais que só vai vender Igor Paixão por uma verdadeira fortuna. No fim de 2021, o jogador renovou contrato com o clube, ampliando o vínculo até dezembro de 2024. Agora, a multa rescisória do jogador é de R$ 100 milhões para transferências nacionais e de 50 milhões de euros (cerca de R$ 270 milhões) para clubes estrangeiros.

Tudo indica que Igor Paixão será a maior venda da história do Coritiba. O recorde do clube até hoje é o lateral-direito Yan Couto, por 6 milhões de euros, para o Manchester City em 2020.

SOFASCORE
Em outro site semelhante ao WhoScored, o Sofascore, Igor Paixão é o 21º colocado do Brasileirão 2022, com nota média 7,17. O site começou a atribuir notas para os jogadores do Brasileirão em 2016.