Jesé Rodriguez treina no Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O site do jornal Marca, da Espanha, publicou nessa segunda-feira (dia 20) um texto relatando a passagem apagada de Jesé Rodríguez pelo Coritiba. Com o título ‘El rastro de Jesé se pierde en el Coritiba’, a reportagem do jornalista Alberto Rubio mostra que o jogador espanhol pouco conseguiu entrar em campo e que a equipe caminha para o rebaixamento.

“O rastro de Jesé, que passou por sete times desde que foi contratado pelo PSG em 2016, foi perdido até desaparecer completamente em um Coritiba que tem um pé e meio na segunda divisão: está a 11 pontos da salvação, com 12 para disputar”, afirma o texto. “Desde sua chegada, ele jogou apenas 78 minutos, todos como reserva, em cinco jogos diferentes. Não marcou nem deu assistência”, completa.

Jesé Rodríguez foi contratado em setembro pelo Coritiba. O ponta espanhol,de 30 anos, que estava livre no mercado, após deixar a Sampdoria, da Itália.

O espanhol surgiu na base do Real Madrid e participou das conquistas da Liga dos Campeões da Europa nas temporadas 2013/14 (disputou 5 jogos) e 2015/16 (9 jogos). Na última chegou a marcar um gol nas oitavas de final, na vitória sobre a Roma. No total, disputou cinco edições da competição, somando 21 jogos (5 como titular), 1 gol e 1 assistência.

Desempenho em 2023
Pela Sampdoria, Jesé ficou apenas 203 minutos em campo em 2023. Ou seja, o equivalente a menos de três jogos inteiros. No total, foram 11 jogos (1 como titular), 1 gol e 1 assistência. O último jogo dele antes de chegar ao Coritiba foi em 8 de maio, quando ficou seis minutos em campo. A última partida como titular ocorreu em março. Ele chegou ao clube italiano em janeiro.

Desempenho na Turquia
O espanhol começou a temporada 2022/23 na Turquia, no Ankaragücü. Foram 16 jogos (8 como titular), 6 gols e 1 assistência. A última vez que jogou por 90 minutos, em toda carreira, foi em novembro de 2022, pelo clube turco, quando marcou dois gols na vitória por 6 a 2 sobre o Amedspor, pela Taça da Turquia.

Temporada mais artilheira
A temporada com mais gols da carreira de Jesé foi em 2021/22, pelo Las Palmas, jogando a segunda divisão da Espanha. Foram 11 gols e 6 assistências em 41 jogos. Ele atuou nas duas pontas na maior parte da temporada e algumas partidas como centroavante.

Estilo de jogo
Destro, Jesé se especializou em jogar na ponta-esquerda. No entanto, já atuou na ponta-direita e também como centroavante.

Recorde de transferência
Jesé só teve os direitos econômicos comprados uma vez na carreira. Foi em 2016, quando o Paris Saint Germain pagou 25 milhões de euros pelo jogador. Depois, se transferiu em empréstimos gratuitos ou fim de contrato. Apenas em 2019 o Sporting Lisboa pagou pelo empréstimo do jogador – 2 milhões de euros. Hoje, o jogador está avaliado em 1 milhão de euros, segundo o site Transfermarkt.de.

PSG
Apesar do alto valor investido pelo PSG, Jesé foi pouco aproveitado no clube francês. Disputou apenas 18 jogos (2 como titular) e fez 2 gols na soma das cinco temporadas que ficou vinculado à equipe de Paris. Na maior parte do tempo nessas cinco temporadas, acabou emprestado para outros clubes (Las Palmas, Stoke City, Real Betis e Sporting Lisboa).

Total da carreira
Jesé soma 346 jogos, 79 gols e 48 assistências em toda carreira.

Gol do título da Eurocopa
Jesé fez o gol do título da seleção espanhol sub-19 na conquista da Eurocopa de 2012, na vitória por 1 a 0 sobre a Grécia. Ele foi o artilheiro da competição, com cinco gols em quatro jogos. O craque da competição foi o ponta espanhol Deulofeu, hoje na Udinese.

Mundial Sub-20
O espanhol também teve grande desempenho no Mundial Sub-20 de 2013, com 5 gols em 5 jogos. A Espanha, porém, caiu nas quartas de final, diante do Uruguai. O jogador nunca atuou pela seleção principal.