
O meia Josué, do Coritiba, é o europeu com mais gols na história da Série B do Campeonato Brasileiro, competição criada em 2006 para substituir a antiga segunda divisão nacional. No último sábado, contra o Vila Nova, o português, de 34 anos, converteu uma cobrança de pênalti aos 51 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória do Coxa no Couto Pereira, pela primeira rodada da edição 2025.
Esse foi o segundo gol de Josué pela Série B. O primeiro ocorreu em novembro de 2024, na derrota por 2 a 1 para a Chapecoense.
Desde que a Série B foi criada, em 2006, sempre teve o formato de disputa nos pontos corridos. E, desde então, seis europeus atuaram na competição.
Josué é o segundo europeu a marcar um gol na Série B. O primeiro foi o lateral-direito Rafael Ramos, 30 anos, do Ceará. Revelado pelo Benfica, o jogador português balançou as redes em julho de 2024, na derrota por 2 a 1 para o Paysandu, em Belém. Ele continua no clube cearense, que agora disputa a Série A.
Outros europeus
Além de Rafael Ramos e Josué, outros europeus que já jogaram a Série B desde 2006 foram o espanhol Mauro Bravo, o inglês Ryan Williams, o português Jaime Bragança e o francês Aymen Souda.
O meia-atacante Mauro Bravo, 25 anos, disputou dois jogos pelo Londrina em 2023. Revelado pelo Leganés, ele está no Amorebieta, da terceira divisão da Espanha.
Ryan Anthony Williams, 33 anos, meia inglês, revelado pelo Chester City, disputou apenas um jogo da Série B de 2018, pelo Paysandu. Hoje está no Detroit City, dos Estados Unidos.
O atacante Jaime Bragança, hoje com 41 anos, jogou a Série B de 2014 pelo Vila Nova – apenas três rodadas. Revelado pelo Sporting Lisboa, o português se aposentou em 2015, no Terengganu, da Malásia.
O atacante Aymen Souda, hoje com 32 anos, foi revelado no Nice, da França. Em 2011, chegou para as categorias de base do Paraná Clube. E estreou como profissional em 2012, chegando a atuar em uma partida da Série B. Hoje está no OFK Pirin, da segunda divisão da Bulgária.
Legião estrangeira
A Série B de 2025 deve ser invadida por uma legião estrangeira. Nos nove jogos já disputados da primeira rodada, 28 estrangeiros já entraram em campo. Esse número representa 9% do total de atletas escalados – 286. Só o Paysandu conta com oito ‘gringos’ no elenco – todos estão inscritos na competição.
Nas 38 rodadas da edição 2024 da Série B, os 20 clubes utilizaram 55 estrangeiros. O número representa 7% do total de 765 atletas escalados na competição.
Coritiba
Em 2025, além de Josué, o Coxa conta com mais três estrangeiros no elenco: o uruguaio Matías Fracchia, 29 anos, o colombiano Sebastián Gómez, 28 anos, e o uruguaio Carlos De Pena, 33 anos.
Estrangeiros com mais gols
O estrangeiro com mais gols na história da Série B (2006-2025) é o meia argentino Diego Torres, 34 anos, com 17 gols em 132 jogos. O jogador está no Vila Nova.
O gringo com mais gols pelo Coritiba na Série B é o centroavante argentino Ariel Nahuelpán, com quatro gols em cinco jogos – todos na edição 2010. Ele também figura no Top 10 de maiores artilheiros do Coxa no milênio, somando todas as competições.
Estrangeiros do Coritiba na Série B
Desde 2006, seis estrangeiros disputaram a Série B pelo Coritiba. Além de Sebá Gómez, jogaram pelo Coxa na competição o ponta angolano Geraldo (16 jogos), o centroavante argentino Ariel Nahuelpan (5 jogos), o lateral-direito paraguaio César Benítez (2 jogos), o atacante colombiano Darío Muñoz (1 jogo) e o ponta chileno Arancibia (5 jogos).
Primeira divisão
Desde a criação do Brasileirão, em 1971, 42 estrangeiros atuaram pelo Coritiba na primeira divisão nacional. Em janeiro de 2024, o Bem Paraná publicou um ranking com os melhores gringos do Coxa na Série A, de 2013 a 2023 – clique aqui para saber mais.
Josué
O meia português Josué foi contratado pelo Coritiba em agosto de 2024. Desde então, soma 22 jogos, 3 gols e 5 assistências. Além dos dois gols na Série B, ele marcou um no Campeonato Paranaense 2025. O jogador já atuou pela seleção portuguesa e teve destaque no futebol europeu – clique aqui para saber mais.