Jovem goleiro brilha, mas não evita derrota do Coritiba contra o Bragantino na estreia de Guto Ferreira

Coxa foi pressionado todo o jogo e acabou tomando o gol da derrota aos 29 minutos do segundo tempo, com o zagueiro Léo Ortiz fazendo o tento do Massa Bruta

Rodolfo Luis Kowalski
MORISCO

Pedro Morisco em ação pelo Coxa: em sua segunda partida como profissional, goleiro de 19 anos teve mais uma boa atuação (Foto: Robson Mafra)

Guto Ferreira está de volta ao Alto da Glória e estreou no comando da equipe neste domingo (3 de dezembro), com derrota. Jogando no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), o Coritiba não foi páreo para o Red Bull Bragantino e acabou derrotado por 1 a 0. O placar foi mínimo, mas o domínio dos paulistas foi completo durante todo o jogo, ainda que o gol da vitória só tenha saído aos 29 minutos do segundo tempo, com o zagueiro Léo Ortiz. Prova disso é que o jovem goleiro Pedro Morisco, de apenas 19 anos, foi mais uma vez destaque do Coxa.

Já rebaixado para a Série B, o Coritiba defne sua posição final no Brasileirão 2023: 19º lugar (penúltimo colocado). Ainda resta, no entanto, uma rodada a ser disputada e a equipe paranaense enfrenta o Corinthians na próxima quarta-feira, às 21h30, no Couto Pereira.

O Bragantino, por sua vez, encerra uma sequência de cinco jogos sem vitória e chega aos 62 pontos, aparecendo em sexto lugar. O time paulista enfrenta o Vasco em São Januário na última rodada da competição, mas não tem chances de entrar no G-4 (o que significa que terá de disputar a pré-Libertadores no próximo ano).

ESCALAÇÕES

Sem poder contar com uma série de jogadores, seja por suspensão (Jamerson), lesão (casos de Gabriel, Slimani, Victor Luis, Bruno Gomes, Fransérgio e Diogo Oliveira) ou porque foram dispensados (Henrique, Jesé Rodríguez, Lucas Barbosa, Boschilia e Samaris), o técnico Guto Ferreira apresentou um Coritiba diferente no Nabizão, com Diogo Batista, lateral-direito de origem, improvisado na esquerda, Willian Farias e Sebá Gómez no meio de Campo e Kaio César no ataque.

Do lado do Massa Bruta, Pedro Caixinha teve os retornos de Luân Cândido, Léo Ortiz e Lucas Evangelista, todos titulares do time paulista. Eric Ramires e Alerrandro, por outro lado, estiveram suspensos, enquanto Cipriano, Eduardo Santos e Nathan Camargo estão no departamento médico e Aderlan não foi relacionado por opção do treinador.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo foi de ataque contra defesa, sendo os donos da casa o time atacante e os visitantes, o que se defendia – e que só se defendia, porque não conseguia contra-atacar. O domínio do Massa Bruta, inclusive, traduziu-se em números: os paulistas finalizaram 14 vezes a gol (com seis finalizações certas) e somaram 72% de posse de bola na primeira etapa, com 228 passes trocados. O Coxa tentou só um arremate, já nos acréscimos, teve apenas 28% de posse de bola e trocou só 69 passes.

Ainda assim, faltou ao Bragantino converter a superioridade técnica e numérica em vantagem no placar. E isso ocorreu, em grande medida, por mérito do goleiro Pedro Morisco, de apenas 19 anos e que fazia sua segunda partida como profissional. Ele fez seis intervenções na primeira etapa, sendo pelo menos quatro delas difíceis – com destaque para um lance aos 28 minutos, após cobrança de escanteio ensaiada que obrigou duas grandes defesas em sequência do arqueiro coxa-branca.

SEGUNDO TEMPO

Depois do sufoco na etapa inicial, o Coxa voltou mais “solto” para o segundo tempo, conseguindo avançar mais as linhas e até se impor perante o adversário em alguns momentos. Aos oito minutos, por exemplo, Marcelino Moreno conseguiu criar uma boa chance para os visitantes.

Foi quando Pedro Caixinha resolveu fazer, de uma só tacada, três substituições no Bragantino, com Jadsom, Vitinho e Eduardo Sasha nos lugares de Matheus Fernandes, Henry Mosquera e Bruninho, respectivamente. Mais tarde, aos 26, ele ainda colocaria Matheus Gonçalves e Realpe nas vagas de Helinho e Juninho Capixaba.

Do lado coxa-branca, Guto Ferreira fez a primeira mudança aos 17, quando o centroavante Edu substituiu o ponta Kaio César. Aos 26, foi vez de Gabriel Silva entrar no lugar de Matheus Bianqui.

Quem levou a melhor com as mexidas, porém, foi o Massa Bruta, que conseguiu retomar o controle da partida e voltou a pressionar o Coxa em busca do gol. E ele acabou saindo aos 29 minutos, num cruzamento de Vitinho (ex-jogador do Athletico) que terminou com Eduardo Sasha ajeitando para Léo Ortiz marcar: 1 a 0.

Em desvantagem, o Coritiba fez suas três últimas substituições, com Reynaldo, Andrey e Lucas Ronier suplantando Diogo Batista, Willian Farias e Robson Fernandes. As últimas cartadas de Guto Ferreira, no entanto, não surtiram o efeito necessário e a derrota coxa-branca persistiu.

FICHA TÉCNICA
RB Bragantino 1 x 0 Coritiba

RB Bragantino: Cleiton; Andres Hurtado, Léo Ortiz, Luan Cândido e Juninho Capixaba (Realpe); Matheus Fernandes (Jadsom), Bruninho (Eduardo Sasha) e Lucas Evangelista; Helinho (Matheus Gonçalves), Thiago Borbas e Henry Mosquera (Vitinho). Técnico: Pedro Caixinha
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson Gabriel, Kuscevic e Diogo Batista (Reynaldo); Willian Farias (Andrey), Matheus Bianqui (Gabriel Silva) e Sebá Gómez; Marcelino Moreno, Kaio César e Robson Fernandes (Lucas Ronier). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Léo Ortiz (29-2º)
Cartões amarelos: Helinho, Matheus Fernandes, Juninho Capixaba, Matheus Gonçalves (B);
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), domingo (3/12) às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

5 – Cobrança de escanteio para o Bragantino. A bola viaja para a área e a zaga do Coxa tenta afastar, mas a sobra cai nos pés de Lucas Evangelista, de frente para o gol. Ele chuta de primeira e Pedro Morisco faz grande defesa, no reflexo.

8 – Bola trabalhada de pé em pé pelo Bragantino, da esquerda até a direita, onde Helinho recebe a posse em boa posição dentro da área. Ele corta para o meio e chuta, mas é travado por Kuscevic.

8 – Lucas Evangelista arrisca um chute de longa distância e manda muito longe do gol.

28 – Helinho recebe na intermediária pela direita, ajeita a bola para o meio e chuta forte, bem colocado. Morisco se estica e faz outra grande defesa.

28 – Bragantino cobra escanteio curto. Mosquera recebe e chut forte, para a defesa de Morisco. Na sobra, Capixaba tenta mais uma vez com o chute forte, mas o goleiro coxa-branca consegue levar a melhor mais uma vez.

36 – Cruzamento fechado de Hurtado e a bola vai direto para o gol. Atento, Pedro Morisco salta e desvia para escanteio.

40 – Helinho fica com a bola dentro da área, perto da linha de fundo, e arrisca um chute forte para o gol, mesmo estando quase sem ângulo. Pedro Morisco faz mais uma difícil defesa.

46 – Luan Cândido tenta afastar a bola da área após cobrança de escanteio, mas a sobra fica com Marcelino Moreno na entrada da área, que chuta para fora.

Segundo tempo

8 – Kaio César faz boa jogada e abre na esquerda com Marcelino Moreno. O argentino tira dois marcadores e chuta forte, mas a bola desvia na defesa e sai.

12 – Helinho arrisca um chute forte e Diogo Batista aparece na “hora H” para travar a jogada.

14 – Capixaba aciona Vitinho pelo meio, que gira em cima da marcação e bate forte de fora da área. A bola passa raspando a trave, ao lado do gol.

22 – Vitinho toca para Capixaba, que chega batendo de fora da área. A bola vai pra fora, longe da meta.

23 – Helinho recebe na direita, corta para o meio batendo Marcelino Moreno e chuta forte buscando o canto. A bola passa ao lado, perto do gol.

24 – Jadsom recebe na entrada da área e, de frente para o gol e com liberdade, resolve arriscar um chute colocado. E finaliza para fora, sem perigo.

29 – Gol do Bragantino! Cobrança de escanteio do Bragantino e o goleiro do Coxa espalma. Na sequência o Bragantino insiste, a bola vai da direita para a esquerda e Vitinho cruza para Sasha, que ajeita para Léo Ortiz empurrar de cabeça pro fundo do gol.

37 – Matheus Gonçalvez toca para Hurtado, que arrisca o chute e manda para fora.

42 – Vitinho recebe na esquerda, corta para o meio e chuta forte. Morisco defende e a bola ainda bate na trave antes de sair.