A Super Lig – o campeonato nacional da Turquia – virou uma referência para jogadores do Coritiba. Na atual temporada, sete atletas que já passaram pelo clube paranaense atuaram por clubes da primeira divisão turca. O mais famoso é o lateral-esquerdo Adriano, 32 anos, que foi formado nas categorias de base da equipe curitibana e fez história no Barcelona. Hoje, defende o Besiktas, que lidera a competição a cinco rodadas do final.
Os outros seis são os zagueiros Luccas Claro (no Genclerbirligi), Maurício Ramos (Adanaspor) e Douglão (Kayserispor), o volante Chico (Antalyaspor) e os pontas Roni e Vinícius (ambos do Adanaspor).
No total, são 38 brasileiros atuando na Liga da Turquia, que possui 18 clubes. Além dos sete atletas com passagem pelo Coritiba, a competição tem quatro jogadores que defenderam o Atlético-PR: o zagueiro Rhodolfo (Besiktas), o volante Renan Foguinho (Adanaspor), o meia Bady (Genclerbirligi) e o centroavante Fernandão (Fenerbahce). O meia Bruno Mota também chegou a atuar na atual edição da Super Lig, defendendo o Gaziantepspor, mas acabou devolvido ao Atlético-PR antes do final do empréstimo.
Hoje comentarista da ESPN, o meia Alex, 39 anos e eterno ídolo do Coritiba, fez história no futebol da Turquia. Ele conquistou três títulos da Liga pelo Fenerbahce, somando 185 gols e 162 assistências em 378 jogos pelo clube europeu. Quando deixou a Turquia, ganhou uma estátua da torcida, construída em frente ao estádio da equipe.
Outros brasileiros em destaque na competição são o atacante Vagner Love (Alanyaspor) e o meia Anderson Talisca (Besiktas).
Os estrangeiros mais famos da Super Liga são o zagueiros Skrtel (ex-Liverpool), o meia Sneijder (ex-Internazionale), os volantes Sandro (ex-Tottenham) e De Jong (ex-Milan) e os atacantes Eto´o (ex-Barcelona), Adebayor (ex-Real Madrid), Demba Ba (ex-Chelsea), Quaresma (ex-Internazionale), Babel (ex-Liverpool), POdoslki (ex-Bayern) e Van Persie (ex-Manchester United).
DO COXA PARA A TURQUIA
Sete jogadores com passagem pelo Coritiba que atuaram na atual temporada da Super Lig
Luccas Claro – Genclerbirligi
Maurício Ramos – Adanaspor
Adriano – Besiktas
Roni – Adanaspor
Chico – Antalyaspor
Douglão – Kayserispor
Vinícius – Adanaspor