Matheus Frizzo
Matheus Frizzo comemora gol no Couto Pereira (Crédito: Valquir Aureliano)

O meia Matheus Frizzo, 25 anos, é o vice-artilheiro do Coritiba em 2024. Ele chegou à marca de nove gols em 25 jogos na temporada no último domingo (dia 16), ao balançar as redes no empate em 1 a 1 com o Goiás. Por enquanto, só fica atrás do ponta Robson, que fez 11 gols em 15 partidas pelo Coxa no ano.

Frizzo vive em 2024 seu ano mais artilheiro. Sua melhor marca havia ocorrido no ano passado, com oito gols em 50 jogos, todos pelo Tombense FC, de Tombos (MG). Em 2023, fez cinco gols em 33 jogos na Série B e três gols em 16 partidas nas demais competições (Mineiro e Copa do Brasil).

Na atual temporada, Frizzo fez quatro gols em nove jogos na Série B. Na Copa do Brasil, um jogo e um gol. No Paranaense, quatro gols em 15 partidas.

OS GOLS DE MATHEUS FRIZZO
Números a cada temporada do jogador

AnoJogosGolsClubes
2020220Atlético-GO/Vitória
2021331Botafogo
2022131Grêmio/Tombense
2023508Tombense
2024259Coritiba

Para completar, Frizzo é o artilheiro do Coritiba na Série B de 2024, com quatro gols. Entre os 20 clubes, fica atrás penas de três jogadores com cinco gols cada – clique aqui para ver a lista de goleadores, no site da CBF.

A média de gols do jogador subiu quando ele mudou de posição. No campeonato estadual de 2024, Frizzo era usado como extremo (ponta) pela esquerda, no esquema tático 4-2-3-1 do técnico Guto Ferreira. Em entrevista coletiva, o treinador não aceitou usar essa nomenclatura, mas os vídeos e os dados estatísticos mostravam claramente que o jogador vinha atuando aberto pelo lado esquerdo do campo.

Na Série B, Frizzo passou a jogar centralizado com o interino James Freitas. O técnico Fábio Matias manteve esse posicionamento no último domingo, na sua estreia no comando da equipe.

Frizzo cita amadurecimento

Após chegar ao 9º gol em 2024, Frizzo comentou a boa fase. “Tudo isso que vem acontecendo na minha vida nessa temporada é fruto de muito trabalho e dedicação, me preparei muito para estar aqui hoje e conseguir corresponder dentro de campo. Amadureci muito, confiei no meu esforço e graças a Deus hoje tenho ajudado com gols importantes, mas sei que ainda há muito a ser feito e por isso sigo buscando evoluir a cada dia”, disse o jogador, em declaração divulgada pela assessoria de imprensa dele.

O meio-campista do Coritiba também comentou sobre o empate em Goiás e sobre a próxima partida. “Claro que nosso objetivo em Goiânia era buscar a vitória, mas sabemos também da força do Goiás e da dificuldade que é jogar lá, então precisamos valorizar esse ponto fora de casa. Mas ele só será positivo se conseguirmos vencer na quarta-feira. Será um jogo muito duro contra o líder, mas dentro de casa precisamos nos impor para vencer e seguir lutando por uma vaga no G4”, comentou.