O Coritiba venceu por 2 a 0 o Fluminense, nessa segunda-feira (dia 24) à noite, no Couto Pereira, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 14 pontos — um ponto atrás do Goiás, 16º colocado e fora da zona de rebaixamento. A equipe carioca está na 7ª colocação, com 25 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.
O técnico interino Thiago Kosloski soma agora 4 jogos no comando do Coritiba, com 3 vitórias e 1 empate. O Fluminense não vence como visitante desde 10 de maio — 2 a 0 no Cruzeiro, no Mineirão. Depois, foram 8 jogos, 7 derrotas e 1 empate fora de casa.
Recorde de público
O jogo registrou o maior público do Coritiba no Couto Pereira em 2023, com 30.481 pagantes. Antes, a melhor marca havia ocorrido na Copa do Brasil, contra o Sport, com 30.144.
Robson é o artilheiro do Coritiba na Série A
O ponta Robson é o artilheiro do Coritiba no Brasileirão 2023, com 5 gols em 13 jogos, à frente de Alef Manga (4 gols em 10 jogos). No total da temporada, Robson soma 7 gols em 29 partidas, atrás de Manga, que tem 13 em 25.
Desfalques
As baixas no Coritiba eram Alef Manga (denunciado pelo MP), Maurício Garcez (vacinação Covid), Thiago Dombroski (lesão), Willian Farias (lesão) e Liziero (transição). A novidade foi a estreia do centroavante Diogo Oliveira (1,94 m de altura, ex-Pumas-MEX) começando na vaga de Rodrigo Pinho, que iniciou no banco.
Escalação
Outras alterações foram as entradas do volante Andrey e do zagueiro Henrique nos lugares do ponta Kaio César e do zagueiro Jean Pedroso. Com isso, Marcelino Moreno mudou de médio-centro para extremo pela esquerda.
Esquema tático
Thiago Kosloski vem armando o Coritiba no 4-1-4-1, com Andrey como único volante. A linha de quatro do meio-campo ficou com Bruno Gomes (centro), Matheus Bianqui (centro), Marcelino Moreno (esquerda) e Robson (direita).
Fluminense
Os desfalques no Fluminense eram o centroavante Germán Cano, suspenso, e o lateral-esquerdo Marcelo (ex-Real Madrid), que ficou fora devido ao desgaste físico. Outras baixas eram Alexsander, Jorge e Gustavo Apis, em recuperação.
Primeiro tempo
O Fluminense manteve seu estilo baseado em triangulações, passes curtos e pressão alta. O Coritiba recuou e mostrou solidez ofensiva. E esperou espaços para usar a velocidade de Robson, a qualidade do trio Marcelino Moreno, Andrey e Matheus Bianqui e a força física de Diogo Oliveira. O primeiro gol do Coxa veio aos 23, após cruzamento de Marcelino e pênalti sofrido por Robson. O próprio atacante cobrou e fez 1 a 0. Aos 27, bom passe de Andrey, drible espetacular de Matheus Bianqui em Felipe Melo e finalização de Diogo Oliveira: 2 a 0.
Segundo tempo
O Coritiba seguiu forte na defesa e incomodando nos contra-ataques. A diferença no segundo tempo é que o Flu melhorou no setor ofensivo e exigiu duas boas defesas do goleiro Gabriel. As primeiras substituições no Coritiba vieram aos 20 minutos, com as entradas do centroavante Rodrigo Pinho e do lateral Diogo Batista nos lugares de Diogo Oliveira e Marcelino Moreno. Diogo Batista entrou como extremo (meia-ponta). Aos 28, saiu Matheus Bianqui e entrou o volante Fransérgio. Aos 33, entraram o lateral Victor Luís e o ponta Kaio César.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 27% de posse de bola, 9 finalizações (5 certas), 15 faltas cometidas e 69% de precisão nos passes. O Flu somou 15 arremates (3 certos), 7 faltas cometidas e 88% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.
CORITIBA 2×0 FLUMINENSE
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Andrey (Victor Luís); Bruno Gomes, Matheus Bianqui (Fransérgio), Marcelino Moreno (Diogo Batista) e Robson (Kaio César); Diogo Oliveira (Rodrigo Pinho). Técnico: Thiago Kosloski
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Léo Fernández) e Diogo Barbosa (Daniel); André e Lima; Arias (Yoni González), Ganso (John Kennedy) e Keno (Isaac); Lelê. Técnico: Fernando Diniz
Gols: Robson (23-1º), Diogo Oliveira (27-1º),
Cartões amarelos: Robson (C). André (F)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Público: 30.481 pagantes (32.872 total)
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Marcelino Moreno cobra escanteio. Nino desvia e quase marca contra. A bola passa perto, ao lado.
21 – Bruno Gomes puxa contra-ataque e aciona que Marcelino, que cruza. Robson invade a pequena área e é derrubado por Felipe Melo.
23 – Gol do Coritiba. Robson cobra à direita do goleiro, que cai para o outro lado.
27 – Gol do Coritiba. Andrey enfia. Matheus Bianqui invade a área, dá uma caneta em Felipe Melo e cruza rasteiro. Diogo Oliveira cutuca.
40 – Contra-ataque. Bruno Gomes aciona Marcelino Moreno, na área. Ele dribla e chuta cruzado. Fábio salva.
Segundo tempo
9 – Ganso enfia, Samuel Xavier desvia de calcanhar e Arias chuta no canto. Gabriel espalma.
14 – Marcelino cai na área ao dividir com Keno e pede pênalti. Na sequência, Bruno Gomes chuta forte, de fora da área. Fábio rebate.
24 – Matheus Bianqui enfia nas costas da defesa. Rodrigo Pinho parte livre, invade a área e chuta. Fábio defende. Robson estava livre na cara do gol.
28 – Lelê recebe na área e chuta. Gabriel segura.
32 – André lança. Keno domina na área e chuta ao lado.
44 – Cruzamento da esquerda. Lelê cabeceia no canto. Gabriel defende.