
O Coritiba perdeu nessa segunda-feira (dia 7) Fabio Zambiasi, 55 anos. Como jogador, defendeu o clube paranaense de 1995 a 1997, com 144 jogos e 18 gols. É o terceiro maior zagueiro artilheiro da história do clube. Atuou ao lado de Alex, Ademir Alcântara, Polaco e Jetson, participando da campanha do acesso à primeira divisão em 1995.
Zambiasi sofreu um acidente. Ele trabalhava no corte de madeiras e foi atingido por uma árvore, dentro de sua propriedade, em Soledade (RS), perto da sua residência em Carazinho (RS). Ele trabalhava na extração de eucaliptos quanto foi atingido por um deles.
“Pra mim, foi um baque. Foi uma grande amizade”, contou Edson Walek, o Polaco, que jogou com Zambiasi no Coritiba. “Tem amigos que são melhores que irmão. A gente sempre saía junto em família. Vi os filhos dele crescerem. Fizemos tantas coisas juntos. Estávamos sempre juntos em Carazinho. Agora recebi a mensagem da Mara (esposa de Zambiasi) da fatalidade”, declarou Polaco.
“Eu o tinha como um irmão”, disse Ademir Alcântara, outro ídolo do Coritiba que conviveu com Zambiasi. “Tinha muito carinho por mim e eu por ele. Quando tinha jogos beneficentes na terra dele, eu ia lá. Jantamos juntos outro dia, com o filho dele. É um cara que vai fazer falta. Falava com ele quase todos os dias”, lamentou o ex-jogador.
“Um ser humano fantástico”, afirmou Jetson, que também jogou com Zambiasi no Coritiba. “Tive o prazer de jogar com ele em 1995. Subimos o Coritiba para a primeira divisão em 1995. Ele sempre com muita raça, com muita determinação. E uma pessoa extremamente amável. Um amigo de verdade, um companheiro de batalha. Quantas lutas tivemos aqui no Coritiba. Ele sempre vestiu a camisa do Coritiba com muito orgulho. Tive o prazer de conviver com ele vários anos e estou chocado com tudo isso. Que Deus possa confortar a família. Vai com Deus, meu amigo. Você sempre foi fera e vai ficar marcado na memória de todos nós”, declarou Jetson.
O craque Alex lamentou a morte de Zambiasi no Twitter. Clique aqui para ver.
O Coritiba divulgou nota lamentando a morte do ex-jogador. Clique aqui para ler.
MAIORES ZAGUEIROS ARTILHEIROS
Da história do Coritiba
1º Emerson 21 gols em 113 jogos
1º Pereira 21 gols em 158 jogos
3º Zambiasi 18 gols em 144 jogos
Fonte: História do Coritiba
Zambiasi nasceu em Nova Bréscia (RS), mas adotou Carazinho como residência. Formado em Engenharia Agronômica, começou a carreira profissional após a faculdade. Atuou no Grêmio Santanense (de Santana do Livramento-RS) de 1991 a 1993. Em 1994, jogou na Alemanha, no Saarbrücken. Virou referência e titular absoluto no Coritiba entre 1995 e 1997. Defendeu o América-SP em 1998, 1999 e 2000. Também passou por Avaí (1999) e Iraty (2001). Parou com o futebol profissional em 2003, após jogar pelo São José (RS).