Morre Marildo, volante campeão brasileiro pelo Coritiba em 1985

Catarinense de São Lourenço do Oeste, Marildo nasceu em 7 de agosto de 1962 e marcou seu nome na história do Coxa

Redação Bem Paraná
Marildo recebe homenagem do Coritiba no Couto Pereira

Marildo recebe homenagem do Coritiba no Couto Pereira (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba divulgou nota nessa quarta-feira (dia 19) lamentando a morte de Marildo Mendes, 62 anos. Como jogador de futebol, o volante foi campeão brasileiro pelo clube em 1985.

Catarinense de São Lourenço do Oeste, Marildo nasceu em 7 de agosto de 1962 e marcou seu nome na história do Coxa. Foram 181 partidas e 11 gols com a camisa alviverde, com atuações incansáveis e decisivas.

Além do Campeonato Brasileiro de 1985, conquistou os títulos paranaenses de 1986 e 1989, sendo peça fundamental no meio de campo da equipe. “Seu legado também foi reconhecido em 2018 quando foi homenageado em campo e ovacionado pela torcida em uma partida no Couto Pereira“, citou o Coritiba, em nota.

“Neste momento de dor, o Coritiba se solidariza com familiares, amigos e toda a nação coxa-branca. Marildo será sempre lembrado como um guerreiro dentro de campo e um símbolo de dedicação ao nosso clube”, publicou o Coxa.

Carreira

Marildo Mendes começou nas categorias de base do Colorado. Contratado em 18 de janeiro de 1985, Marildo logo ganhou uma vaga no time titular. “Marcador eficiente e muito obediente taticamente, foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. Em um esquema tático que tinha, na teoria, três volantes, Almir, Marildo e Toby, com o último atuando mais à frente, armando as jogadas ofensivas, e o primeiro mais recuado, fazendo a proteção diante da zaga, o incansável Marildo transitava por todos os setores do campo e costumava aparecer de surpresa no ataque, marcando inclusive dois gols importantes naquele torneio: um deles na vitória por 1×0 sobre o Flamengo no Maracanã, em 27 de março de 1985, e o outro, pouco mais de três meses depois, no empate em 1×1 com o Sport em Recife, no dia 3 de julho”, explicou o site oficial do Coritiba.

Marildo ainda teve uma nova passagem pelo Coritiba em 1993, porém participando de poucas partidas.