O técnico do Coritiba, Mozart
O técnico do Coritiba, Mozart (Crédito: Valquir Aureliano)

O técnico do Coritiba, Mozart, rebateu a pergunta de um repórter, durante a entrevista coletiva após o empate com o Amazonas, e descartou a possibilidade de improvisar o versátil Carlos De Pena na lateral.

O repórter de uma rádio de Curitba perguntou sobre as substituição feita por Mozart no segundo tempo, após o Amazonas empatar a partida. “Você troca o Bruno Melo pelo Zeca. Por que não colocar o De Pena, que inclusive já chegou a jogar como ala esquerda”, indagou.

“Porque o Zeca é lateral. E o De Pena é um meia. Você colocaria quem é?”, rebateu o técnico. “Eu colocaria o De Pena”, respondeu o repórter. “Então por isso que eu tô aqui, você tá aí”, disse Mozart.

O treinador seguiu com a explicação. “Eu coloquei o Zeca, porque o Zeca é o da função e na minha opinião, nosso time melhorou de maneira bem significativa. Tanto é que ele combinou duas ou três jogadas importantes com o Clayson e o Josué”, argumentou. “Eu acredito muito em equilíbrio. Improvisação não é aquilo que eu acredito. Eu exponho o jogador e me exponho. Não faz o menor sentido para mim. Eu nunca treinei o De Pena de lateral esquerdo. É uma exposição desnecessária, principalmente para o atleta. Já fiz isso na minha carreira. Em alguns momentos não faço mais porque é uma exposição desnecessária para o jogador, principalmente sem treinamento, que é a parte principal do jogo. Vai ter uma situação ou outra que você pode se expor mais, mas com certeza não é na 19ª rodada do campeonato. Temos 19 jogos pela frente. E desculpa até a resposta. Não, não quis te ofender de maneira nenhuma”, conclui Mozart.

Versátil

De Pena, 33 anos, vem sendo usado como meia ofensivo centralizado pelo técnico do Coritiba. Sua melhor partida, porém, foi quando atuou na ponta-direita, contra o Avaí. O uruguaio entrou para a seleção dos melhores do Brasileirão de 2022 atuando como médio (segundo volante). Na Ucrânia, ele se destacou na ponta-esquerda. E também disputou alguns jogos na lateral-esquerda ao longo da carreira.