
Heroico, mais uma vez. Após arrancar um empate improvável fora de casa contra o Atlético-MG, na última rodada, na tarde deste domingo (1º de maio) o Coritiba novamente saiu em desvantagem no placar contra o Fluminense, no Couto Pereira. O primeiro tempo acabou 2 a 0 para os cariocas, com dois gols de Paulo Henrique Ganso (um deles em falha clamorosa de Alex Muralha).
Ainda assim, o time do Alto da Glória não se entregou e teve força e brio para buscar outra reação. Primeiro, Léo Gamalho, que entrou na volta do intervalo, descontou em cobrança de pênalti (em lance que resultou na expulsão do volante André, dos cariocas). Em seguida, Andrey empatou o confronto. E já nos acréscimos, nos últimos instantes da partida, Léo Gamalho garantiu a virada, dando números finais ao confronto: 3 a 2.
Com os três pontos garantidos, o Coxa agora soma sete pontos em quatro rodadas no Brasileirão, aparecendo na quinta colocação. O Fluminense estaciona nos quatro pontos e está em 14º lugar.
ESCALAÇÕES
O Coritiba entrou em campo com apenas uma mudança no onze inicial em relação ao empate contra o Atlético-MG: o volante Andrey na vaga de Val. No meio e no ataque, Régis e Clayton foram mantidos. Com isso, Léo Gamalho, recuperado de lesão, ficou no banco de reservas como opção para a segunda etapa, assim como o meia Robinho, que havia feito bom jogo contra o Galo.
Já no Fluminense, Marcão fez mais mudanças, a começar pela formação tática: o esquema com três zagueiros, que vinha sendo utilizado por Abel Braga, foi abandonado, dando espaço para um 4-4-2. Os principais desfalques eram os zagueiros David Braz e Manoel e o meia Arias.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou com o Coritiba agressivo, criando duas chances de gol em menos de dez minutos. Aos poucos, porém, o Fluminense foi equilibrando mais as ações, controlando mais a posse de bola e contendo o ímpeto do adversário.
Aos 19 minutos, o lance que mudaria o rumo da partida. Ganso recebe a bola na intermediária, avança com liberdade e arrisca um chute despretensioso, de longe. A finalização vai em cima de Alex Muralha, que faz o movimento para encaixar o arremate, mas no final acaba ‘espanando’ a bola para dentro do próprio gol. Frangaço e o time visitante em vantagem.
O Coxa sentiu o baque. Ainda tinha mais posse de bola, mas já não criava jogadas de perigo. E aos 37 minutos, um novo castigo: o jovem Luiz Henrique escapou da marcação de Luciano Castán pelo lado do campo e cruzou para a área. Ganso infiltrou no meio da zaga como elemento surpresa e cabeceou pro fundo do gol, marcando o segundo dele na partida e ampliando a vantagem carioca para dois gols a zero.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, já de cara três mudanças no Coritiba, com o técnico Gustavo Morínigo apostando nas entradas de Egídio, Robinho e Léo Gamalho nos lugares de Guilherme Biro, Régis e Clayton.
Precisando reverter uma desvantagem considerável, o Coritiba se lançou ao ataque e não demorou para ser premiado. Aos três minutos, Léo Gamalho disputou uma bola dentro da área com André e cabeceou para fora. No lance, porém, o jogador do Fluminense ergueu o pé, acertando o rosto do atacante coxa-branca. Ao revisar o lance com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), o árbitro Raphael Claus assinalou um pênalti a favor do Coritiba e ainda expulsou André, que foi punido com o segundo cartão amarelo.
Na cobrança de pênalti, o próprio artilheiro coxa-branca foi para bola e marcou o dele: 2 a 1 e o Coxa mais vivo do que nunca na partida.
Com um jogador a mais, o Coritiba seguiu sufocando o time visitante e chegou ao empate aos 15 minutos, em chute de Andrey após um bate e rebate dentro da área.
Quando a virada parecia questão de tempo, contudo, o Fluminense conseguiu esfriar a partida e ainda chegou com perigo aos 43 minutos, em contra-ataque que quase terminou com gol de Marlon. O Coxa só foi voltar a pressionar com mais intensidade nos minutos finais. Levou perigo com Léo Gamalho e Adrián Martínez, que pararam no goleiro Fábio. Até que, aos 50 minutos, quase no apagar das luzes, o artilheiro coxa-branca recebeu ótimo passe de Fabrício Daniel e só teve o trabalho de empurrr a bola pro fundo da rede: 3 a 2 e de virada, que é mais gostoso.
FICHA TÉCNICA
Coritiba 3 x 2 Fluminense
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro (Egídio); Andrey (Adrián Martínez) e Willian Farias; Alef Manga (Fabrício Daniel), Régis (Robinho) e Igor Paixão; Clayton (Léo Gamalho). Técnico: Gustavo Morínigo
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Calegari), Nino, Luccas Claro e Marlon; André, Nonato (Martinelli), Yago Felipe e Ganso (Willian); Luiz Henrique (Caio Paulista) e Germán Cano (David Duarte). Técnico: Marcão.
Gols: Ganso (19 e 37-1º), Léo Gamalho (7-2º e 50-2º), Andrey (15-2º)
Cartões amarelos: Ganso, André, David Duarte (F);
Cartão vermelho: André (5-2º)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Público: 23.465 pagantes (24.622 total)
Renda: R$ 424.805,00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), domingo (1º de maio), às 16 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Guilherme Biro domina a bola pela esquerda e cruza na medida para Clayton, que sobe bem na primeira trave e cabeceia pro chão. Fábio, bem posicionado, segura.
7 – Alef Manga carrega a bola pelo lado do campo e cruza. A zaga tenta o corte e no rebote Paixão desvia pro gol, obrigando outra boa defesa de Fábio.
11 – Coxa sai jogando errado e entrega a bola na intermediária para Luiz Henrique, que arrisca um voleio de longe. A bola passa ao lado do gol.
19 – Gol do Fluminense! Ganso recebe a bola na intermediária, com liberdade, e chuta. O arremate vai em cima de Muralha, que faz o movimento para encaixar a bola, mas acaba ‘espanando’ para o fundo do gol. Frangaço!
27 – Alef Manga corta da direita para o meio e chuta forte, rasteiro. A bola vai em cima de Fábio, que segura.
37 – Gol do Fluminense! Luiz Henrique dispara pela direita, passa por Luciano Castán e cruza na medida para Ganso, que mete a cabeça na bola na pequena área e balança a rede.
42 – Cruzamento de Guilherme Biro, a zaga afasta e a bola sobra com Andrey, que chuta forte, de frente para o gol. A bola passa ao lado.
43 – Igor Paixão recebe na entrada da área, vê o goleiro adiantado e chuta por cobertura, por cima do gol.
47 – Cobrança de falta de Andrey. A bola desvia na barreira e engana o goleiro Fábio, que só fica olhando o arremate, que passa ao lado do gol.
52 – Cobrança de falta perto da área, no lado do campo. Ganso vai para bola e manda direto pro gol, obrigando boa defesa de Muralha.
Segundo tempo
3 – Cobrança de escanteio, Léo Gamalho ganha a disputa com André pelo alto e cabeceia para fora, com perigo.
5 – VAR aciona a arbitragem, que revê o lance de escanteio. Ao revisar o lance, Raphael Clus vê um toque de André em Léo Gamalho na área. Pênalti e segundo cartão amarelo pro volante do Fluminense, que é expulso.
7 – Gol do Coritiba! Léo Gamalho vai para a cobrança penal. A bola vai para um lado, o goleiro cai pro outro.
15 – Gol do Coritiba! Cruzamento fechado de Egídio. Fábio espalma e Alef Manga tenta o chute no rebote, mas a zaga do Fluminense afasta. Na nova sobra, Andrey aparece no meio da área para chutar no canto, sem chance pro goleiro!
22 – Willian Farias carrega a bola plea intermediária e chuta forte e cruzado de longe. A bola passa raspando a trave.
38 – Fabrício Daniel arrisca um chute colocado de longe e a bola passa ao lado do gol.
43 – Contra-ataque do Fluminense. Caio Paulista inverte com Marlon, que aparece livre na área pela esquerda e chuta cruzado. Alex Muralha faz grande defesa.
48 – Bola cruzada na área. Adrián Martínez chuta à queima roupa, de voleio, e obriga grande defesa de Fábio.
50 – Gol do Coritiba! Fabrício recebe perto da linha de fundo e toca para Léo Gamalho dentro da área, que só desvia pro fundo do gol. É a virada coxa-branca!