
O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Confiança, nessa terça-feira (dia 28) à noite, no Couto Pereira, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense lidera com 53 pontos, seis pontos à frente do vice Botafogo. A equipe sergipana está na penúltima posição, com 22 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Em relação ao desempenho, o Coritiba usou e abusou do ‘chuveirinho’ – bola alta direta para a área. Em 90 minutos, o time tentou 37 cruzamentos e acertou 15, segundo dados do Sofascore. Com essa estratégia, criou quatro chances de gol e levou perigo em outros seis momentos, mas só conseguiu o gol mesmo aos 45 minutos do 2º tempo, em cruzamento de Léo Gamalho e cabeceio de William Alves. O time paranaense terminou o jogo usando três centroavantes: Léo Gamalho, William Alves e Wellington Carvalho (zagueiro improvisado no ataque). O Confiança ficou recuado nos 90 minutos e mostrou qualidade.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.
Clique aqui para assistir ao gol do Coritiba.
FASES
O time paranaense completou 6 rodadas sem perder (4 vitórias e 2 empates). O gol do Confiança encerrou um período de 442 minutos do Coritiba sem sofrer gols (mais do que quatro jogos inteiros). O Confiança não perdeu nas últimas 5 rodadas (2 vitórias e 3 empates) e chegou a ficar soma 397 minutos sem levar gols.
PÚBLICO
O Couto Pereira recebeu público no jogo, com 813 torcedores. O estádio tem capacidade para 40 mil pessoas, mas as autoridades limitaram os eventos a 5 mil. No último sábado, apenas 1.400 torcedores compareceram. Para entrar no estádio, é necessário apresentar exame de covid-19 feito, no máximo, 48 horas antes do jogo.
ESCALAÇÕES
A única mudança na escalação em relação ao último jogo foi a volta do volante Willian Farias, que cumpriu suspensão. Val começou no banco e Matheus Sales foi mantido como titular. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Rafinha (direita), Igor Paixão (esquerda) e Robinho (centro) no setor ofensivo. O Confiança não tinha o centroavante Hernane Brocador, 35 anos, em recuperação. Na ponta, a novidade será Neto Berola, 33 anos, ex-Coritiba.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Confiança recuado e muito organizado na defesa. O Coritiba teve dificuldades para atacar e, mesmo com pouco espaço, conseguiu quatro boas jogadas ofensivas — as principais surgiram em bolas diretas para o centroavante Léo Gamalho. Na primeira etapa, foram 20 cruzamentos do Coxa, contra 6 do Confiança. O time sergipano abriu o placar levou perigo em um contra-ataque e fez o gol aos 20 minutos, em cobrança ‘curta’ de escanteio. João Paulo tabelou, cruzou e Nirley cabeceou: 1 a 0.
SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saíram Rafinha e Matheus Sales para as entradas do ponta Gui Azevedo e do volante Val. O Confiança se fechou ainda mais e o Coritiba pouco criou. Nos primeiros 30 minutos, só levou perigo em um chute de fora da área de Val e um cruzamento de Robinho para Natanael. Aos 32, Morínigo tirou o volante Willian Farias e colocou o centroavante William Alves. O Coxa seguiu apostando no ‘chuveirinho’ para a área e conseguiu três boas jogadas ofensivas dessa forma nos 15 minutos finais. Aos 43, entraram o zagueiro Wellington Carvalho e o meia Valdeci. O zagueiro entrou improvisado como centroavante. O time intensificou a estratégia da bola alta para a área e chegou ao empate aos 45, em cruzamento de Gamalho para cabeceio de William Alves.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 22 finalizações (5 certas), 69% de posse de bola, 87% de eficiência nos passes e 16 faltas cometidas. Já o Confiança somou 5 finalizações (1 certa), 31% de posse de bola, 71% de eficiência nos passes e 13 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.
CORITIBA 1×1 CONFIANÇA
Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; Willian Farias (William Alves) e Matheus Sales (Val); Rafinha (Gui Azevedo), Robinho (Valdeci) e Igor Paixão (Wellington Carvalho); Leo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Confiança: Rafael Santos, Jonathan Bocão (Fernando Medeiros), Nirley, Adalberto e João Paulo; Madison (Vinícius Barba), Jhemerson (Robinho) e Álvaro; Ítalo (Neto Berola), Willians (Rafael Vila) e Lohan. Técnico: Luizinho Lopes
Gols: Nirley (20-1º) e William Alves (45-2º)
Cartões amarelos: Matheus Sales, Val, Willian Farias (Coxa). Neto Berola (Conf)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Público: 813 pagantes
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Guilherme Biro cruza. Léo Gamalho cabeceia perto, ao lado.
11 – Wilson lança. Gamalho ajeita de cabeça para Rafinha, que invade a área, dribla e um passa para Gamalho, na entrada da área. Ele chuta e o goleiro rebate.
13 – Italo dribla Henrique e chuta da meia-lua. A bola passa perto.
16 – Henrique lança para a área. Gamalho tenta de 1ª. O goleiro espalma e a bola toca no travessão.
20 – Gol do Confiança. Escanteio curto. João Paulo cruza para a 2ª trave. Nirley sobe mais que Matheus Sales e cabeceia.
24 – Rafinha cruza. O goleiro tira mal. A bola sobra para Léo Gamalho, que se desequilibra e chuta fraco. O goleiro defende.
48 – Robinho faz belo lançamento. Igor Paixão recebe no ataque e tenta o gol por cobertura. A bola vai para fora.
Segundo tempo
4 – Val chuta de fora da área. O goleiro espalma no canto.
14 – Rafael Vila recebe nas costas da defesa, invade a área e chuta cruzado, para fora.
20 – Robinho cruza. Natanael cabeceia perto, sobre o gol.
33 – Gamalho tenta da meia-lua, mas escorrega. O goleiro defende no centro.
35 – Natanael cruza. Gamalho cabeceia ao lado.
37 – Guilherme Biro tabela com Gamalho, sai na cara do gol e chuta para longe.
39 – Robinho cruza. Igor Paixão cabeceia. O goleiro segura no centro.
45 – Gol do Coritiba. Bola alta para a área. Gamalho pega o rebote e cruza para William Alves, que cabeceia no canto.