No Coritiba, Slimani é esperança de aumentar números pífios do ataque

Time é o 2º que menos finaliza no Brasileirão e tem 99% de chance de ser rebaixado

Redação Bem Paraná

Slimani (foto: Gabriel Thá / Coritiba)

No Coritiba, o atacante Islam Slimani virou uma esperança para ajudar o time a melhorar os números pífios do ataque no Campeonato Brasileiro. O jogador argelino é o maior artilheiro da seleção de seu país, com 41 gols em 93 jogos ao todo.

No Brasileirão, o clube paranaense é o segundo com menor número de finalizações por jogo, com 12 ao todo e um total de 252 em 21 partidas. Apenas o Santos, com 10,7 finalizações por partida, está pior nesse quesito. O Internacional também soma 252 finalizações por partida, mas contabiliza 264 ao todo – incluindo o empate sem gols contra o Goiás, neste sábado (2). Os números são do site Whoscored, especializado em estatísticas de campeonatos como o Brasileirão.

Slimani tem passagem pelo Sporting (Portugal) e Anderlecht (Bélgica), além de ter disputado a Copa do Mundo de 2014 pela Argélia – marcou 2 gols em 4 jogos. Ele é considerado o maior reforço para o ataque do Coritiba. Além dele, o clube trouxe também para o setor o centroavante Edu (ex-Cruzeiro e Brusque), o centroavante/ponta Diogo Oliveira (Pumas UNAM-MEX) e os pontas Lucas Barbosa (ex-Santos) e Maurício Garcez (ex-CSKA Sofia-BUL e Brusque).

No Brasileirão, o Coritiba assinalou 21 gols em 21 jogos, média de 1 por partida.

Chance de queda

Até por causa dos números do ataque, o Coritiba está na zona de rebaixamento, com 14 pontos em 21 partidas. A equipe vem de cinco derrotas seguidas. Curiosamente, a média de gols marcados nesse período é a mesma da campanha geral: foram cinco gols nessas últimas cinco partidas.

Segundo o site Chancedegol, a chance de rebaixamento para os coxas-brancas é de 99% – maior que a do América-MG, que é de 88%. Para o time paranaense, faltam 17 rodadas até o fim da competição. O número considerado “mágico” para escapar da degola é 45 pontos. Dito isso, o Coritiba precisa somar 31 pontos nesse período.

Slimani, de 35 anos, deveria estrear pela equipe neste domingo (3). Mas o jogo contra o São Paulo, válido pela 22ª rodada do Brasileirão, foi adiado para o dia 27, a pedido do Ministério Público de São Paulo. A partida ficará depois das finais da Copa do Brasil, entre o clube paulista e o Flamengo, nos dias 17 e 24 de setembro.

Programação

Como o jogo foi adiado, o Coritiba deu folga de três dias para o elenco. Isso porque haverá a Data Fifa, entre os dias 4 e 12 de setembro, o que vai paralisar o Campeonato Brasileiro. O clube paranaense só volta a jogar no dia 14 de setembro (uma quinta-feira), às 19 horas, contra o Bahia, no Couto Pereira.

A folga, contudo, não vale para Slimani e para um pequeno grupo de jogadores que aprimoram a forma física ou se recuperam de lesões. Além de Slimani, treinaram neste domingo (3) no CT do clube os zagueiros Thiago Dombroski e Kuscevic, o volante Willian Farias e o volante grego Giorgios Samaris, confirmado como reforço na última sexta-feira (1).