O novo técnico do Coritiba, Fábio Matias, estreou no comando da equipe no domingo (dia 16), no empate em 1 a 1 com o Goiás, em Goiânia. Na partida, ele não teve o ponta Lucas Ronier, que foi afastado pela diretoria após desentendimento na negociação para renovação contratual.
“São assuntos internos. Acho que isso tem que deixar muito claro para o torcedor que tem coisas que não são e não podem ser colocadas de dentro para fora. A clareza é interna em relação a esse tipo de situação e a gente quer contar com o Lucas (Ronier)”, disse Matias, em entrevista coletiva em Goiânia.
“A gente quer contar porque o Lucas é um ativo importante do clube e um jogador que tem evoluído muito a partir do momento que começou a jogar dentro da Série B”, afirmou o treinador. “É um ótimo jogador. E a gente quer jogador bom aqui dentro. Tem que ter jogador bom aqui, ainda mais jogadores vindo da base”, completou.
Matias explicou que foi informado pela diretoria do Coritiba sobre a situação do jogador. “Uma coisa que é muito clara dentro da direção, que é a clareza em relação as situações pontuais de cada atleta. Desde que pisei no Coritiba, todas as situações já foram claras e foram colocadas para nós. A gente sabia que poderia existir uma possibilidade de o atleta não jogar. Como treinador da equipe, eu tenho que prezar pelo Coritiba”, contou.
Yago substituiu Lucas Ronier
O treinador destacou também que é preciso valorizar os possíveis substitutos de Lucas Ronier. Contra o Goiás, Matias manteve o esquema tático 4-2-3-1 e usou o meia Yago (emprestado pelo Fluminense) aberto pelo lado direito, com Matheus Frizzo centralizado e Figueiredo na esquerda. “Vamos aguardar, não somos nós que estamos tratando disso. A gente tem que focar e valorizar os atletas que estão no grupo neste momento, que estão trabalhando, se esforçando. Isso foi uma prova hoje, com a entrada do Yago e depois do Wesley (Pomba) no jogo, que seria teoricamente na mesma posição do Lucas. Quanto maior e mais forte nosso plantel, mais chance de conquistar esse objetivo que o Coritiba quer, que é subir”, disse Fábio Matias.
- Tostão, o artilheiro da camisa 10 que brilhou pelo Coritiba nos anos 80
- Rafinha, eleito o melhor lateral-direito do futebol paranaense nos últimos 41 anos
- Rafael Cammarota, eleito o melhor goleiro do futebol paranaense nos últimos 41 anos
Ainda comentando sobre Lucas Ronier, 19 anos, o treinador destacou a juventude do elenco. “Acho que hoje o time nosso é um time jovem. É um dos mais jovens da Série B do Campeonato Brasileiro. Isso nos dá uma vantagem em relação à energia, intensidade, qualidade de jogo. A gente viu isso também no segundo tempo, a entrada de alguns meninos, alguns atletas mais jovens, que elevou o nível nosso do jogo”, ressaltou.
Lucas Ronier foi revelado nas categorias de base do Coxa
Lucas Ronier está no Coritiba desde os 9 anos de idade. Estreou como profissional em 2023, entrando em duas partidas. Em 2024, passou a fazer parte do elenco principal e somou 18 partidas, dois gols e duas assistências.
Na Série B de 2024, o jogador virou titular atuando pela ponta-direita – ele também jogou como meia ofensivo nas categorias de base. E se tornou a principal referência da equipe. É o melhor jogador do Coritiba na competição, com nota média 7,46 no ranking Sofascore.