
Operário e Coritiba se enfrentam nesta sexta-feira (dia 29) às 19 horas, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time da capital está na vice-liderança, com 43 pontos. A equipe do Interior figura na 11ª posição, com 30 pontos — seis pontos acima da zona de rebaixamento e seis abaixo do G4.
O jogo terá transmissão do Disney+.
Seis desfalques no Coritiba
O Coritiba viajou para Ponta Grossa sem seis jogadores. O goleiro Pedro Morisco, o lateral-direito Alex Silva, o zagueiro/lateral Bruno Melo, o meia Josué e os pontas Lucas Ronier e Everaldo.
Morisco, Josué e Ronier são os três melhores jogadores do Coxa na Série B. E os três estão suspensos.
Os outros três jogadores se recuperam de lesões. Dos seis desfalques, o único que não tem status de titular é Everaldo.
Provável escalação
No gol, o substituto imediato é Pedro Rangel, 25 anos, ex-Fluminense. Ele jogou as oito primeiras rodadas da Série B de 2025, quando Morisco estava lesionado, e teve bom desempenho.
A vaga de Josué pode ficar com o meia Carlos de Pena, 33 anos.
Na ponta-direita, a vaga de Ronier, as opções naturais são Iury Castilho e Nicolas Careca. No entanto, Vini Paulista pode aparecer nessa posição. Ele começou a carreira como ponta e virou volante em 2023. O mesmo vale para Wallisson, que jogou como ponta na Ponte Preta e já foi usado nessa posição pelo lado do campo pelo técnico Mozart.

Dúvidas
Na lateral-direita, o treinador pode manter o zagueiro Tiago Cóser improvisado na posição. Outra opção é colocar Zeca na direita e João Almeida na lateral-esquerda.
A tendência é que Dellatorre siga como centroavante, mas Rodrigo Rodrigues, que veio do Esperánce (Tunísia), pode ser a novidade.
Escalação do Operário
O técnico Alex, 47 anos, conta com o retorno de três jogadores que estavam suspensos: o zagueiro Joseph, o volante Índio e o ponta Rodrigo Rodrigues.
Os desfalques são o lateral-direito Diogo Mateus (32 anos, ex-Coritiba e Guarani) e o zagueiro Miranda (25 anos, ex-Vasco), suspensos por três cartões amarelos.
O lateral-esquerdo Gabriel Feliciano, destaque do time na Série B, segue em recuperação no DM. O jogador, de 24 anos, disputou o Brasileirão de Aspirantes com o time sub-23 do Coritiba em 2021.
Reforço
O Operário contratou nessa semana o meio-campista Léo Citadini, 31 anos, ex-Athletico Paranaense. O jogador não atua desde novembro, quando defendia o Shanghai Port, da China. É pouco provável que seja utilizado nesta sexta-feira.

Artilheiro
O artilheiro do Operário em 2025 é o meia Boschilia, com 12 gols em 41 jogos. O jogador, de 29 anos, foi revelado por Guarani e São Paulo. E defendeu o Coxa em 2023.
Boschilia é o melhor jogador do time na Série B, segundo o ranking Sofascore, com nota média 7,37. Ele tem seis gols e quatro assistências em 21 jogos na competição. O segundo melhor nesse ranking é o lateral Gabriel Feliciano.
Reencontro com Alex
Alex fez história como jogador do Coritiba, da seleção brasileira, do Palmeiras, do Cruzeiro e do Fenerbahce. Parou de jogar em 2014, no Coxa. Em 2021, começou a carreira de treinador. Fez grande trabalho no sub-20 do São Paulo em 2021 e 2022.

Em seguida, em 2023, comandou o Avaí na Série B. Depois, fez bom trabalho no Antalyaspor, da Turquia, de junho de 2024 a janeiro de 2025.
Em junho, Alex assumiu o Operário e somou quatro vitórias, quatro empates e três derrotas.
Será a primeira vez que Alex vai enfrentar o Coritiba como treinador.
Jejum do Coritiba em Ponta Grossa
O Operário defende uma série invicta contra o Coritiba em Ponta Grossa. Como mandante, o time do Interior não perde para o Coxa desde 2011. Foram dez partidas no Germano Kruger desde então, com quatro empates e seis vitórias do Fantasma.
- ÚLTIMOS CONFRONTOS
- Entre os dois times em Ponta Grossa
- Operário 2×1 Coritiba — Série B 2024
- Operário 3×0 Coritiba — Paranaense 2023
- Operário 2×1 Coritiba — Paranaense 2022
- Operário 1×0 Coritiba — Série B 2021
- Operário 1×0 Coritiba — Paranaense 2021
- Operário 1×1 Coritiba — Série B 2019
- Operário 2×2 Coritiba — Paranaense 2019
- Operário 2×0 Coritiba — Paranaense 2015
- Operário 0x0 Coritiba — Paranaense 2013
- Operário 2×2 Coritiba — Paranaense 2012
- Operário 0x1 Coritiba — Paranaense 2011
- RETROSPECTO GERAL
- Entre Coritiba x Operário, em todos os estádios
- 89 confrontos
- 50 vitórias do Coritiba
- 20 empates
- 19 vitórias do Operário
- OPERÁRIO x CORITIBA
- Operário: Elias; Gabriel Souza, Giraldo, Joseph e Cristiano; Índio, Zuluaga, Neto Paraíba e Boschilia; Kleiton (Rodrigo Rodrigues) e Ademílson. Técnico: Alex
- Coritiba: Pedro Rangel; Tiago Cóser (Zeca), Maicon, Jacy e Zeca (João Almeida); Filipe Machado e Sebastián Gómez; Clayson, Carlos de Pena e Iury Castilho (Vini Paulista, Wallisson ou Nicolas Careca); Dellatorre (Rodrigo Rodrigues). Técnico: Mozart
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- TV: Disney+